Pedagogia histórico-crítica em Francisco Beltrão-PR (1990-2014): caminhos e descaminhos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647796 |
Resumo: | O presente texto é resultado de investigações sobre o processo de institucionalização e implantação da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) em Francisco Beltrão-PR entre 1990 e 2014. Para a realização da pesquisa utilizamos fontes documentais, bibliográficas e de entrevistas. Discorremos sobre os fundamentos teóricos e metodológicos da PHC, em seguida realizamos uma análise das políticas educacionais do Paraná. Por fim discutiremos sobre a PHC na rede municipal de Francisco Beltrão, percebendo os distanciamentos e aproximações com essa pedagogia de caráter contra hegemônico. Por ser uma teoria revolucionária, percebemos que temos muito o que avançar para que a PHC passe de um objetivo proclamado nos documentos e se torne um objetivo real, para isso precisamos agir a partir de condições concretas tendo claro que a história se constrói mediada por ações humanas conscientes e coletivas sendo plenamente possível realizar uma outra educação voltada para emancipação da classe trabalhadora. |
id |
UNICAMP-19_430a664f77eac6076cf410b40e496db7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647796 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedagogia histórico-crítica em Francisco Beltrão-PR (1990-2014): caminhos e descaminhosEducação e emancipação. Prática pedagógica. Educação no Paraná.EducaçãoO presente texto é resultado de investigações sobre o processo de institucionalização e implantação da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) em Francisco Beltrão-PR entre 1990 e 2014. Para a realização da pesquisa utilizamos fontes documentais, bibliográficas e de entrevistas. Discorremos sobre os fundamentos teóricos e metodológicos da PHC, em seguida realizamos uma análise das políticas educacionais do Paraná. Por fim discutiremos sobre a PHC na rede municipal de Francisco Beltrão, percebendo os distanciamentos e aproximações com essa pedagogia de caráter contra hegemônico. Por ser uma teoria revolucionária, percebemos que temos muito o que avançar para que a PHC passe de um objetivo proclamado nos documentos e se torne um objetivo real, para isso precisamos agir a partir de condições concretas tendo claro que a história se constrói mediada por ações humanas conscientes e coletivas sendo plenamente possível realizar uma outra educação voltada para emancipação da classe trabalhadora.Universidade Estadual de Campinas2018-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Histórica, documental, revisão de literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864779610.20396/etd.v20i1.8647796ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 98-117ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 98-117ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 98-1171676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647796/17495Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCamargo, Tassia Lima deCastanha, André Paulo2018-04-13T15:33:35Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647796Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:21.467928ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia histórico-crítica em Francisco Beltrão-PR (1990-2014): caminhos e descaminhos |
title |
Pedagogia histórico-crítica em Francisco Beltrão-PR (1990-2014): caminhos e descaminhos |
spellingShingle |
Pedagogia histórico-crítica em Francisco Beltrão-PR (1990-2014): caminhos e descaminhos Camargo, Tassia Lima de Educação e emancipação. Prática pedagógica. Educação no Paraná. Educação |
title_short |
Pedagogia histórico-crítica em Francisco Beltrão-PR (1990-2014): caminhos e descaminhos |
title_full |
Pedagogia histórico-crítica em Francisco Beltrão-PR (1990-2014): caminhos e descaminhos |
title_fullStr |
Pedagogia histórico-crítica em Francisco Beltrão-PR (1990-2014): caminhos e descaminhos |
title_full_unstemmed |
Pedagogia histórico-crítica em Francisco Beltrão-PR (1990-2014): caminhos e descaminhos |
title_sort |
Pedagogia histórico-crítica em Francisco Beltrão-PR (1990-2014): caminhos e descaminhos |
author |
Camargo, Tassia Lima de |
author_facet |
Camargo, Tassia Lima de Castanha, André Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Castanha, André Paulo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Tassia Lima de Castanha, André Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação e emancipação. Prática pedagógica. Educação no Paraná. Educação |
topic |
Educação e emancipação. Prática pedagógica. Educação no Paraná. Educação |
description |
O presente texto é resultado de investigações sobre o processo de institucionalização e implantação da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) em Francisco Beltrão-PR entre 1990 e 2014. Para a realização da pesquisa utilizamos fontes documentais, bibliográficas e de entrevistas. Discorremos sobre os fundamentos teóricos e metodológicos da PHC, em seguida realizamos uma análise das políticas educacionais do Paraná. Por fim discutiremos sobre a PHC na rede municipal de Francisco Beltrão, percebendo os distanciamentos e aproximações com essa pedagogia de caráter contra hegemônico. Por ser uma teoria revolucionária, percebemos que temos muito o que avançar para que a PHC passe de um objetivo proclamado nos documentos e se torne um objetivo real, para isso precisamos agir a partir de condições concretas tendo claro que a história se constrói mediada por ações humanas conscientes e coletivas sendo plenamente possível realizar uma outra educação voltada para emancipação da classe trabalhadora. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Histórica, documental, revisão de literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647796 10.20396/etd.v20i1.8647796 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647796 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v20i1.8647796 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647796/17495 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 98-117 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 98-117 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 98-117 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216653814824960 |