Motivação do aluno para aprender: fatores inibidores segundo gestores e coordenadores pedagógicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boruchovitch, Evely
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Alencar, Eunice M. L. Soriano de, Fleith, Denise de Souza, Fonseca, Marília Saldanha da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1264
Resumo: O presente estudo tem como objetivo investigar: (a) fatores identificados como entraves que dificultam ao professor motivar seus alunos para o estudo e aprendizagem na perspectiva de gestores e coordenadores pedagógicos de instituições educacionais públicas e particulares do ensino fundamental; (b) características de professores que promovem e que inibem a motivação do aluno para aprender segundo gestores e coordenadores pedagógicos; (c) possíveis diferenças entre gestores e coordenadores de instituições de ensino públicas e particulares nas variáveis pesquisadas. Os dados obtidos são promissores e apresentam importantes implicações psicoeducacionais.
id UNICAMP-19_3c3fae8e898437004838f0b0a17cb7d1
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1264
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Motivação do aluno para aprender: fatores inibidores segundo gestores e coordenadores pedagógicosMotivação para aprendizagem. Administradores escolares. Formação de professores.EducaçãoO presente estudo tem como objetivo investigar: (a) fatores identificados como entraves que dificultam ao professor motivar seus alunos para o estudo e aprendizagem na perspectiva de gestores e coordenadores pedagógicos de instituições educacionais públicas e particulares do ensino fundamental; (b) características de professores que promovem e que inibem a motivação do aluno para aprender segundo gestores e coordenadores pedagógicos; (c) possíveis diferenças entre gestores e coordenadores de instituições de ensino públicas e particulares nas variáveis pesquisadas. Os dados obtidos são promissores e apresentam importantes implicações psicoeducacionais.Universidade Estadual de Campinas2013-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionInvestigativoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/126410.20396/etd.v15i3.1264ETD - Educação Temática Digital; v. 15 n. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 425-442ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 No. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 425-442ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 Núm. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 425-4421676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1264/pdfCopyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBoruchovitch, EvelyAlencar, Eunice M. L. Soriano deFleith, Denise de SouzaFonseca, Marília Saldanha da2017-10-06T14:52:43Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1264Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:08.231619ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivação do aluno para aprender: fatores inibidores segundo gestores e coordenadores pedagógicos
title Motivação do aluno para aprender: fatores inibidores segundo gestores e coordenadores pedagógicos
spellingShingle Motivação do aluno para aprender: fatores inibidores segundo gestores e coordenadores pedagógicos
Boruchovitch, Evely
Motivação para aprendizagem. Administradores escolares. Formação de professores.
Educação
title_short Motivação do aluno para aprender: fatores inibidores segundo gestores e coordenadores pedagógicos
title_full Motivação do aluno para aprender: fatores inibidores segundo gestores e coordenadores pedagógicos
title_fullStr Motivação do aluno para aprender: fatores inibidores segundo gestores e coordenadores pedagógicos
title_full_unstemmed Motivação do aluno para aprender: fatores inibidores segundo gestores e coordenadores pedagógicos
title_sort Motivação do aluno para aprender: fatores inibidores segundo gestores e coordenadores pedagógicos
author Boruchovitch, Evely
author_facet Boruchovitch, Evely
Alencar, Eunice M. L. Soriano de
Fleith, Denise de Souza
Fonseca, Marília Saldanha da
author_role author
author2 Alencar, Eunice M. L. Soriano de
Fleith, Denise de Souza
Fonseca, Marília Saldanha da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boruchovitch, Evely
Alencar, Eunice M. L. Soriano de
Fleith, Denise de Souza
Fonseca, Marília Saldanha da
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação para aprendizagem. Administradores escolares. Formação de professores.
Educação
topic Motivação para aprendizagem. Administradores escolares. Formação de professores.
Educação
description O presente estudo tem como objetivo investigar: (a) fatores identificados como entraves que dificultam ao professor motivar seus alunos para o estudo e aprendizagem na perspectiva de gestores e coordenadores pedagógicos de instituições educacionais públicas e particulares do ensino fundamental; (b) características de professores que promovem e que inibem a motivação do aluno para aprender segundo gestores e coordenadores pedagógicos; (c) possíveis diferenças entre gestores e coordenadores de instituições de ensino públicas e particulares nas variáveis pesquisadas. Os dados obtidos são promissores e apresentam importantes implicações psicoeducacionais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Investigativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1264
10.20396/etd.v15i3.1264
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1264
identifier_str_mv 10.20396/etd.v15i3.1264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1264/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 15 n. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 425-442
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 No. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 425-442
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 Núm. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 425-442
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216652786171904