As práticas de leitura e escrita vivenciadas pelas crianças: a escola, a família e outros personagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1080 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo conhecer os diferentes personagens que comigo mediavam o acesso das crianças em relação às práticas de leitura e escrita. A pesquisa foi realizada na sala de aula, onde atuei como professora, compartilhando com Vygostky (1984) que, para se entender algo (neste caso, as práticas de leitura e escrita) é necessário estudá-lo nas dinâmicas das relações, mergulhada no processo, ou ainda, no movimento. Tendo como referencial teórico os estudos da história cultural (CHARTIER: 1996; HÉBRARD; 1996; FRAISSE: 1997), debrucei-me sobre os modelos históricos que circunscrevem as práticas de leitura e escrita, reconhecendo os vestígios acerca destas apropriações, pelos sujeitos dentro e fora da escola. Através dos relatos das crianças e da família, fui apurando meu olhar para os mediadores envolvidos neste processo: a oralidade, a materialidade do livro e a imagem. No percurso deste trabalho, observei ainda que as crianças respondem ao modelo escolar, burlando-o, apropriando-se das práticas de leitura e escrita de modo singular e compartilhado ao mesmo tempo. |
id |
UNICAMP-19_45a5600318d4921fb336fd3d3420f9ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1080 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
As práticas de leitura e escrita vivenciadas pelas crianças: a escola, a família e outros personagensPráticas. Leitura. Escrita.LeituraEscritaO presente trabalho teve como objetivo conhecer os diferentes personagens que comigo mediavam o acesso das crianças em relação às práticas de leitura e escrita. A pesquisa foi realizada na sala de aula, onde atuei como professora, compartilhando com Vygostky (1984) que, para se entender algo (neste caso, as práticas de leitura e escrita) é necessário estudá-lo nas dinâmicas das relações, mergulhada no processo, ou ainda, no movimento. Tendo como referencial teórico os estudos da história cultural (CHARTIER: 1996; HÉBRARD; 1996; FRAISSE: 1997), debrucei-me sobre os modelos históricos que circunscrevem as práticas de leitura e escrita, reconhecendo os vestígios acerca destas apropriações, pelos sujeitos dentro e fora da escola. Através dos relatos das crianças e da família, fui apurando meu olhar para os mediadores envolvidos neste processo: a oralidade, a materialidade do livro e a imagem. No percurso deste trabalho, observei ainda que as crianças respondem ao modelo escolar, burlando-o, apropriando-se das práticas de leitura e escrita de modo singular e compartilhado ao mesmo tempo. Universidade Estadual de Campinas2009-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/108010.20396/etd.v2i2.1080ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 No. 2 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 193-207ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 Núm. 2 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 193-207ETD - Educação Temática Digital; v. 2 n. 2 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 193-2071676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1080/1095Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Leila Cristina Borges da2017-03-20T10:31:53Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1080Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2017-03-20T10:31:53ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As práticas de leitura e escrita vivenciadas pelas crianças: a escola, a família e outros personagens |
title |
As práticas de leitura e escrita vivenciadas pelas crianças: a escola, a família e outros personagens |
spellingShingle |
As práticas de leitura e escrita vivenciadas pelas crianças: a escola, a família e outros personagens Silva, Leila Cristina Borges da Práticas. Leitura. Escrita. Leitura Escrita |
title_short |
As práticas de leitura e escrita vivenciadas pelas crianças: a escola, a família e outros personagens |
title_full |
As práticas de leitura e escrita vivenciadas pelas crianças: a escola, a família e outros personagens |
title_fullStr |
As práticas de leitura e escrita vivenciadas pelas crianças: a escola, a família e outros personagens |
title_full_unstemmed |
As práticas de leitura e escrita vivenciadas pelas crianças: a escola, a família e outros personagens |
title_sort |
As práticas de leitura e escrita vivenciadas pelas crianças: a escola, a família e outros personagens |
author |
Silva, Leila Cristina Borges da |
author_facet |
Silva, Leila Cristina Borges da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Leila Cristina Borges da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas. Leitura. Escrita. Leitura Escrita |
topic |
Práticas. Leitura. Escrita. Leitura Escrita |
description |
O presente trabalho teve como objetivo conhecer os diferentes personagens que comigo mediavam o acesso das crianças em relação às práticas de leitura e escrita. A pesquisa foi realizada na sala de aula, onde atuei como professora, compartilhando com Vygostky (1984) que, para se entender algo (neste caso, as práticas de leitura e escrita) é necessário estudá-lo nas dinâmicas das relações, mergulhada no processo, ou ainda, no movimento. Tendo como referencial teórico os estudos da história cultural (CHARTIER: 1996; HÉBRARD; 1996; FRAISSE: 1997), debrucei-me sobre os modelos históricos que circunscrevem as práticas de leitura e escrita, reconhecendo os vestígios acerca destas apropriações, pelos sujeitos dentro e fora da escola. Através dos relatos das crianças e da família, fui apurando meu olhar para os mediadores envolvidos neste processo: a oralidade, a materialidade do livro e a imagem. No percurso deste trabalho, observei ainda que as crianças respondem ao modelo escolar, burlando-o, apropriando-se das práticas de leitura e escrita de modo singular e compartilhado ao mesmo tempo. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1080 10.20396/etd.v2i2.1080 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1080 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v2i2.1080 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1080/1095 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 No. 2 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 193-207 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 Núm. 2 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 193-207 ETD - Educação Temática Digital; v. 2 n. 2 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 193-207 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1819873159734624256 |