Os sentidos da formação acadêmica e do trabalho para estudantes de mestrados no Brasil e na Espanha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figuera Gazo, Pilar
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Raitz, Tânia Regina, Llanes Ordóñez, Juan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1276
Resumo: Este texto analisa os sentidos da formação acadêmica e do trabalho para estudantes dos mestrados na área da Educação – Brasil e Espanha. Esta representação está atualmente marcada por instabilidades que se configuram como turbulência, flexibilidade e impermanência nas trajetórias estudantis e laborais, isto não quer dizer que o trabalho não seja uma esfera importante na vida dos indivíduos, mas ganha novas dimensões. É visível a própria diversidade que caracteriza o mercado de trabalho atualmente no Brasil e Espanha, diferenciando situações vividas por jovens e adultos. A metodologia da investigação é qualitativa e a estratégia de coleta de informações é o grupo focal. Divide-se em duas fases, a primeira individual e a segunda discussão mista. Os resultados demostram que os sentidos do trabalho atribuídos pelos estudantes aparecem de forma ambivalente, oscilando entre seus projetos de futuro e a insegurança, frente à distinta realidade de ambos os países.
id UNICAMP-19_2979f3700cd7065c48f13529c2263299
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1276
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Os sentidos da formação acadêmica e do trabalho para estudantes de mestrados no Brasil e na EspanhaEstudantes de mestrado. Sentidos. Formação. Trabalho.Formação Acadêmica e trabalhoMestrados Brasil e EspanhaMercado de TrabalhoEste texto analisa os sentidos da formação acadêmica e do trabalho para estudantes dos mestrados na área da Educação – Brasil e Espanha. Esta representação está atualmente marcada por instabilidades que se configuram como turbulência, flexibilidade e impermanência nas trajetórias estudantis e laborais, isto não quer dizer que o trabalho não seja uma esfera importante na vida dos indivíduos, mas ganha novas dimensões. É visível a própria diversidade que caracteriza o mercado de trabalho atualmente no Brasil e Espanha, diferenciando situações vividas por jovens e adultos. A metodologia da investigação é qualitativa e a estratégia de coleta de informações é o grupo focal. Divide-se em duas fases, a primeira individual e a segunda discussão mista. Os resultados demostram que os sentidos do trabalho atribuídos pelos estudantes aparecem de forma ambivalente, oscilando entre seus projetos de futuro e a insegurança, frente à distinta realidade de ambos os países.Universidade Estadual de Campinas2013-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa Empíricaapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/127610.20396/etd.v15i3.1276ETD - Educação Temática Digital; v. 15 n. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 612-613ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 No. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 612-613ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 Núm. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 612-6131676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1276/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1276/19432Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFiguera Gazo, PilarRaitz, Tânia ReginaLlanes Ordóñez, Juan2017-03-14T13:30:43Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1276Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:08.910556ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os sentidos da formação acadêmica e do trabalho para estudantes de mestrados no Brasil e na Espanha
title Os sentidos da formação acadêmica e do trabalho para estudantes de mestrados no Brasil e na Espanha
spellingShingle Os sentidos da formação acadêmica e do trabalho para estudantes de mestrados no Brasil e na Espanha
Figuera Gazo, Pilar
Estudantes de mestrado. Sentidos. Formação. Trabalho.
Formação Acadêmica e trabalho
Mestrados Brasil e Espanha
Mercado de Trabalho
title_short Os sentidos da formação acadêmica e do trabalho para estudantes de mestrados no Brasil e na Espanha
title_full Os sentidos da formação acadêmica e do trabalho para estudantes de mestrados no Brasil e na Espanha
title_fullStr Os sentidos da formação acadêmica e do trabalho para estudantes de mestrados no Brasil e na Espanha
title_full_unstemmed Os sentidos da formação acadêmica e do trabalho para estudantes de mestrados no Brasil e na Espanha
title_sort Os sentidos da formação acadêmica e do trabalho para estudantes de mestrados no Brasil e na Espanha
author Figuera Gazo, Pilar
author_facet Figuera Gazo, Pilar
Raitz, Tânia Regina
Llanes Ordóñez, Juan
author_role author
author2 Raitz, Tânia Regina
Llanes Ordóñez, Juan
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figuera Gazo, Pilar
Raitz, Tânia Regina
Llanes Ordóñez, Juan
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes de mestrado. Sentidos. Formação. Trabalho.
Formação Acadêmica e trabalho
Mestrados Brasil e Espanha
Mercado de Trabalho
topic Estudantes de mestrado. Sentidos. Formação. Trabalho.
Formação Acadêmica e trabalho
Mestrados Brasil e Espanha
Mercado de Trabalho
description Este texto analisa os sentidos da formação acadêmica e do trabalho para estudantes dos mestrados na área da Educação – Brasil e Espanha. Esta representação está atualmente marcada por instabilidades que se configuram como turbulência, flexibilidade e impermanência nas trajetórias estudantis e laborais, isto não quer dizer que o trabalho não seja uma esfera importante na vida dos indivíduos, mas ganha novas dimensões. É visível a própria diversidade que caracteriza o mercado de trabalho atualmente no Brasil e Espanha, diferenciando situações vividas por jovens e adultos. A metodologia da investigação é qualitativa e a estratégia de coleta de informações é o grupo focal. Divide-se em duas fases, a primeira individual e a segunda discussão mista. Os resultados demostram que os sentidos do trabalho atribuídos pelos estudantes aparecem de forma ambivalente, oscilando entre seus projetos de futuro e a insegurança, frente à distinta realidade de ambos os países.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa Empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1276
10.20396/etd.v15i3.1276
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1276
identifier_str_mv 10.20396/etd.v15i3.1276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1276/pdf
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1276/19432
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 15 n. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 612-613
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 No. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 612-613
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 Núm. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 612-613
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216652806094848