A divulgação significativa como estratégia de comunicação educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651720 |
Resumo: | A divulgação significativa é uma estratégia de educação patrimonial desenvolvida no México a partir da tradição da interpretação ambiental ou temática, nascida nos parques nacionais dos Estados Unidos e que, posteriormente, estendeu-se a muitos outros países do mundo. Essa linha considera importante fundamentar o discurso em um pequeno grupo de ideias centrais a ser comunicada, mas complementa essa estratégia com elementos pensados especificamente para o patrimônio cultural e provenientes das áreas da antropologia e da história. Propõe ainda a geração de uma cultura que exige um compromisso por parte dos públicos que se inicia quando se estabelece um vínculo emocional com o patrimônio. Neste artigo são explorados os seus fundamentos teóricos provenientes de quatro pilares nos quais se apóia. Como exemplo são utilizadas estratégias de aplicação recente vinculada ao contexto museológico mexicano. |
id |
UNICAMP-19_3c12dbeb88e4e2413189a512692de30d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8651720 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
A divulgação significativa como estratégia de comunicação educativaEducação patrimonial. Arqueologia mexicana. Divulgação significativa. Interpretação temática. Construtivismo social. Aprendizagem significativa. Educação em museus.MuseusEducaçãoEducação MusealEducação PatrimonialA divulgação significativa é uma estratégia de educação patrimonial desenvolvida no México a partir da tradição da interpretação ambiental ou temática, nascida nos parques nacionais dos Estados Unidos e que, posteriormente, estendeu-se a muitos outros países do mundo. Essa linha considera importante fundamentar o discurso em um pequeno grupo de ideias centrais a ser comunicada, mas complementa essa estratégia com elementos pensados especificamente para o patrimônio cultural e provenientes das áreas da antropologia e da história. Propõe ainda a geração de uma cultura que exige um compromisso por parte dos públicos que se inicia quando se estabelece um vínculo emocional com o patrimônio. Neste artigo são explorados os seus fundamentos teóricos provenientes de quatro pilares nos quais se apóia. Como exemplo são utilizadas estratégias de aplicação recente vinculada ao contexto museológico mexicano.Universidade Estadual de Campinas2018-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresDivulgação significativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/865172010.20396/etd.v20i3.8651720ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 662-679ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 662-679ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 662-6791676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPspahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651720/18287https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651720/20303Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGándara Vázquez, Manuel2018-07-26T08:04:26Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8651720Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:27.165348ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A divulgação significativa como estratégia de comunicação educativa |
title |
A divulgação significativa como estratégia de comunicação educativa |
spellingShingle |
A divulgação significativa como estratégia de comunicação educativa Gándara Vázquez, Manuel Educação patrimonial. Arqueologia mexicana. Divulgação significativa. Interpretação temática. Construtivismo social. Aprendizagem significativa. Educação em museus. Museus Educação Educação Museal Educação Patrimonial |
title_short |
A divulgação significativa como estratégia de comunicação educativa |
title_full |
A divulgação significativa como estratégia de comunicação educativa |
title_fullStr |
A divulgação significativa como estratégia de comunicação educativa |
title_full_unstemmed |
A divulgação significativa como estratégia de comunicação educativa |
title_sort |
A divulgação significativa como estratégia de comunicação educativa |
author |
Gándara Vázquez, Manuel |
author_facet |
Gándara Vázquez, Manuel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gándara Vázquez, Manuel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação patrimonial. Arqueologia mexicana. Divulgação significativa. Interpretação temática. Construtivismo social. Aprendizagem significativa. Educação em museus. Museus Educação Educação Museal Educação Patrimonial |
topic |
Educação patrimonial. Arqueologia mexicana. Divulgação significativa. Interpretação temática. Construtivismo social. Aprendizagem significativa. Educação em museus. Museus Educação Educação Museal Educação Patrimonial |
description |
A divulgação significativa é uma estratégia de educação patrimonial desenvolvida no México a partir da tradição da interpretação ambiental ou temática, nascida nos parques nacionais dos Estados Unidos e que, posteriormente, estendeu-se a muitos outros países do mundo. Essa linha considera importante fundamentar o discurso em um pequeno grupo de ideias centrais a ser comunicada, mas complementa essa estratégia com elementos pensados especificamente para o patrimônio cultural e provenientes das áreas da antropologia e da história. Propõe ainda a geração de uma cultura que exige um compromisso por parte dos públicos que se inicia quando se estabelece um vínculo emocional com o patrimônio. Neste artigo são explorados os seus fundamentos teóricos provenientes de quatro pilares nos quais se apóia. Como exemplo são utilizadas estratégias de aplicação recente vinculada ao contexto museológico mexicano. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Divulgação significativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651720 10.20396/etd.v20i3.8651720 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651720 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v20i3.8651720 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651720/18287 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651720/20303 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 662-679 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 662-679 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 662-679 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216654314995712 |