Políticas para a implementação da lei 10639/03 em um município brasileiro: o discurso oficial e o discurso pedagógico
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8643267 |
Resumo: | Neste artigo, abordamos o discurso pedagógico acerca dos desafios e avanços no processo de discussão e implementação da Lei 10639/03 em uma Rede de Ensino de município do interior da Bahia. Os dados foram construídos a partir de análise de documentos (nacionais e locais) e entrevistas realizadas com três funcionárias da Secretaria Municipal de Educação e Cultura que acompanharam, em diferentes momentos, a implantação da política de educar para as relações etnicorraciais. Para a análise, tomamos alguns dos pressupostos presentes na teoria sociológica de Basil Bernstein. As conclusões assinalam que a implementação da Lei, por si só, não garantirá mudanças significativas nas relações históricas que excluem o negro na sociedade. As mudanças se constituem a partir de ações que podem ser coletivas e individuais. |
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Políticas para a implementação da lei 10639/03 em um município brasileiro: o discurso oficial e o discurso pedagógicoDiscurso pedagógico. Lei 10639/03. Relações raciais.Discurso pedagógicoLei 10639/03Relações raciaisNeste artigo, abordamos o discurso pedagógico acerca dos desafios e avanços no processo de discussão e implementação da Lei 10639/03 em uma Rede de Ensino de município do interior da Bahia. Os dados foram construídos a partir de análise de documentos (nacionais e locais) e entrevistas realizadas com três funcionárias da Secretaria Municipal de Educação e Cultura que acompanharam, em diferentes momentos, a implantação da política de educar para as relações etnicorraciais. Para a análise, tomamos alguns dos pressupostos presentes na teoria sociológica de Basil Bernstein. As conclusões assinalam que a implementação da Lei, por si só, não garantirá mudanças significativas nas relações históricas que excluem o negro na sociedade. As mudanças se constituem a partir de ações que podem ser coletivas e individuais.Universidade Estadual de Campinas2017-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise do discursoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864326710.20396/etd.v19i1.8643267ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 283-304ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 283-304ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 283-3041676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8643267/15211Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessEugênio, Benedito GonçalvesSantos, José Jackson Reis dosSouza, Janyne Barbosa2018-04-13T15:36:25Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643267Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:17.027929ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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