A ocupação como processo de descolonização da escola: notas sobre uma pesquisa etnográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corsino, Luciano Nascimento
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Zan, Dirce Djanira Pacheco e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647751
Resumo: O ano de 2015 foi marcado pelo fenômeno das ocupações de uma média de 213 da rede estadual de São Paulo. O presente trabalho compõe uma pesquisa de doutorado e tem como objetivo central apresentar uma reflexão acerca da experiência de um pesquisador em uma ocupação realizada por jovens estudantes em uma escola da rede estadual de São Paulo. Por meio de uma pesquisa etnográfica, somaram-se 15 horas de observação e registros em diário de campo no interior da ocupação de uma escola localizada na zona norte de São Paulo. Dentre os fatos observados, destaca-se a forte autonomia dos/as jovens ocupantes, o ambiente democrático construído nas relações cotidianas e nos eventos promovidos, como as aulas abertas e as oficinas, assim como a tensão constante nas relações estabelecidas com os sujeitos contrários à ocupação. Verificou-se que a experiência da ocupação contribuiu efetivamente para a reflexão dos/as estudantes sobre a construção de uma escola democrática.  
id UNICAMP-19_47633ffdb354ed9bd68ce378f7d42e56
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647751
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling A ocupação como processo de descolonização da escola: notas sobre uma pesquisa etnográficaJuventude. Democracia. Participação política. Etnografia.Movimento estudantilOcupações - Aspectos sociológicosEscolas.O ano de 2015 foi marcado pelo fenômeno das ocupações de uma média de 213 da rede estadual de São Paulo. O presente trabalho compõe uma pesquisa de doutorado e tem como objetivo central apresentar uma reflexão acerca da experiência de um pesquisador em uma ocupação realizada por jovens estudantes em uma escola da rede estadual de São Paulo. Por meio de uma pesquisa etnográfica, somaram-se 15 horas de observação e registros em diário de campo no interior da ocupação de uma escola localizada na zona norte de São Paulo. Dentre os fatos observados, destaca-se a forte autonomia dos/as jovens ocupantes, o ambiente democrático construído nas relações cotidianas e nos eventos promovidos, como as aulas abertas e as oficinas, assim como a tensão constante nas relações estabelecidas com os sujeitos contrários à ocupação. Verificou-se que a experiência da ocupação contribuiu efetivamente para a reflexão dos/as estudantes sobre a construção de uma escola democrática.  Universidade Estadual de Campinas2017-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empíricaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864775110.20396/etd.v19i1.8647751ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 26-48ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 26-48ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 26-481676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647751/15198https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647751/19930Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorsino, Luciano NascimentoZan, Dirce Djanira Pacheco e2018-04-13T15:36:25Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647751Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:21.307013ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A ocupação como processo de descolonização da escola: notas sobre uma pesquisa etnográfica
title A ocupação como processo de descolonização da escola: notas sobre uma pesquisa etnográfica
spellingShingle A ocupação como processo de descolonização da escola: notas sobre uma pesquisa etnográfica
Corsino, Luciano Nascimento
Juventude. Democracia. Participação política. Etnografia.
Movimento estudantil
Ocupações - Aspectos sociológicos
Escolas.
title_short A ocupação como processo de descolonização da escola: notas sobre uma pesquisa etnográfica
title_full A ocupação como processo de descolonização da escola: notas sobre uma pesquisa etnográfica
title_fullStr A ocupação como processo de descolonização da escola: notas sobre uma pesquisa etnográfica
title_full_unstemmed A ocupação como processo de descolonização da escola: notas sobre uma pesquisa etnográfica
title_sort A ocupação como processo de descolonização da escola: notas sobre uma pesquisa etnográfica
author Corsino, Luciano Nascimento
author_facet Corsino, Luciano Nascimento
Zan, Dirce Djanira Pacheco e
author_role author
author2 Zan, Dirce Djanira Pacheco e
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corsino, Luciano Nascimento
Zan, Dirce Djanira Pacheco e
dc.subject.por.fl_str_mv Juventude. Democracia. Participação política. Etnografia.
Movimento estudantil
Ocupações - Aspectos sociológicos
Escolas.
topic Juventude. Democracia. Participação política. Etnografia.
Movimento estudantil
Ocupações - Aspectos sociológicos
Escolas.
description O ano de 2015 foi marcado pelo fenômeno das ocupações de uma média de 213 da rede estadual de São Paulo. O presente trabalho compõe uma pesquisa de doutorado e tem como objetivo central apresentar uma reflexão acerca da experiência de um pesquisador em uma ocupação realizada por jovens estudantes em uma escola da rede estadual de São Paulo. Por meio de uma pesquisa etnográfica, somaram-se 15 horas de observação e registros em diário de campo no interior da ocupação de uma escola localizada na zona norte de São Paulo. Dentre os fatos observados, destaca-se a forte autonomia dos/as jovens ocupantes, o ambiente democrático construído nas relações cotidianas e nos eventos promovidos, como as aulas abertas e as oficinas, assim como a tensão constante nas relações estabelecidas com os sujeitos contrários à ocupação. Verificou-se que a experiência da ocupação contribuiu efetivamente para a reflexão dos/as estudantes sobre a construção de uma escola democrática.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647751
10.20396/etd.v19i1.8647751
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647751
identifier_str_mv 10.20396/etd.v19i1.8647751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647751/15198
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647751/19930
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 26-48
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 26-48
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 26-48
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216653809582080