Multiculturalismo e educação inclusiva: contribuições da universidade para a formação continuada de professores de escolas públicas no Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Giseli Pereli de Moura
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Canen, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643464
Resumo: A presente pesquisa parte do argumento de que a educação inclusiva poderia beneficiarse da perspectiva multicultural, que questiona formas de ocultação das diferenças de modo a desafiar preconceitos e processos de exclusão de grupos socioculturais oprimidos, no contexto educacional. Nesse sentido, o objetivo foi compreender possibilidades dessa articulação tanto em nível teórico, como a partir da análise de uma experiência extensionista de formação continuada para coordenadores pedagógicos, na rede estadual de educação do Rio de Janeiro, tomada como estudo de caso. Para tanto, explicitamos as bases teóricas do estudo e, em seguida, analisamos os dados da pesquisa, em termos das visões iniciais dos docentes sobre a temática; o teor do curso contido nos materiais; os debates realizados; a avaliação final dos potenciais e os desafios suscitados. Os resultados indicam a fertilidade das ações extensionistas da universidade na configuração da formação continuada para uma educação inclusiva multicultural.Abstract: The present research is based on the argument that inclusive education could benefit from a multicultural perspective, with the questioning of mechanisms that hide differences, so as to challenge prejudices and processes that seclude oppressed socio-cultural groups in educational contexts. The aim of the research was to understand possibilities of working out this concept both in theoretical termsandwith the analysis ofan extensionistic experience of extended teacher education for pedagogical coordinators in the state of Rio de Janeiro, taken as a case study. We firstly structure the theoretical framework of the study; then, we analyze the research data for the teachers’ first impressions about the topics, as well as the course contents and materials and the ideas discussed, and we finally evaluate the potentials and challenges aroused by that experience. The results point to the fertility of extensionistic university actions in continuing teacher education for inclusive, multicultural education. Key words: Teacher continuing education. Inclusive education. Multiculturalism. Case study; pedagogical coordinators
id UNICAMP-18_f3f3fcf048a4c857d46ee27c57690522
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643464
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Multiculturalismo e educação inclusiva: contribuições da universidade para a formação continuada de professores de escolas públicas no Rio de JaneiroFormação continuada docente. Educação inclusiva. Multiculturalismo. Estudo de caso. Coordenadores pedagógicosEducaçãoA presente pesquisa parte do argumento de que a educação inclusiva poderia beneficiarse da perspectiva multicultural, que questiona formas de ocultação das diferenças de modo a desafiar preconceitos e processos de exclusão de grupos socioculturais oprimidos, no contexto educacional. Nesse sentido, o objetivo foi compreender possibilidades dessa articulação tanto em nível teórico, como a partir da análise de uma experiência extensionista de formação continuada para coordenadores pedagógicos, na rede estadual de educação do Rio de Janeiro, tomada como estudo de caso. Para tanto, explicitamos as bases teóricas do estudo e, em seguida, analisamos os dados da pesquisa, em termos das visões iniciais dos docentes sobre a temática; o teor do curso contido nos materiais; os debates realizados; a avaliação final dos potenciais e os desafios suscitados. Os resultados indicam a fertilidade das ações extensionistas da universidade na configuração da formação continuada para uma educação inclusiva multicultural.Abstract: The present research is based on the argument that inclusive education could benefit from a multicultural perspective, with the questioning of mechanisms that hide differences, so as to challenge prejudices and processes that seclude oppressed socio-cultural groups in educational contexts. The aim of the research was to understand possibilities of working out this concept both in theoretical termsandwith the analysis ofan extensionistic experience of extended teacher education for pedagogical coordinators in the state of Rio de Janeiro, taken as a case study. We firstly structure the theoretical framework of the study; then, we analyze the research data for the teachers’ first impressions about the topics, as well as the course contents and materials and the ideas discussed, and we finally evaluate the potentials and challenges aroused by that experience. The results point to the fertility of extensionistic university actions in continuing teacher education for inclusive, multicultural education. Key words: Teacher continuing education. Inclusive education. Multiculturalism. Case study; pedagogical coordinatorsUniversidade Estadual de Campinas2016-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643464Pro-Posições; Vol. 19 No. 3: set./dez.2008[57]; 225-242Pro-Posições; Vol. 19 Núm. 3: set./dez.2008[57]; 225-242Pro-Posições; v. 19 n. 3: set./dez.2008[57]; 225-2421980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643464/10992Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessXavier, Giseli Pereli de MouraCanen, Ana2016-02-22T12:12:41Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643464Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-22T12:12:41Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Multiculturalismo e educação inclusiva: contribuições da universidade para a formação continuada de professores de escolas públicas no Rio de Janeiro
title Multiculturalismo e educação inclusiva: contribuições da universidade para a formação continuada de professores de escolas públicas no Rio de Janeiro
spellingShingle Multiculturalismo e educação inclusiva: contribuições da universidade para a formação continuada de professores de escolas públicas no Rio de Janeiro
Xavier, Giseli Pereli de Moura
Formação continuada docente. Educação inclusiva. Multiculturalismo. Estudo de caso. Coordenadores pedagógicos
Educação
title_short Multiculturalismo e educação inclusiva: contribuições da universidade para a formação continuada de professores de escolas públicas no Rio de Janeiro
title_full Multiculturalismo e educação inclusiva: contribuições da universidade para a formação continuada de professores de escolas públicas no Rio de Janeiro
title_fullStr Multiculturalismo e educação inclusiva: contribuições da universidade para a formação continuada de professores de escolas públicas no Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Multiculturalismo e educação inclusiva: contribuições da universidade para a formação continuada de professores de escolas públicas no Rio de Janeiro
title_sort Multiculturalismo e educação inclusiva: contribuições da universidade para a formação continuada de professores de escolas públicas no Rio de Janeiro
author Xavier, Giseli Pereli de Moura
author_facet Xavier, Giseli Pereli de Moura
Canen, Ana
author_role author
author2 Canen, Ana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Giseli Pereli de Moura
Canen, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada docente. Educação inclusiva. Multiculturalismo. Estudo de caso. Coordenadores pedagógicos
Educação
topic Formação continuada docente. Educação inclusiva. Multiculturalismo. Estudo de caso. Coordenadores pedagógicos
Educação
description A presente pesquisa parte do argumento de que a educação inclusiva poderia beneficiarse da perspectiva multicultural, que questiona formas de ocultação das diferenças de modo a desafiar preconceitos e processos de exclusão de grupos socioculturais oprimidos, no contexto educacional. Nesse sentido, o objetivo foi compreender possibilidades dessa articulação tanto em nível teórico, como a partir da análise de uma experiência extensionista de formação continuada para coordenadores pedagógicos, na rede estadual de educação do Rio de Janeiro, tomada como estudo de caso. Para tanto, explicitamos as bases teóricas do estudo e, em seguida, analisamos os dados da pesquisa, em termos das visões iniciais dos docentes sobre a temática; o teor do curso contido nos materiais; os debates realizados; a avaliação final dos potenciais e os desafios suscitados. Os resultados indicam a fertilidade das ações extensionistas da universidade na configuração da formação continuada para uma educação inclusiva multicultural.Abstract: The present research is based on the argument that inclusive education could benefit from a multicultural perspective, with the questioning of mechanisms that hide differences, so as to challenge prejudices and processes that seclude oppressed socio-cultural groups in educational contexts. The aim of the research was to understand possibilities of working out this concept both in theoretical termsandwith the analysis ofan extensionistic experience of extended teacher education for pedagogical coordinators in the state of Rio de Janeiro, taken as a case study. We firstly structure the theoretical framework of the study; then, we analyze the research data for the teachers’ first impressions about the topics, as well as the course contents and materials and the ideas discussed, and we finally evaluate the potentials and challenges aroused by that experience. The results point to the fertility of extensionistic university actions in continuing teacher education for inclusive, multicultural education. Key words: Teacher continuing education. Inclusive education. Multiculturalism. Case study; pedagogical coordinators
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643464
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643464/10992
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 19 No. 3: set./dez.2008[57]; 225-242
Pro-Posições; Vol. 19 Núm. 3: set./dez.2008[57]; 225-242
Pro-Posições; v. 19 n. 3: set./dez.2008[57]; 225-242
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217185222656000