Experiência, infância e educação: o que nos passa enquanto caminhamos...Experience, infancy and education: what in it passes while we walk…
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/896 |
Resumo: | Quanto a este texto, consideramos a ideia de que educação se relaciona à possibilidade de produção de sentidos e de modos de ser, e que estes acontecem em espaços, situações que provocam momentos de encontros e desencontros entre corpos, histórias, necessidades e sensações. Portanto, o propósito é refletir a educação dentro desta condição descrita. Elegemos, como pontos de partida, discursos da Filosofia em diálogos com a Psicanálise. Construímos uma reflexão a partir de situações/enredos que se elaboram tendo como marcos culturais dois ‘lugares’: (1) o texto de Freud Algumas reflexões sobre a Psicologia do Escolar e (2) o filme neorrealista de Roberto Rossellini Alemanha Ano Zero. A discussão é tecida, além do indicado acima, pela noção de experiência e infância, tanto em Walter Benjamin como em Giorgio Agamben. Aceitamos o pressuposto do enredo do filme, a história de Edmund no pós 2ª. Guerra e as necessidades vitais do povo alemão; e, com base nele, enfocamos a relação de co-existência entre o menino, seu pai e a figura do professor. |
id |
UNICAMP-19_344e521066dce2f5905760f9731cc819 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/896 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiência, infância e educação: o que nos passa enquanto caminhamos...Experience, infancy and education: what in it passes while we walk…Infância. Experiência. Subjetividade.InfânciaQuanto a este texto, consideramos a ideia de que educação se relaciona à possibilidade de produção de sentidos e de modos de ser, e que estes acontecem em espaços, situações que provocam momentos de encontros e desencontros entre corpos, histórias, necessidades e sensações. Portanto, o propósito é refletir a educação dentro desta condição descrita. Elegemos, como pontos de partida, discursos da Filosofia em diálogos com a Psicanálise. Construímos uma reflexão a partir de situações/enredos que se elaboram tendo como marcos culturais dois ‘lugares’: (1) o texto de Freud Algumas reflexões sobre a Psicologia do Escolar e (2) o filme neorrealista de Roberto Rossellini Alemanha Ano Zero. A discussão é tecida, além do indicado acima, pela noção de experiência e infância, tanto em Walter Benjamin como em Giorgio Agamben. Aceitamos o pressuposto do enredo do filme, a história de Edmund no pós 2ª. Guerra e as necessidades vitais do povo alemão; e, com base nele, enfocamos a relação de co-existência entre o menino, seu pai e a figura do professor. Universidade Estadual de Campinas2010-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/89610.20396/etd.v11iesp..896ETD - Educação Temática Digital; v. 11 (2010): Número Especial: "Psicanálise e Filosofia: um diálogo possível?"; 1-16ETD - Educação Temática Digital; Vol. 11 (2010): Número Especial: "Psicanálise e Filosofia: um diálogo possível?"; 1-16ETD - Educação Temática Digital; Vol. 11 (2010): Número Especial: "Psicanálise e Filosofia: um diálogo possível?"; 1-161676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/896/911Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, César Donizetti Pereira2017-09-14T14:02:44Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/896Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:50.508335ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiência, infância e educação: o que nos passa enquanto caminhamos...Experience, infancy and education: what in it passes while we walk… |
title |
Experiência, infância e educação: o que nos passa enquanto caminhamos...Experience, infancy and education: what in it passes while we walk… |
spellingShingle |
Experiência, infância e educação: o que nos passa enquanto caminhamos...Experience, infancy and education: what in it passes while we walk… Leite, César Donizetti Pereira Infância. Experiência. Subjetividade. Infância |
title_short |
Experiência, infância e educação: o que nos passa enquanto caminhamos...Experience, infancy and education: what in it passes while we walk… |
title_full |
Experiência, infância e educação: o que nos passa enquanto caminhamos...Experience, infancy and education: what in it passes while we walk… |
title_fullStr |
Experiência, infância e educação: o que nos passa enquanto caminhamos...Experience, infancy and education: what in it passes while we walk… |
title_full_unstemmed |
Experiência, infância e educação: o que nos passa enquanto caminhamos...Experience, infancy and education: what in it passes while we walk… |
title_sort |
Experiência, infância e educação: o que nos passa enquanto caminhamos...Experience, infancy and education: what in it passes while we walk… |
author |
Leite, César Donizetti Pereira |
author_facet |
Leite, César Donizetti Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, César Donizetti Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infância. Experiência. Subjetividade. Infância |
topic |
Infância. Experiência. Subjetividade. Infância |
description |
Quanto a este texto, consideramos a ideia de que educação se relaciona à possibilidade de produção de sentidos e de modos de ser, e que estes acontecem em espaços, situações que provocam momentos de encontros e desencontros entre corpos, histórias, necessidades e sensações. Portanto, o propósito é refletir a educação dentro desta condição descrita. Elegemos, como pontos de partida, discursos da Filosofia em diálogos com a Psicanálise. Construímos uma reflexão a partir de situações/enredos que se elaboram tendo como marcos culturais dois ‘lugares’: (1) o texto de Freud Algumas reflexões sobre a Psicologia do Escolar e (2) o filme neorrealista de Roberto Rossellini Alemanha Ano Zero. A discussão é tecida, além do indicado acima, pela noção de experiência e infância, tanto em Walter Benjamin como em Giorgio Agamben. Aceitamos o pressuposto do enredo do filme, a história de Edmund no pós 2ª. Guerra e as necessidades vitais do povo alemão; e, com base nele, enfocamos a relação de co-existência entre o menino, seu pai e a figura do professor. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/896 10.20396/etd.v11iesp..896 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/896 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v11iesp..896 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/896/911 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 11 (2010): Número Especial: "Psicanálise e Filosofia: um diálogo possível?"; 1-16 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 11 (2010): Número Especial: "Psicanálise e Filosofia: um diálogo possível?"; 1-16 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 11 (2010): Número Especial: "Psicanálise e Filosofia: um diálogo possível?"; 1-16 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216651194433536 |