Formação continuada de professores: experiências em alguns países
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/584 |
Resumo: | Este é um estudo de experiências de formação continuada de professores em serviço do Brasil, Chile, Colômbia e Espanha, no qual foram realizadas visitas de observação aos países mencionados, coletados documentos de nível nacional, relacionados com a educação e especificamente com a formação continuada de professores. Dentre estes últimos documentos, se privilegiaram os concernentes às experiências como: o Programa de Educação Continuada PEC do Estado de São Paulo, Brasil; as 5000 idéias e os professores no estrangeiro do Chile; o Projeto Educativo Institucional PEI da Colômbia; os Centros de Professores e de Recursos CEPR da Espanha. São analisadas informações de caráter geral, em relação com políticas educacionais de cada país e de âmbitos maiores como América Latina: o Chile, a Colômbia e o Brasil e a Comunidade Econômica Européia para o caso da Espanha. Em geral, as políticas de formação continuada de professores são similares em seus objetivos, propósitos e metodologias, o mais comum é delegar esta formação às universidades, mas estas não conseguem resolver necessidades e interesses de formação dos professores do ensino médio. Porém, o problema não está centrado apenas nas práticas das universidades, mas também no sistema educativo como um todo e nas diversas instituições sociais. Existem numerosas experiências, com riqueza de conhecimentos, em cada país que podem ser aproveitadas para gerar outras novos a partir das aprendizagens que surgem de seus contrastes. |
id |
UNICAMP-19_0f3ad54d2a93209f3e795997f950e4dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/584 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada de professores: experiências em alguns paísesProfessores. Formação continuada. Educação. Capacitação.Formação continuadaEste é um estudo de experiências de formação continuada de professores em serviço do Brasil, Chile, Colômbia e Espanha, no qual foram realizadas visitas de observação aos países mencionados, coletados documentos de nível nacional, relacionados com a educação e especificamente com a formação continuada de professores. Dentre estes últimos documentos, se privilegiaram os concernentes às experiências como: o Programa de Educação Continuada PEC do Estado de São Paulo, Brasil; as 5000 idéias e os professores no estrangeiro do Chile; o Projeto Educativo Institucional PEI da Colômbia; os Centros de Professores e de Recursos CEPR da Espanha. São analisadas informações de caráter geral, em relação com políticas educacionais de cada país e de âmbitos maiores como América Latina: o Chile, a Colômbia e o Brasil e a Comunidade Econômica Européia para o caso da Espanha. Em geral, as políticas de formação continuada de professores são similares em seus objetivos, propósitos e metodologias, o mais comum é delegar esta formação às universidades, mas estas não conseguem resolver necessidades e interesses de formação dos professores do ensino médio. Porém, o problema não está centrado apenas nas práticas das universidades, mas também no sistema educativo como um todo e nas diversas instituições sociais. Existem numerosas experiências, com riqueza de conhecimentos, em cada país que podem ser aproveitadas para gerar outras novos a partir das aprendizagens que surgem de seus contrastes. Universidade Estadual de Campinas2009-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/58410.20396/etd.v2i3.584ETD - Educação Temática Digital; v. 2 n. 3 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 97-116ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 No. 3 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 97-116ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 Núm. 3 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 97-1161676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/584/599Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPrada, Luis Eduardo Alvarado2017-03-20T13:22:22Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/584Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:31.681692ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada de professores: experiências em alguns países |
title |
Formação continuada de professores: experiências em alguns países |
spellingShingle |
Formação continuada de professores: experiências em alguns países Prada, Luis Eduardo Alvarado Professores. Formação continuada. Educação. Capacitação. Formação continuada |
title_short |
Formação continuada de professores: experiências em alguns países |
title_full |
Formação continuada de professores: experiências em alguns países |
title_fullStr |
Formação continuada de professores: experiências em alguns países |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores: experiências em alguns países |
title_sort |
Formação continuada de professores: experiências em alguns países |
author |
Prada, Luis Eduardo Alvarado |
author_facet |
Prada, Luis Eduardo Alvarado |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prada, Luis Eduardo Alvarado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores. Formação continuada. Educação. Capacitação. Formação continuada |
topic |
Professores. Formação continuada. Educação. Capacitação. Formação continuada |
description |
Este é um estudo de experiências de formação continuada de professores em serviço do Brasil, Chile, Colômbia e Espanha, no qual foram realizadas visitas de observação aos países mencionados, coletados documentos de nível nacional, relacionados com a educação e especificamente com a formação continuada de professores. Dentre estes últimos documentos, se privilegiaram os concernentes às experiências como: o Programa de Educação Continuada PEC do Estado de São Paulo, Brasil; as 5000 idéias e os professores no estrangeiro do Chile; o Projeto Educativo Institucional PEI da Colômbia; os Centros de Professores e de Recursos CEPR da Espanha. São analisadas informações de caráter geral, em relação com políticas educacionais de cada país e de âmbitos maiores como América Latina: o Chile, a Colômbia e o Brasil e a Comunidade Econômica Européia para o caso da Espanha. Em geral, as políticas de formação continuada de professores são similares em seus objetivos, propósitos e metodologias, o mais comum é delegar esta formação às universidades, mas estas não conseguem resolver necessidades e interesses de formação dos professores do ensino médio. Porém, o problema não está centrado apenas nas práticas das universidades, mas também no sistema educativo como um todo e nas diversas instituições sociais. Existem numerosas experiências, com riqueza de conhecimentos, em cada país que podem ser aproveitadas para gerar outras novos a partir das aprendizagens que surgem de seus contrastes. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/584 10.20396/etd.v2i3.584 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/584 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v2i3.584 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/584/599 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 2 n. 3 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 97-116 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 No. 3 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 97-116 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 Núm. 3 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 97-116 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216650186752000 |