Blended learning: uma análise do conceito, cenário atual e tendências de pesquisa em teses e dissertações brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roza, Jiani Cardoso da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Veiga, Adriana Moreira da Rocha, Roza, Marcelo Pedroso da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651638
Resumo: O Blended Learning é um modelo de educação formal que mescla a aprendizagem presencial com a virtual, em coexistência, valorizando os diferentes modos de interação, colaboração, envolvimento e promovendo a integração das tecnologias digitais na prática pedagógica dos professores. Neste artigo, com o objetivo de explorar como essa temática se apresenta no cenário educacional brasileiro, analisamos as dissertações e teses nacionais relacionadas a Blended Learning, no período de 2013 a 2017, disponibilizadas na Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Assim, partimos de um estudo de revisão sistemática da literatura dessas produções, destacando o cenário atual e as compreensões em torno do assunto, e seguimos com a construção de uma síntese das pesquisas voltadas à Educação Superior e ao Ensino Médio. Como resultado, as pesquisas nos revelam um cenário crescente de estudos e experimentações com Blended Learning, elaboradas, geralmente, a partir de iniciativas individuais de professores, na intenção de potencializar a aprendizagem dos estudantes do século XXI.
id UNICAMP-19_089d7b2d40276db423d1cbd5edc832ae
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8651638
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Blended learning: uma análise do conceito, cenário atual e tendências de pesquisa em teses e dissertações brasileirasMétodos de ensino. Revisão de literatura. Ensino superior. Ensino médio.EducaçãoO Blended Learning é um modelo de educação formal que mescla a aprendizagem presencial com a virtual, em coexistência, valorizando os diferentes modos de interação, colaboração, envolvimento e promovendo a integração das tecnologias digitais na prática pedagógica dos professores. Neste artigo, com o objetivo de explorar como essa temática se apresenta no cenário educacional brasileiro, analisamos as dissertações e teses nacionais relacionadas a Blended Learning, no período de 2013 a 2017, disponibilizadas na Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Assim, partimos de um estudo de revisão sistemática da literatura dessas produções, destacando o cenário atual e as compreensões em torno do assunto, e seguimos com a construção de uma síntese das pesquisas voltadas à Educação Superior e ao Ensino Médio. Como resultado, as pesquisas nos revelam um cenário crescente de estudos e experimentações com Blended Learning, elaboradas, geralmente, a partir de iniciativas individuais de professores, na intenção de potencializar a aprendizagem dos estudantes do século XXI.Universidade Estadual de Campinas2019-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/865163810.20396/etd.v21i1.8651638ETD - Educação Temática Digital; v. 21 n. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 202-221ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 No. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 202-221ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 Núm. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 202-2211676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651638/19010Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRoza, Jiani Cardoso daVeiga, Adriana Moreira da RochaRoza, Marcelo Pedroso da2019-01-10T14:23:18Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8651638Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:26.897182ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Blended learning: uma análise do conceito, cenário atual e tendências de pesquisa em teses e dissertações brasileiras
title Blended learning: uma análise do conceito, cenário atual e tendências de pesquisa em teses e dissertações brasileiras
spellingShingle Blended learning: uma análise do conceito, cenário atual e tendências de pesquisa em teses e dissertações brasileiras
Roza, Jiani Cardoso da
Métodos de ensino. Revisão de literatura. Ensino superior. Ensino médio.
Educação
title_short Blended learning: uma análise do conceito, cenário atual e tendências de pesquisa em teses e dissertações brasileiras
title_full Blended learning: uma análise do conceito, cenário atual e tendências de pesquisa em teses e dissertações brasileiras
title_fullStr Blended learning: uma análise do conceito, cenário atual e tendências de pesquisa em teses e dissertações brasileiras
title_full_unstemmed Blended learning: uma análise do conceito, cenário atual e tendências de pesquisa em teses e dissertações brasileiras
title_sort Blended learning: uma análise do conceito, cenário atual e tendências de pesquisa em teses e dissertações brasileiras
author Roza, Jiani Cardoso da
author_facet Roza, Jiani Cardoso da
Veiga, Adriana Moreira da Rocha
Roza, Marcelo Pedroso da
author_role author
author2 Veiga, Adriana Moreira da Rocha
Roza, Marcelo Pedroso da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roza, Jiani Cardoso da
Veiga, Adriana Moreira da Rocha
Roza, Marcelo Pedroso da
dc.subject.por.fl_str_mv Métodos de ensino. Revisão de literatura. Ensino superior. Ensino médio.
Educação
topic Métodos de ensino. Revisão de literatura. Ensino superior. Ensino médio.
Educação
description O Blended Learning é um modelo de educação formal que mescla a aprendizagem presencial com a virtual, em coexistência, valorizando os diferentes modos de interação, colaboração, envolvimento e promovendo a integração das tecnologias digitais na prática pedagógica dos professores. Neste artigo, com o objetivo de explorar como essa temática se apresenta no cenário educacional brasileiro, analisamos as dissertações e teses nacionais relacionadas a Blended Learning, no período de 2013 a 2017, disponibilizadas na Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Assim, partimos de um estudo de revisão sistemática da literatura dessas produções, destacando o cenário atual e as compreensões em torno do assunto, e seguimos com a construção de uma síntese das pesquisas voltadas à Educação Superior e ao Ensino Médio. Como resultado, as pesquisas nos revelam um cenário crescente de estudos e experimentações com Blended Learning, elaboradas, geralmente, a partir de iniciativas individuais de professores, na intenção de potencializar a aprendizagem dos estudantes do século XXI.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651638
10.20396/etd.v21i1.8651638
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651638
identifier_str_mv 10.20396/etd.v21i1.8651638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651638/19010
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 21 n. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 202-221
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 No. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 202-221
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 Núm. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 202-221
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216654305558528