Motivação do aluno para aprender: fatores inibidores segundo gestores e coordenadores pedagógicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1264 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo investigar: (a) fatores identificados como entraves que dificultam ao professor motivar seus alunos para o estudo e aprendizagem na perspectiva de gestores e coordenadores pedagógicos de instituições educacionais públicas e particulares do ensino fundamental; (b) características de professores que promovem e que inibem a motivação do aluno para aprender segundo gestores e coordenadores pedagógicos; (c) possíveis diferenças entre gestores e coordenadores de instituições de ensino públicas e particulares nas variáveis pesquisadas. Os dados obtidos são promissores e apresentam importantes implicações psicoeducacionais. |
id |
UNICAMP-19_3c3fae8e898437004838f0b0a17cb7d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1264 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Motivação do aluno para aprender: fatores inibidores segundo gestores e coordenadores pedagógicosMotivação para aprendizagem. Administradores escolares. Formação de professores.EducaçãoO presente estudo tem como objetivo investigar: (a) fatores identificados como entraves que dificultam ao professor motivar seus alunos para o estudo e aprendizagem na perspectiva de gestores e coordenadores pedagógicos de instituições educacionais públicas e particulares do ensino fundamental; (b) características de professores que promovem e que inibem a motivação do aluno para aprender segundo gestores e coordenadores pedagógicos; (c) possíveis diferenças entre gestores e coordenadores de instituições de ensino públicas e particulares nas variáveis pesquisadas. Os dados obtidos são promissores e apresentam importantes implicações psicoeducacionais.Universidade Estadual de Campinas2013-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionInvestigativoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/126410.20396/etd.v15i3.1264ETD - Educação Temática Digital; v. 15 n. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 425-442ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 No. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 425-442ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 Núm. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 425-4421676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1264/pdfCopyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBoruchovitch, EvelyAlencar, Eunice M. L. Soriano deFleith, Denise de SouzaFonseca, Marília Saldanha da2017-10-06T14:52:43Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1264Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:08.231619ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivação do aluno para aprender: fatores inibidores segundo gestores e coordenadores pedagógicos |
title |
Motivação do aluno para aprender: fatores inibidores segundo gestores e coordenadores pedagógicos |
spellingShingle |
Motivação do aluno para aprender: fatores inibidores segundo gestores e coordenadores pedagógicos Boruchovitch, Evely Motivação para aprendizagem. Administradores escolares. Formação de professores. Educação |
title_short |
Motivação do aluno para aprender: fatores inibidores segundo gestores e coordenadores pedagógicos |
title_full |
Motivação do aluno para aprender: fatores inibidores segundo gestores e coordenadores pedagógicos |
title_fullStr |
Motivação do aluno para aprender: fatores inibidores segundo gestores e coordenadores pedagógicos |
title_full_unstemmed |
Motivação do aluno para aprender: fatores inibidores segundo gestores e coordenadores pedagógicos |
title_sort |
Motivação do aluno para aprender: fatores inibidores segundo gestores e coordenadores pedagógicos |
author |
Boruchovitch, Evely |
author_facet |
Boruchovitch, Evely Alencar, Eunice M. L. Soriano de Fleith, Denise de Souza Fonseca, Marília Saldanha da |
author_role |
author |
author2 |
Alencar, Eunice M. L. Soriano de Fleith, Denise de Souza Fonseca, Marília Saldanha da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boruchovitch, Evely Alencar, Eunice M. L. Soriano de Fleith, Denise de Souza Fonseca, Marília Saldanha da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação para aprendizagem. Administradores escolares. Formação de professores. Educação |
topic |
Motivação para aprendizagem. Administradores escolares. Formação de professores. Educação |
description |
O presente estudo tem como objetivo investigar: (a) fatores identificados como entraves que dificultam ao professor motivar seus alunos para o estudo e aprendizagem na perspectiva de gestores e coordenadores pedagógicos de instituições educacionais públicas e particulares do ensino fundamental; (b) características de professores que promovem e que inibem a motivação do aluno para aprender segundo gestores e coordenadores pedagógicos; (c) possíveis diferenças entre gestores e coordenadores de instituições de ensino públicas e particulares nas variáveis pesquisadas. Os dados obtidos são promissores e apresentam importantes implicações psicoeducacionais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Investigativo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1264 10.20396/etd.v15i3.1264 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1264 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v15i3.1264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1264/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 15 n. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 425-442 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 No. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 425-442 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 Núm. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 425-442 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216652786171904 |