A ocupação como processo de descolonização da escola: notas sobre uma pesquisa etnográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647751 |
Resumo: | O ano de 2015 foi marcado pelo fenômeno das ocupações de uma média de 213 da rede estadual de São Paulo. O presente trabalho compõe uma pesquisa de doutorado e tem como objetivo central apresentar uma reflexão acerca da experiência de um pesquisador em uma ocupação realizada por jovens estudantes em uma escola da rede estadual de São Paulo. Por meio de uma pesquisa etnográfica, somaram-se 15 horas de observação e registros em diário de campo no interior da ocupação de uma escola localizada na zona norte de São Paulo. Dentre os fatos observados, destaca-se a forte autonomia dos/as jovens ocupantes, o ambiente democrático construído nas relações cotidianas e nos eventos promovidos, como as aulas abertas e as oficinas, assim como a tensão constante nas relações estabelecidas com os sujeitos contrários à ocupação. Verificou-se que a experiência da ocupação contribuiu efetivamente para a reflexão dos/as estudantes sobre a construção de uma escola democrática. |
id |
UNICAMP-19_47633ffdb354ed9bd68ce378f7d42e56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647751 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
A ocupação como processo de descolonização da escola: notas sobre uma pesquisa etnográficaJuventude. Democracia. Participação política. Etnografia.Movimento estudantilOcupações - Aspectos sociológicosEscolas.O ano de 2015 foi marcado pelo fenômeno das ocupações de uma média de 213 da rede estadual de São Paulo. O presente trabalho compõe uma pesquisa de doutorado e tem como objetivo central apresentar uma reflexão acerca da experiência de um pesquisador em uma ocupação realizada por jovens estudantes em uma escola da rede estadual de São Paulo. Por meio de uma pesquisa etnográfica, somaram-se 15 horas de observação e registros em diário de campo no interior da ocupação de uma escola localizada na zona norte de São Paulo. Dentre os fatos observados, destaca-se a forte autonomia dos/as jovens ocupantes, o ambiente democrático construído nas relações cotidianas e nos eventos promovidos, como as aulas abertas e as oficinas, assim como a tensão constante nas relações estabelecidas com os sujeitos contrários à ocupação. Verificou-se que a experiência da ocupação contribuiu efetivamente para a reflexão dos/as estudantes sobre a construção de uma escola democrática. Universidade Estadual de Campinas2017-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empíricaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864775110.20396/etd.v19i1.8647751ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 26-48ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 26-48ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 26-481676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647751/15198https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647751/19930Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorsino, Luciano NascimentoZan, Dirce Djanira Pacheco e2018-04-13T15:36:25Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647751Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:21.307013ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ocupação como processo de descolonização da escola: notas sobre uma pesquisa etnográfica |
title |
A ocupação como processo de descolonização da escola: notas sobre uma pesquisa etnográfica |
spellingShingle |
A ocupação como processo de descolonização da escola: notas sobre uma pesquisa etnográfica Corsino, Luciano Nascimento Juventude. Democracia. Participação política. Etnografia. Movimento estudantil Ocupações - Aspectos sociológicos Escolas. |
title_short |
A ocupação como processo de descolonização da escola: notas sobre uma pesquisa etnográfica |
title_full |
A ocupação como processo de descolonização da escola: notas sobre uma pesquisa etnográfica |
title_fullStr |
A ocupação como processo de descolonização da escola: notas sobre uma pesquisa etnográfica |
title_full_unstemmed |
A ocupação como processo de descolonização da escola: notas sobre uma pesquisa etnográfica |
title_sort |
A ocupação como processo de descolonização da escola: notas sobre uma pesquisa etnográfica |
author |
Corsino, Luciano Nascimento |
author_facet |
Corsino, Luciano Nascimento Zan, Dirce Djanira Pacheco e |
author_role |
author |
author2 |
Zan, Dirce Djanira Pacheco e |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corsino, Luciano Nascimento Zan, Dirce Djanira Pacheco e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Juventude. Democracia. Participação política. Etnografia. Movimento estudantil Ocupações - Aspectos sociológicos Escolas. |
topic |
Juventude. Democracia. Participação política. Etnografia. Movimento estudantil Ocupações - Aspectos sociológicos Escolas. |
description |
O ano de 2015 foi marcado pelo fenômeno das ocupações de uma média de 213 da rede estadual de São Paulo. O presente trabalho compõe uma pesquisa de doutorado e tem como objetivo central apresentar uma reflexão acerca da experiência de um pesquisador em uma ocupação realizada por jovens estudantes em uma escola da rede estadual de São Paulo. Por meio de uma pesquisa etnográfica, somaram-se 15 horas de observação e registros em diário de campo no interior da ocupação de uma escola localizada na zona norte de São Paulo. Dentre os fatos observados, destaca-se a forte autonomia dos/as jovens ocupantes, o ambiente democrático construído nas relações cotidianas e nos eventos promovidos, como as aulas abertas e as oficinas, assim como a tensão constante nas relações estabelecidas com os sujeitos contrários à ocupação. Verificou-se que a experiência da ocupação contribuiu efetivamente para a reflexão dos/as estudantes sobre a construção de uma escola democrática. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647751 10.20396/etd.v19i1.8647751 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647751 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v19i1.8647751 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647751/15198 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647751/19930 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 26-48 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 26-48 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 26-48 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216653809582080 |