A formação de professores para a inserção da prática ambiental: um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wollmann, Ediane Machado
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Soares, Félix Alexandre Antunes, Rossi, Daniela Sastre, Lima, Ana Paula Santos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1313
Resumo: A Educação Ambiental (EA) é estabelecida como uma dimensão da educação e precisa ser trabalhada em todos os níveis de ensino. Além disso, deve ser considerada como uma educação política que permita aos cidadãos reivindicar seus direitos e deveres. Diante disso, este estudo apresenta a descrição de um Curso de Formação realizado com docentes da rede pública de ensino, que teve por objetivo auxiliá-los na inserção e prática da EA em uma perspectiva interdisciplinar. Esta pesquisa configura-se como um estudo de caso, com abordagem descritiva-qualitativa, realizada com professores de uma escola estadual no município de Santa Maria - RS. O Curso de Formação foi dividido em três etapas: 1) Apresentação e problematização; 2) Desenvolvimento, explanação de temas e metodologias; 3) Elaboração de planos de aula. Os resultados obtidos demonstraram que os sujeitos habitualmente abordavam a EA em suas disciplinas, embora muitas vezes não soubessem como construir um trabalho interdisciplinar e dar continuidade a este. Por meio da capacitação os docentes puderam ampliar suas percepções sobre EA, além de conhecer novas estratégias metodológicas (Metodologia da Problematização e Oficinas Temáticas) para auxiliá-los em suas práticas pedagógicas. 
id UNICAMP-19_25004aa9eeca879352ba6b61f7f81ff0
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1313
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling A formação de professores para a inserção da prática ambiental: um relato de experiênciaEducação ambiental. Curso de formação de professores. Metodologias.Educação ambiental. Curso de formação de professores. Metodologias.A Educação Ambiental (EA) é estabelecida como uma dimensão da educação e precisa ser trabalhada em todos os níveis de ensino. Além disso, deve ser considerada como uma educação política que permita aos cidadãos reivindicar seus direitos e deveres. Diante disso, este estudo apresenta a descrição de um Curso de Formação realizado com docentes da rede pública de ensino, que teve por objetivo auxiliá-los na inserção e prática da EA em uma perspectiva interdisciplinar. Esta pesquisa configura-se como um estudo de caso, com abordagem descritiva-qualitativa, realizada com professores de uma escola estadual no município de Santa Maria - RS. O Curso de Formação foi dividido em três etapas: 1) Apresentação e problematização; 2) Desenvolvimento, explanação de temas e metodologias; 3) Elaboração de planos de aula. Os resultados obtidos demonstraram que os sujeitos habitualmente abordavam a EA em suas disciplinas, embora muitas vezes não soubessem como construir um trabalho interdisciplinar e dar continuidade a este. Por meio da capacitação os docentes puderam ampliar suas percepções sobre EA, além de conhecer novas estratégias metodológicas (Metodologia da Problematização e Oficinas Temáticas) para auxiliá-los em suas práticas pedagógicas. Universidade Estadual de Campinas2014-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/131310.20396/etd.v16i3.1313ETD - Educação Temática Digital; v. 16 n. 3 (2014): Educação Ambiental e Políticas Públicas na Educação; 532-550ETD - Educação Temática Digital; Vol. 16 No. 3 (2014): Educação Ambiental e Políticas Públicas na Educação; 532-550ETD - Educação Temática Digital; Vol. 16 Núm. 3 (2014): Educação Ambiental e Políticas Públicas na Educação; 532-5501676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1313/pdf_122https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1313/19451Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessWollmann, Ediane MachadoSoares, Félix Alexandre AntunesRossi, Daniela SastreLima, Ana Paula Santos de2017-10-10T14:21:54Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1313Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:11.121078ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores para a inserção da prática ambiental: um relato de experiência
title A formação de professores para a inserção da prática ambiental: um relato de experiência
spellingShingle A formação de professores para a inserção da prática ambiental: um relato de experiência
Wollmann, Ediane Machado
Educação ambiental. Curso de formação de professores. Metodologias.
Educação ambiental. Curso de formação de professores. Metodologias.
title_short A formação de professores para a inserção da prática ambiental: um relato de experiência
title_full A formação de professores para a inserção da prática ambiental: um relato de experiência
title_fullStr A formação de professores para a inserção da prática ambiental: um relato de experiência
title_full_unstemmed A formação de professores para a inserção da prática ambiental: um relato de experiência
title_sort A formação de professores para a inserção da prática ambiental: um relato de experiência
author Wollmann, Ediane Machado
author_facet Wollmann, Ediane Machado
Soares, Félix Alexandre Antunes
Rossi, Daniela Sastre
Lima, Ana Paula Santos de
author_role author
author2 Soares, Félix Alexandre Antunes
Rossi, Daniela Sastre
Lima, Ana Paula Santos de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wollmann, Ediane Machado
Soares, Félix Alexandre Antunes
Rossi, Daniela Sastre
Lima, Ana Paula Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental. Curso de formação de professores. Metodologias.
Educação ambiental. Curso de formação de professores. Metodologias.
topic Educação ambiental. Curso de formação de professores. Metodologias.
Educação ambiental. Curso de formação de professores. Metodologias.
description A Educação Ambiental (EA) é estabelecida como uma dimensão da educação e precisa ser trabalhada em todos os níveis de ensino. Além disso, deve ser considerada como uma educação política que permita aos cidadãos reivindicar seus direitos e deveres. Diante disso, este estudo apresenta a descrição de um Curso de Formação realizado com docentes da rede pública de ensino, que teve por objetivo auxiliá-los na inserção e prática da EA em uma perspectiva interdisciplinar. Esta pesquisa configura-se como um estudo de caso, com abordagem descritiva-qualitativa, realizada com professores de uma escola estadual no município de Santa Maria - RS. O Curso de Formação foi dividido em três etapas: 1) Apresentação e problematização; 2) Desenvolvimento, explanação de temas e metodologias; 3) Elaboração de planos de aula. Os resultados obtidos demonstraram que os sujeitos habitualmente abordavam a EA em suas disciplinas, embora muitas vezes não soubessem como construir um trabalho interdisciplinar e dar continuidade a este. Por meio da capacitação os docentes puderam ampliar suas percepções sobre EA, além de conhecer novas estratégias metodológicas (Metodologia da Problematização e Oficinas Temáticas) para auxiliá-los em suas práticas pedagógicas. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1313
10.20396/etd.v16i3.1313
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1313
identifier_str_mv 10.20396/etd.v16i3.1313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1313/pdf_122
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1313/19451
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 16 n. 3 (2014): Educação Ambiental e Políticas Públicas na Educação; 532-550
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 16 No. 3 (2014): Educação Ambiental e Políticas Públicas na Educação; 532-550
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 16 Núm. 3 (2014): Educação Ambiental e Políticas Públicas na Educação; 532-550
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216652892078080