A divulgação significativa como estratégia de comunicação educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gándara Vázquez, Manuel
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651720
Resumo: A divulgação significativa é uma estratégia de educação patrimonial desenvolvida no México a partir da tradição da interpretação ambiental ou temática, nascida nos parques nacionais dos Estados Unidos e que, posteriormente, estendeu-se a muitos outros países do mundo. Essa linha considera importante fundamentar o discurso em um pequeno grupo de ideias centrais a ser comunicada, mas complementa essa estratégia com elementos pensados especificamente para o patrimônio cultural e provenientes das áreas da antropologia e da história. Propõe ainda a geração de uma cultura que exige um compromisso por parte dos públicos que se inicia quando se estabelece um vínculo emocional com o patrimônio. Neste artigo são explorados os seus fundamentos teóricos provenientes de quatro pilares nos quais se apóia. Como exemplo são utilizadas estratégias de aplicação recente vinculada ao contexto museológico mexicano.
id UNICAMP-19_3c12dbeb88e4e2413189a512692de30d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8651720
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling A divulgação significativa como estratégia de comunicação educativaEducação patrimonial. Arqueologia mexicana. Divulgação significativa. Interpretação temática. Construtivismo social. Aprendizagem significativa. Educação em museus.MuseusEducaçãoEducação MusealEducação PatrimonialA divulgação significativa é uma estratégia de educação patrimonial desenvolvida no México a partir da tradição da interpretação ambiental ou temática, nascida nos parques nacionais dos Estados Unidos e que, posteriormente, estendeu-se a muitos outros países do mundo. Essa linha considera importante fundamentar o discurso em um pequeno grupo de ideias centrais a ser comunicada, mas complementa essa estratégia com elementos pensados especificamente para o patrimônio cultural e provenientes das áreas da antropologia e da história. Propõe ainda a geração de uma cultura que exige um compromisso por parte dos públicos que se inicia quando se estabelece um vínculo emocional com o patrimônio. Neste artigo são explorados os seus fundamentos teóricos provenientes de quatro pilares nos quais se apóia. Como exemplo são utilizadas estratégias de aplicação recente vinculada ao contexto museológico mexicano.Universidade Estadual de Campinas2018-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresDivulgação significativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/865172010.20396/etd.v20i3.8651720ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 662-679ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 662-679ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 662-6791676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPspahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651720/18287https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651720/20303Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGándara Vázquez, Manuel2018-07-26T08:04:26Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8651720Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:27.165348ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A divulgação significativa como estratégia de comunicação educativa
title A divulgação significativa como estratégia de comunicação educativa
spellingShingle A divulgação significativa como estratégia de comunicação educativa
Gándara Vázquez, Manuel
Educação patrimonial. Arqueologia mexicana. Divulgação significativa. Interpretação temática. Construtivismo social. Aprendizagem significativa. Educação em museus.
Museus
Educação
Educação Museal
Educação Patrimonial
title_short A divulgação significativa como estratégia de comunicação educativa
title_full A divulgação significativa como estratégia de comunicação educativa
title_fullStr A divulgação significativa como estratégia de comunicação educativa
title_full_unstemmed A divulgação significativa como estratégia de comunicação educativa
title_sort A divulgação significativa como estratégia de comunicação educativa
author Gándara Vázquez, Manuel
author_facet Gándara Vázquez, Manuel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gándara Vázquez, Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação patrimonial. Arqueologia mexicana. Divulgação significativa. Interpretação temática. Construtivismo social. Aprendizagem significativa. Educação em museus.
Museus
Educação
Educação Museal
Educação Patrimonial
topic Educação patrimonial. Arqueologia mexicana. Divulgação significativa. Interpretação temática. Construtivismo social. Aprendizagem significativa. Educação em museus.
Museus
Educação
Educação Museal
Educação Patrimonial
description A divulgação significativa é uma estratégia de educação patrimonial desenvolvida no México a partir da tradição da interpretação ambiental ou temática, nascida nos parques nacionais dos Estados Unidos e que, posteriormente, estendeu-se a muitos outros países do mundo. Essa linha considera importante fundamentar o discurso em um pequeno grupo de ideias centrais a ser comunicada, mas complementa essa estratégia com elementos pensados especificamente para o patrimônio cultural e provenientes das áreas da antropologia e da história. Propõe ainda a geração de uma cultura que exige um compromisso por parte dos públicos que se inicia quando se estabelece um vínculo emocional com o patrimônio. Neste artigo são explorados os seus fundamentos teóricos provenientes de quatro pilares nos quais se apóia. Como exemplo são utilizadas estratégias de aplicação recente vinculada ao contexto museológico mexicano.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Divulgação significativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651720
10.20396/etd.v20i3.8651720
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651720
identifier_str_mv 10.20396/etd.v20i3.8651720
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651720/18287
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651720/20303
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 662-679
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 662-679
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 662-679
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216654314995712