Estudos etnográficos na educação: um olhar sensível sobre a escola pública paulista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634881 |
Resumo: | O intuito deste artigo é refletir sobre a importância dos estudos etnográficos para compreender a instituição escolar, partindo da descrição e da análise da metodologia de uma pesquisa de doutorado realizada em escola pública de educação básica (Campinas - São Paulo). A pesquisa de doutorado propunha-se a problematizar como um programa da Secretaria da Educação do estado de São Paulo - o Sistema de Proteção Escolar, que tem por objetivo amenizar as violências nas escolas - se desenvolveu na instituição estudada. Para isso, por meio da observação e registro do cotidiano buscou-se, em especial, observar a inserção do principal representante desse programa na escola– o Professor Mediador Escolar e Comunitário. Além disso, era necessária a aproximação com a realidade a ser investigada e o conhecimento de diversos aspectos da comunidade atendida e dos sujeitos que constituíam essa instituição. Por meio da pesquisa, constatou-se que apesar do avanço da pesquisa educacional no Brasil, permanece a necessidade de se ampliar estudos de cunho etnográfico que contribuam para a compreensão desse cotidiano. A metodologia da pesquisa permitiu a observação das relações humanas, das juventudes na sua interface com a problemática das violências, das diferentes facetas de um sistema escolar, e possibilitou que se ampliasse as análises e se superasse uma possível visão simplista em apontar soluções fáceis para as escolas públicas. |
id |
UNICAMP-19_338a37766a8ce0bdb30b75ee50cc3da9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8634881 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudos etnográficos na educação: um olhar sensível sobre a escola pública paulistaEtnografia. Violências nas escolas. Educação básica. Sistema de proteção escolar. Professor mediador escolar e comunitário.Etnografia na educaçãoO intuito deste artigo é refletir sobre a importância dos estudos etnográficos para compreender a instituição escolar, partindo da descrição e da análise da metodologia de uma pesquisa de doutorado realizada em escola pública de educação básica (Campinas - São Paulo). A pesquisa de doutorado propunha-se a problematizar como um programa da Secretaria da Educação do estado de São Paulo - o Sistema de Proteção Escolar, que tem por objetivo amenizar as violências nas escolas - se desenvolveu na instituição estudada. Para isso, por meio da observação e registro do cotidiano buscou-se, em especial, observar a inserção do principal representante desse programa na escola– o Professor Mediador Escolar e Comunitário. Além disso, era necessária a aproximação com a realidade a ser investigada e o conhecimento de diversos aspectos da comunidade atendida e dos sujeitos que constituíam essa instituição. Por meio da pesquisa, constatou-se que apesar do avanço da pesquisa educacional no Brasil, permanece a necessidade de se ampliar estudos de cunho etnográfico que contribuam para a compreensão desse cotidiano. A metodologia da pesquisa permitiu a observação das relações humanas, das juventudes na sua interface com a problemática das violências, das diferentes facetas de um sistema escolar, e possibilitou que se ampliasse as análises e se superasse uma possível visão simplista em apontar soluções fáceis para as escolas públicas.Universidade Estadual de Campinas2015-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa etnográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863488110.20396/etd.v17i2.8634881ETD - Educação Temática Digital; v. 17 n. 2 (2015): Escolas, ensinos e conhecimentos: focos plurais; 234-251ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 No. 2 (2015): Escolas, ensinos e conhecimentos: focos plurais; 234-251ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 Núm. 2 (2015): Escolas, ensinos e conhecimentos: focos plurais; 234-2511676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634881/pdfCopyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPossato, Beatris CristinaZan, Dirce Djanira Pacheco e2017-08-07T14:32:30Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8634881Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:13.716090ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudos etnográficos na educação: um olhar sensível sobre a escola pública paulista |
title |
Estudos etnográficos na educação: um olhar sensível sobre a escola pública paulista |
spellingShingle |
Estudos etnográficos na educação: um olhar sensível sobre a escola pública paulista Possato, Beatris Cristina Etnografia. Violências nas escolas. Educação básica. Sistema de proteção escolar. Professor mediador escolar e comunitário. Etnografia na educação |
title_short |
Estudos etnográficos na educação: um olhar sensível sobre a escola pública paulista |
title_full |
Estudos etnográficos na educação: um olhar sensível sobre a escola pública paulista |
title_fullStr |
Estudos etnográficos na educação: um olhar sensível sobre a escola pública paulista |
title_full_unstemmed |
Estudos etnográficos na educação: um olhar sensível sobre a escola pública paulista |
title_sort |
Estudos etnográficos na educação: um olhar sensível sobre a escola pública paulista |
author |
Possato, Beatris Cristina |
author_facet |
Possato, Beatris Cristina Zan, Dirce Djanira Pacheco e |
author_role |
author |
author2 |
Zan, Dirce Djanira Pacheco e |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Possato, Beatris Cristina Zan, Dirce Djanira Pacheco e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Etnografia. Violências nas escolas. Educação básica. Sistema de proteção escolar. Professor mediador escolar e comunitário. Etnografia na educação |
topic |
Etnografia. Violências nas escolas. Educação básica. Sistema de proteção escolar. Professor mediador escolar e comunitário. Etnografia na educação |
description |
O intuito deste artigo é refletir sobre a importância dos estudos etnográficos para compreender a instituição escolar, partindo da descrição e da análise da metodologia de uma pesquisa de doutorado realizada em escola pública de educação básica (Campinas - São Paulo). A pesquisa de doutorado propunha-se a problematizar como um programa da Secretaria da Educação do estado de São Paulo - o Sistema de Proteção Escolar, que tem por objetivo amenizar as violências nas escolas - se desenvolveu na instituição estudada. Para isso, por meio da observação e registro do cotidiano buscou-se, em especial, observar a inserção do principal representante desse programa na escola– o Professor Mediador Escolar e Comunitário. Além disso, era necessária a aproximação com a realidade a ser investigada e o conhecimento de diversos aspectos da comunidade atendida e dos sujeitos que constituíam essa instituição. Por meio da pesquisa, constatou-se que apesar do avanço da pesquisa educacional no Brasil, permanece a necessidade de se ampliar estudos de cunho etnográfico que contribuam para a compreensão desse cotidiano. A metodologia da pesquisa permitiu a observação das relações humanas, das juventudes na sua interface com a problemática das violências, das diferentes facetas de um sistema escolar, e possibilitou que se ampliasse as análises e se superasse uma possível visão simplista em apontar soluções fáceis para as escolas públicas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa etnográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634881 10.20396/etd.v17i2.8634881 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634881 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v17i2.8634881 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634881/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 17 n. 2 (2015): Escolas, ensinos e conhecimentos: focos plurais; 234-251 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 No. 2 (2015): Escolas, ensinos e conhecimentos: focos plurais; 234-251 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 Núm. 2 (2015): Escolas, ensinos e conhecimentos: focos plurais; 234-251 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216653012664320 |