Os sentidos da formação acadêmica e do trabalho para estudantes de mestrados no Brasil e na Espanha
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1276 |
Resumo: | Este texto analisa os sentidos da formação acadêmica e do trabalho para estudantes dos mestrados na área da Educação – Brasil e Espanha. Esta representação está atualmente marcada por instabilidades que se configuram como turbulência, flexibilidade e impermanência nas trajetórias estudantis e laborais, isto não quer dizer que o trabalho não seja uma esfera importante na vida dos indivíduos, mas ganha novas dimensões. É visível a própria diversidade que caracteriza o mercado de trabalho atualmente no Brasil e Espanha, diferenciando situações vividas por jovens e adultos. A metodologia da investigação é qualitativa e a estratégia de coleta de informações é o grupo focal. Divide-se em duas fases, a primeira individual e a segunda discussão mista. Os resultados demostram que os sentidos do trabalho atribuídos pelos estudantes aparecem de forma ambivalente, oscilando entre seus projetos de futuro e a insegurança, frente à distinta realidade de ambos os países. |
id |
UNICAMP-19_2979f3700cd7065c48f13529c2263299 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1276 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Os sentidos da formação acadêmica e do trabalho para estudantes de mestrados no Brasil e na EspanhaEstudantes de mestrado. Sentidos. Formação. Trabalho.Formação Acadêmica e trabalhoMestrados Brasil e EspanhaMercado de TrabalhoEste texto analisa os sentidos da formação acadêmica e do trabalho para estudantes dos mestrados na área da Educação – Brasil e Espanha. Esta representação está atualmente marcada por instabilidades que se configuram como turbulência, flexibilidade e impermanência nas trajetórias estudantis e laborais, isto não quer dizer que o trabalho não seja uma esfera importante na vida dos indivíduos, mas ganha novas dimensões. É visível a própria diversidade que caracteriza o mercado de trabalho atualmente no Brasil e Espanha, diferenciando situações vividas por jovens e adultos. A metodologia da investigação é qualitativa e a estratégia de coleta de informações é o grupo focal. Divide-se em duas fases, a primeira individual e a segunda discussão mista. Os resultados demostram que os sentidos do trabalho atribuídos pelos estudantes aparecem de forma ambivalente, oscilando entre seus projetos de futuro e a insegurança, frente à distinta realidade de ambos os países.Universidade Estadual de Campinas2013-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa Empíricaapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/127610.20396/etd.v15i3.1276ETD - Educação Temática Digital; v. 15 n. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 612-613ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 No. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 612-613ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 Núm. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 612-6131676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1276/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1276/19432Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFiguera Gazo, PilarRaitz, Tânia ReginaLlanes Ordóñez, Juan2017-03-14T13:30:43Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1276Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:08.910556ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os sentidos da formação acadêmica e do trabalho para estudantes de mestrados no Brasil e na Espanha |
title |
Os sentidos da formação acadêmica e do trabalho para estudantes de mestrados no Brasil e na Espanha |
spellingShingle |
Os sentidos da formação acadêmica e do trabalho para estudantes de mestrados no Brasil e na Espanha Figuera Gazo, Pilar Estudantes de mestrado. Sentidos. Formação. Trabalho. Formação Acadêmica e trabalho Mestrados Brasil e Espanha Mercado de Trabalho |
title_short |
Os sentidos da formação acadêmica e do trabalho para estudantes de mestrados no Brasil e na Espanha |
title_full |
Os sentidos da formação acadêmica e do trabalho para estudantes de mestrados no Brasil e na Espanha |
title_fullStr |
Os sentidos da formação acadêmica e do trabalho para estudantes de mestrados no Brasil e na Espanha |
title_full_unstemmed |
Os sentidos da formação acadêmica e do trabalho para estudantes de mestrados no Brasil e na Espanha |
title_sort |
Os sentidos da formação acadêmica e do trabalho para estudantes de mestrados no Brasil e na Espanha |
author |
Figuera Gazo, Pilar |
author_facet |
Figuera Gazo, Pilar Raitz, Tânia Regina Llanes Ordóñez, Juan |
author_role |
author |
author2 |
Raitz, Tânia Regina Llanes Ordóñez, Juan |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figuera Gazo, Pilar Raitz, Tânia Regina Llanes Ordóñez, Juan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes de mestrado. Sentidos. Formação. Trabalho. Formação Acadêmica e trabalho Mestrados Brasil e Espanha Mercado de Trabalho |
topic |
Estudantes de mestrado. Sentidos. Formação. Trabalho. Formação Acadêmica e trabalho Mestrados Brasil e Espanha Mercado de Trabalho |
description |
Este texto analisa os sentidos da formação acadêmica e do trabalho para estudantes dos mestrados na área da Educação – Brasil e Espanha. Esta representação está atualmente marcada por instabilidades que se configuram como turbulência, flexibilidade e impermanência nas trajetórias estudantis e laborais, isto não quer dizer que o trabalho não seja uma esfera importante na vida dos indivíduos, mas ganha novas dimensões. É visível a própria diversidade que caracteriza o mercado de trabalho atualmente no Brasil e Espanha, diferenciando situações vividas por jovens e adultos. A metodologia da investigação é qualitativa e a estratégia de coleta de informações é o grupo focal. Divide-se em duas fases, a primeira individual e a segunda discussão mista. Os resultados demostram que os sentidos do trabalho atribuídos pelos estudantes aparecem de forma ambivalente, oscilando entre seus projetos de futuro e a insegurança, frente à distinta realidade de ambos os países. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa Empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1276 10.20396/etd.v15i3.1276 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1276 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v15i3.1276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1276/pdf https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1276/19432 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 15 n. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 612-613 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 No. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 612-613 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 Núm. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 612-613 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216652806094848 |