Entre nós, em defesa de uma escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648631 |
Resumo: | Neste texto, proponho-me a esclarecer alguns aspectos da defesa da escola realizada por J. Masschelein e M. Simons em sua obra Em defesa da escola, bem como incorporar alguns elementos próprios de uma outra tradição – a escola popular de Simón Rodríguez – com o intuito mais amplo de aprofundar o debate desencadeado pelas teses dos autores belgas e torná-las ainda mais ressoantes para o contexto brasileiro. Para isso, na “Apresentação”, situo a importância do debate no atual cenário da educação nacional. Na seção seguinte, “Em defesa da escola”, apresento as teses principais do livro, assim como o caráter específico da proposta dos autores belgas sobre as relações entre escola e política. Já na seção “Em defesa da defesa: uma visão (a)política?”, contextualizo os principais autores que influenciaram a obra e detalho a maneira específica como ela se situaria em oposição a propostas como “Escola sem Partido”, as quais sintetizam a atual política educativa do governo brasileiro. Em “A invenção de uma escola entre nós”, introduzo alguns elementos da proposta de escola popular de Simón Rodríguez e, em particular, sua aposta na invenção e na atenção. Por último, em “Considerações Finais” incorporo a ideia de errância na afirmação de uma escola outra entre nós, inspirado em Le Tiers-Instruit de M. Serres. |
id |
UNICAMP-19_2f762458c53eec93689128215c40b9d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648631 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre nós, em defesa de uma escolaMasscheleinJan. Escola pública. Invenção.Filosofia da educaçãoNeste texto, proponho-me a esclarecer alguns aspectos da defesa da escola realizada por J. Masschelein e M. Simons em sua obra Em defesa da escola, bem como incorporar alguns elementos próprios de uma outra tradição – a escola popular de Simón Rodríguez – com o intuito mais amplo de aprofundar o debate desencadeado pelas teses dos autores belgas e torná-las ainda mais ressoantes para o contexto brasileiro. Para isso, na “Apresentação”, situo a importância do debate no atual cenário da educação nacional. Na seção seguinte, “Em defesa da escola”, apresento as teses principais do livro, assim como o caráter específico da proposta dos autores belgas sobre as relações entre escola e política. Já na seção “Em defesa da defesa: uma visão (a)política?”, contextualizo os principais autores que influenciaram a obra e detalho a maneira específica como ela se situaria em oposição a propostas como “Escola sem Partido”, as quais sintetizam a atual política educativa do governo brasileiro. Em “A invenção de uma escola entre nós”, introduzo alguns elementos da proposta de escola popular de Simón Rodríguez e, em particular, sua aposta na invenção e na atenção. Por último, em “Considerações Finais” incorporo a ideia de errância na afirmação de uma escola outra entre nós, inspirado em Le Tiers-Instruit de M. Serres.Universidade Estadual de Campinas2017-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresFilosóficoapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864863110.20396/etd.v19i4.8648631ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 4 (2017): É preciso defender a escola; 590-606ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 4 (2017): É preciso defender a escola; 590-606ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 4 (2017): É preciso defender a escola; 590-6061676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648631/16852https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648631/20162Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessKohan, Walter Omar2018-04-13T15:34:03Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648631Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:23.360606ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre nós, em defesa de uma escola |
title |
Entre nós, em defesa de uma escola |
spellingShingle |
Entre nós, em defesa de uma escola Kohan, Walter Omar Masschelein Jan. Escola pública. Invenção. Filosofia da educação |
title_short |
Entre nós, em defesa de uma escola |
title_full |
Entre nós, em defesa de uma escola |
title_fullStr |
Entre nós, em defesa de uma escola |
title_full_unstemmed |
Entre nós, em defesa de uma escola |
title_sort |
Entre nós, em defesa de uma escola |
author |
Kohan, Walter Omar |
author_facet |
Kohan, Walter Omar |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kohan, Walter Omar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Masschelein Jan. Escola pública. Invenção. Filosofia da educação |
topic |
Masschelein Jan. Escola pública. Invenção. Filosofia da educação |
description |
Neste texto, proponho-me a esclarecer alguns aspectos da defesa da escola realizada por J. Masschelein e M. Simons em sua obra Em defesa da escola, bem como incorporar alguns elementos próprios de uma outra tradição – a escola popular de Simón Rodríguez – com o intuito mais amplo de aprofundar o debate desencadeado pelas teses dos autores belgas e torná-las ainda mais ressoantes para o contexto brasileiro. Para isso, na “Apresentação”, situo a importância do debate no atual cenário da educação nacional. Na seção seguinte, “Em defesa da escola”, apresento as teses principais do livro, assim como o caráter específico da proposta dos autores belgas sobre as relações entre escola e política. Já na seção “Em defesa da defesa: uma visão (a)política?”, contextualizo os principais autores que influenciaram a obra e detalho a maneira específica como ela se situaria em oposição a propostas como “Escola sem Partido”, as quais sintetizam a atual política educativa do governo brasileiro. Em “A invenção de uma escola entre nós”, introduzo alguns elementos da proposta de escola popular de Simón Rodríguez e, em particular, sua aposta na invenção e na atenção. Por último, em “Considerações Finais” incorporo a ideia de errância na afirmação de uma escola outra entre nós, inspirado em Le Tiers-Instruit de M. Serres. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Filosófico |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648631 10.20396/etd.v19i4.8648631 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648631 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v19i4.8648631 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648631/16852 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648631/20162 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 4 (2017): É preciso defender a escola; 590-606 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 4 (2017): É preciso defender a escola; 590-606 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 4 (2017): É preciso defender a escola; 590-606 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216653862010880 |