Multiculturalismo e educação inclusiva: contribuições da universidade para a formação continuada de professores de escolas públicas no Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643464 |
Resumo: | A presente pesquisa parte do argumento de que a educação inclusiva poderia beneficiarse da perspectiva multicultural, que questiona formas de ocultação das diferenças de modo a desafiar preconceitos e processos de exclusão de grupos socioculturais oprimidos, no contexto educacional. Nesse sentido, o objetivo foi compreender possibilidades dessa articulação tanto em nível teórico, como a partir da análise de uma experiência extensionista de formação continuada para coordenadores pedagógicos, na rede estadual de educação do Rio de Janeiro, tomada como estudo de caso. Para tanto, explicitamos as bases teóricas do estudo e, em seguida, analisamos os dados da pesquisa, em termos das visões iniciais dos docentes sobre a temática; o teor do curso contido nos materiais; os debates realizados; a avaliação final dos potenciais e os desafios suscitados. Os resultados indicam a fertilidade das ações extensionistas da universidade na configuração da formação continuada para uma educação inclusiva multicultural.Abstract: The present research is based on the argument that inclusive education could benefit from a multicultural perspective, with the questioning of mechanisms that hide differences, so as to challenge prejudices and processes that seclude oppressed socio-cultural groups in educational contexts. The aim of the research was to understand possibilities of working out this concept both in theoretical termsandwith the analysis ofan extensionistic experience of extended teacher education for pedagogical coordinators in the state of Rio de Janeiro, taken as a case study. We firstly structure the theoretical framework of the study; then, we analyze the research data for the teachers’ first impressions about the topics, as well as the course contents and materials and the ideas discussed, and we finally evaluate the potentials and challenges aroused by that experience. The results point to the fertility of extensionistic university actions in continuing teacher education for inclusive, multicultural education. Key words: Teacher continuing education. Inclusive education. Multiculturalism. Case study; pedagogical coordinators |
id |
UNICAMP-18_f3f3fcf048a4c857d46ee27c57690522 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643464 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Multiculturalismo e educação inclusiva: contribuições da universidade para a formação continuada de professores de escolas públicas no Rio de JaneiroFormação continuada docente. Educação inclusiva. Multiculturalismo. Estudo de caso. Coordenadores pedagógicosEducaçãoA presente pesquisa parte do argumento de que a educação inclusiva poderia beneficiarse da perspectiva multicultural, que questiona formas de ocultação das diferenças de modo a desafiar preconceitos e processos de exclusão de grupos socioculturais oprimidos, no contexto educacional. Nesse sentido, o objetivo foi compreender possibilidades dessa articulação tanto em nível teórico, como a partir da análise de uma experiência extensionista de formação continuada para coordenadores pedagógicos, na rede estadual de educação do Rio de Janeiro, tomada como estudo de caso. Para tanto, explicitamos as bases teóricas do estudo e, em seguida, analisamos os dados da pesquisa, em termos das visões iniciais dos docentes sobre a temática; o teor do curso contido nos materiais; os debates realizados; a avaliação final dos potenciais e os desafios suscitados. Os resultados indicam a fertilidade das ações extensionistas da universidade na configuração da formação continuada para uma educação inclusiva multicultural.Abstract: The present research is based on the argument that inclusive education could benefit from a multicultural perspective, with the questioning of mechanisms that hide differences, so as to challenge prejudices and processes that seclude oppressed socio-cultural groups in educational contexts. The aim of the research was to understand possibilities of working out this concept both in theoretical termsandwith the analysis ofan extensionistic experience of extended teacher education for pedagogical coordinators in the state of Rio de Janeiro, taken as a case study. We firstly structure the theoretical framework of the study; then, we analyze the research data for the teachers’ first impressions about the topics, as well as the course contents and materials and the ideas discussed, and we finally evaluate the potentials and challenges aroused by that experience. The results point to the fertility of extensionistic university actions in continuing teacher education for inclusive, multicultural education. Key words: Teacher continuing education. Inclusive education. Multiculturalism. Case study; pedagogical coordinatorsUniversidade Estadual de Campinas2016-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643464Pro-Posições; Vol. 19 No. 3: set./dez.2008[57]; 225-242Pro-Posições; Vol. 19 Núm. 3: set./dez.2008[57]; 225-242Pro-Posições; v. 19 n. 3: set./dez.2008[57]; 225-2421980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643464/10992Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessXavier, Giseli Pereli de MouraCanen, Ana2016-02-22T12:12:41Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643464Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-22T12:12:41Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Multiculturalismo e educação inclusiva: contribuições da universidade para a formação continuada de professores de escolas públicas no Rio de Janeiro |
title |
Multiculturalismo e educação inclusiva: contribuições da universidade para a formação continuada de professores de escolas públicas no Rio de Janeiro |
spellingShingle |
Multiculturalismo e educação inclusiva: contribuições da universidade para a formação continuada de professores de escolas públicas no Rio de Janeiro Xavier, Giseli Pereli de Moura Formação continuada docente. Educação inclusiva. Multiculturalismo. Estudo de caso. Coordenadores pedagógicos Educação |
title_short |
Multiculturalismo e educação inclusiva: contribuições da universidade para a formação continuada de professores de escolas públicas no Rio de Janeiro |
title_full |
Multiculturalismo e educação inclusiva: contribuições da universidade para a formação continuada de professores de escolas públicas no Rio de Janeiro |
title_fullStr |
Multiculturalismo e educação inclusiva: contribuições da universidade para a formação continuada de professores de escolas públicas no Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
Multiculturalismo e educação inclusiva: contribuições da universidade para a formação continuada de professores de escolas públicas no Rio de Janeiro |
title_sort |
Multiculturalismo e educação inclusiva: contribuições da universidade para a formação continuada de professores de escolas públicas no Rio de Janeiro |
author |
Xavier, Giseli Pereli de Moura |
author_facet |
Xavier, Giseli Pereli de Moura Canen, Ana |
author_role |
author |
author2 |
Canen, Ana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, Giseli Pereli de Moura Canen, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada docente. Educação inclusiva. Multiculturalismo. Estudo de caso. Coordenadores pedagógicos Educação |
topic |
Formação continuada docente. Educação inclusiva. Multiculturalismo. Estudo de caso. Coordenadores pedagógicos Educação |
description |
A presente pesquisa parte do argumento de que a educação inclusiva poderia beneficiarse da perspectiva multicultural, que questiona formas de ocultação das diferenças de modo a desafiar preconceitos e processos de exclusão de grupos socioculturais oprimidos, no contexto educacional. Nesse sentido, o objetivo foi compreender possibilidades dessa articulação tanto em nível teórico, como a partir da análise de uma experiência extensionista de formação continuada para coordenadores pedagógicos, na rede estadual de educação do Rio de Janeiro, tomada como estudo de caso. Para tanto, explicitamos as bases teóricas do estudo e, em seguida, analisamos os dados da pesquisa, em termos das visões iniciais dos docentes sobre a temática; o teor do curso contido nos materiais; os debates realizados; a avaliação final dos potenciais e os desafios suscitados. Os resultados indicam a fertilidade das ações extensionistas da universidade na configuração da formação continuada para uma educação inclusiva multicultural.Abstract: The present research is based on the argument that inclusive education could benefit from a multicultural perspective, with the questioning of mechanisms that hide differences, so as to challenge prejudices and processes that seclude oppressed socio-cultural groups in educational contexts. The aim of the research was to understand possibilities of working out this concept both in theoretical termsandwith the analysis ofan extensionistic experience of extended teacher education for pedagogical coordinators in the state of Rio de Janeiro, taken as a case study. We firstly structure the theoretical framework of the study; then, we analyze the research data for the teachers’ first impressions about the topics, as well as the course contents and materials and the ideas discussed, and we finally evaluate the potentials and challenges aroused by that experience. The results point to the fertility of extensionistic university actions in continuing teacher education for inclusive, multicultural education. Key words: Teacher continuing education. Inclusive education. Multiculturalism. Case study; pedagogical coordinators |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643464 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643464 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643464/10992 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 19 No. 3: set./dez.2008[57]; 225-242 Pro-Posições; Vol. 19 Núm. 3: set./dez.2008[57]; 225-242 Pro-Posições; v. 19 n. 3: set./dez.2008[57]; 225-242 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217185222656000 |