A formação de professores para a inserção da prática ambiental: um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1313 |
Resumo: | A Educação Ambiental (EA) é estabelecida como uma dimensão da educação e precisa ser trabalhada em todos os níveis de ensino. Além disso, deve ser considerada como uma educação política que permita aos cidadãos reivindicar seus direitos e deveres. Diante disso, este estudo apresenta a descrição de um Curso de Formação realizado com docentes da rede pública de ensino, que teve por objetivo auxiliá-los na inserção e prática da EA em uma perspectiva interdisciplinar. Esta pesquisa configura-se como um estudo de caso, com abordagem descritiva-qualitativa, realizada com professores de uma escola estadual no município de Santa Maria - RS. O Curso de Formação foi dividido em três etapas: 1) Apresentação e problematização; 2) Desenvolvimento, explanação de temas e metodologias; 3) Elaboração de planos de aula. Os resultados obtidos demonstraram que os sujeitos habitualmente abordavam a EA em suas disciplinas, embora muitas vezes não soubessem como construir um trabalho interdisciplinar e dar continuidade a este. Por meio da capacitação os docentes puderam ampliar suas percepções sobre EA, além de conhecer novas estratégias metodológicas (Metodologia da Problematização e Oficinas Temáticas) para auxiliá-los em suas práticas pedagógicas. |
id |
UNICAMP-19_25004aa9eeca879352ba6b61f7f81ff0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1313 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação de professores para a inserção da prática ambiental: um relato de experiênciaEducação ambiental. Curso de formação de professores. Metodologias.Educação ambiental. Curso de formação de professores. Metodologias.A Educação Ambiental (EA) é estabelecida como uma dimensão da educação e precisa ser trabalhada em todos os níveis de ensino. Além disso, deve ser considerada como uma educação política que permita aos cidadãos reivindicar seus direitos e deveres. Diante disso, este estudo apresenta a descrição de um Curso de Formação realizado com docentes da rede pública de ensino, que teve por objetivo auxiliá-los na inserção e prática da EA em uma perspectiva interdisciplinar. Esta pesquisa configura-se como um estudo de caso, com abordagem descritiva-qualitativa, realizada com professores de uma escola estadual no município de Santa Maria - RS. O Curso de Formação foi dividido em três etapas: 1) Apresentação e problematização; 2) Desenvolvimento, explanação de temas e metodologias; 3) Elaboração de planos de aula. Os resultados obtidos demonstraram que os sujeitos habitualmente abordavam a EA em suas disciplinas, embora muitas vezes não soubessem como construir um trabalho interdisciplinar e dar continuidade a este. Por meio da capacitação os docentes puderam ampliar suas percepções sobre EA, além de conhecer novas estratégias metodológicas (Metodologia da Problematização e Oficinas Temáticas) para auxiliá-los em suas práticas pedagógicas. Universidade Estadual de Campinas2014-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/131310.20396/etd.v16i3.1313ETD - Educação Temática Digital; v. 16 n. 3 (2014): Educação Ambiental e Políticas Públicas na Educação; 532-550ETD - Educação Temática Digital; Vol. 16 No. 3 (2014): Educação Ambiental e Políticas Públicas na Educação; 532-550ETD - Educação Temática Digital; Vol. 16 Núm. 3 (2014): Educação Ambiental e Políticas Públicas na Educação; 532-5501676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1313/pdf_122https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1313/19451Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessWollmann, Ediane MachadoSoares, Félix Alexandre AntunesRossi, Daniela SastreLima, Ana Paula Santos de2017-10-10T14:21:54Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1313Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:11.121078ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de professores para a inserção da prática ambiental: um relato de experiência |
title |
A formação de professores para a inserção da prática ambiental: um relato de experiência |
spellingShingle |
A formação de professores para a inserção da prática ambiental: um relato de experiência Wollmann, Ediane Machado Educação ambiental. Curso de formação de professores. Metodologias. Educação ambiental. Curso de formação de professores. Metodologias. |
title_short |
A formação de professores para a inserção da prática ambiental: um relato de experiência |
title_full |
A formação de professores para a inserção da prática ambiental: um relato de experiência |
title_fullStr |
A formação de professores para a inserção da prática ambiental: um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
A formação de professores para a inserção da prática ambiental: um relato de experiência |
title_sort |
A formação de professores para a inserção da prática ambiental: um relato de experiência |
author |
Wollmann, Ediane Machado |
author_facet |
Wollmann, Ediane Machado Soares, Félix Alexandre Antunes Rossi, Daniela Sastre Lima, Ana Paula Santos de |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Félix Alexandre Antunes Rossi, Daniela Sastre Lima, Ana Paula Santos de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wollmann, Ediane Machado Soares, Félix Alexandre Antunes Rossi, Daniela Sastre Lima, Ana Paula Santos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental. Curso de formação de professores. Metodologias. Educação ambiental. Curso de formação de professores. Metodologias. |
topic |
Educação ambiental. Curso de formação de professores. Metodologias. Educação ambiental. Curso de formação de professores. Metodologias. |
description |
A Educação Ambiental (EA) é estabelecida como uma dimensão da educação e precisa ser trabalhada em todos os níveis de ensino. Além disso, deve ser considerada como uma educação política que permita aos cidadãos reivindicar seus direitos e deveres. Diante disso, este estudo apresenta a descrição de um Curso de Formação realizado com docentes da rede pública de ensino, que teve por objetivo auxiliá-los na inserção e prática da EA em uma perspectiva interdisciplinar. Esta pesquisa configura-se como um estudo de caso, com abordagem descritiva-qualitativa, realizada com professores de uma escola estadual no município de Santa Maria - RS. O Curso de Formação foi dividido em três etapas: 1) Apresentação e problematização; 2) Desenvolvimento, explanação de temas e metodologias; 3) Elaboração de planos de aula. Os resultados obtidos demonstraram que os sujeitos habitualmente abordavam a EA em suas disciplinas, embora muitas vezes não soubessem como construir um trabalho interdisciplinar e dar continuidade a este. Por meio da capacitação os docentes puderam ampliar suas percepções sobre EA, além de conhecer novas estratégias metodológicas (Metodologia da Problematização e Oficinas Temáticas) para auxiliá-los em suas práticas pedagógicas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1313 10.20396/etd.v16i3.1313 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1313 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v16i3.1313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1313/pdf_122 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1313/19451 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 16 n. 3 (2014): Educação Ambiental e Políticas Públicas na Educação; 532-550 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 16 No. 3 (2014): Educação Ambiental e Políticas Públicas na Educação; 532-550 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 16 Núm. 3 (2014): Educação Ambiental e Políticas Públicas na Educação; 532-550 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216652892078080 |