Blended learning: uma análise do conceito, cenário atual e tendências de pesquisa em teses e dissertações brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651638 |
Resumo: | O Blended Learning é um modelo de educação formal que mescla a aprendizagem presencial com a virtual, em coexistência, valorizando os diferentes modos de interação, colaboração, envolvimento e promovendo a integração das tecnologias digitais na prática pedagógica dos professores. Neste artigo, com o objetivo de explorar como essa temática se apresenta no cenário educacional brasileiro, analisamos as dissertações e teses nacionais relacionadas a Blended Learning, no período de 2013 a 2017, disponibilizadas na Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Assim, partimos de um estudo de revisão sistemática da literatura dessas produções, destacando o cenário atual e as compreensões em torno do assunto, e seguimos com a construção de uma síntese das pesquisas voltadas à Educação Superior e ao Ensino Médio. Como resultado, as pesquisas nos revelam um cenário crescente de estudos e experimentações com Blended Learning, elaboradas, geralmente, a partir de iniciativas individuais de professores, na intenção de potencializar a aprendizagem dos estudantes do século XXI. |
id |
UNICAMP-19_089d7b2d40276db423d1cbd5edc832ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8651638 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Blended learning: uma análise do conceito, cenário atual e tendências de pesquisa em teses e dissertações brasileirasMétodos de ensino. Revisão de literatura. Ensino superior. Ensino médio.EducaçãoO Blended Learning é um modelo de educação formal que mescla a aprendizagem presencial com a virtual, em coexistência, valorizando os diferentes modos de interação, colaboração, envolvimento e promovendo a integração das tecnologias digitais na prática pedagógica dos professores. Neste artigo, com o objetivo de explorar como essa temática se apresenta no cenário educacional brasileiro, analisamos as dissertações e teses nacionais relacionadas a Blended Learning, no período de 2013 a 2017, disponibilizadas na Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Assim, partimos de um estudo de revisão sistemática da literatura dessas produções, destacando o cenário atual e as compreensões em torno do assunto, e seguimos com a construção de uma síntese das pesquisas voltadas à Educação Superior e ao Ensino Médio. Como resultado, as pesquisas nos revelam um cenário crescente de estudos e experimentações com Blended Learning, elaboradas, geralmente, a partir de iniciativas individuais de professores, na intenção de potencializar a aprendizagem dos estudantes do século XXI.Universidade Estadual de Campinas2019-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/865163810.20396/etd.v21i1.8651638ETD - Educação Temática Digital; v. 21 n. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 202-221ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 No. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 202-221ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 Núm. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 202-2211676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651638/19010Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRoza, Jiani Cardoso daVeiga, Adriana Moreira da RochaRoza, Marcelo Pedroso da2019-01-10T14:23:18Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8651638Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:26.897182ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Blended learning: uma análise do conceito, cenário atual e tendências de pesquisa em teses e dissertações brasileiras |
title |
Blended learning: uma análise do conceito, cenário atual e tendências de pesquisa em teses e dissertações brasileiras |
spellingShingle |
Blended learning: uma análise do conceito, cenário atual e tendências de pesquisa em teses e dissertações brasileiras Roza, Jiani Cardoso da Métodos de ensino. Revisão de literatura. Ensino superior. Ensino médio. Educação |
title_short |
Blended learning: uma análise do conceito, cenário atual e tendências de pesquisa em teses e dissertações brasileiras |
title_full |
Blended learning: uma análise do conceito, cenário atual e tendências de pesquisa em teses e dissertações brasileiras |
title_fullStr |
Blended learning: uma análise do conceito, cenário atual e tendências de pesquisa em teses e dissertações brasileiras |
title_full_unstemmed |
Blended learning: uma análise do conceito, cenário atual e tendências de pesquisa em teses e dissertações brasileiras |
title_sort |
Blended learning: uma análise do conceito, cenário atual e tendências de pesquisa em teses e dissertações brasileiras |
author |
Roza, Jiani Cardoso da |
author_facet |
Roza, Jiani Cardoso da Veiga, Adriana Moreira da Rocha Roza, Marcelo Pedroso da |
author_role |
author |
author2 |
Veiga, Adriana Moreira da Rocha Roza, Marcelo Pedroso da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roza, Jiani Cardoso da Veiga, Adriana Moreira da Rocha Roza, Marcelo Pedroso da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Métodos de ensino. Revisão de literatura. Ensino superior. Ensino médio. Educação |
topic |
Métodos de ensino. Revisão de literatura. Ensino superior. Ensino médio. Educação |
description |
O Blended Learning é um modelo de educação formal que mescla a aprendizagem presencial com a virtual, em coexistência, valorizando os diferentes modos de interação, colaboração, envolvimento e promovendo a integração das tecnologias digitais na prática pedagógica dos professores. Neste artigo, com o objetivo de explorar como essa temática se apresenta no cenário educacional brasileiro, analisamos as dissertações e teses nacionais relacionadas a Blended Learning, no período de 2013 a 2017, disponibilizadas na Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Assim, partimos de um estudo de revisão sistemática da literatura dessas produções, destacando o cenário atual e as compreensões em torno do assunto, e seguimos com a construção de uma síntese das pesquisas voltadas à Educação Superior e ao Ensino Médio. Como resultado, as pesquisas nos revelam um cenário crescente de estudos e experimentações com Blended Learning, elaboradas, geralmente, a partir de iniciativas individuais de professores, na intenção de potencializar a aprendizagem dos estudantes do século XXI. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651638 10.20396/etd.v21i1.8651638 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651638 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v21i1.8651638 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651638/19010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 21 n. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 202-221 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 No. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 202-221 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 Núm. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 202-221 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216654305558528 |