C3: ações, interações e acontecimentos: arte educadoras entre ativismo, arte e educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1268 |
Resumo: | Este artigo irá apresentar algumas perspectivas sobre arte-educação ativista e pesquisa participativa. A plataforma Inter-ACCION realizada por educadores de arte é descrita como um exemplo de processos de arte-educação utilizando conceitos como a/r/tography; investigação colaborativa, interatividade; entre-lugares e compromissos sociais. Tais conceitos são desenvolvidos pelos artistas/professores/pesquisadores e pelo grupo Inter-Ação denominado C3 nas suas ações e teorias através de fazer e gravar eventos de arte-educação, a fim de tornar o ensino de artes mais visível na sociedade usando ferramentas de coleta de dados, tais como vídeo, fotografia , texto e desenho e análise de dados usando o processo com base artística para a geração de reflexão, codificação e teoria. |
id |
UNICAMP-19_4ec092d3d74729692dde4d2bb164e2e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1268 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
C3: ações, interações e acontecimentos: arte educadoras entre ativismo, arte e educaçãoArte ativista. Arte educação.Arte EducaçãoEste artigo irá apresentar algumas perspectivas sobre arte-educação ativista e pesquisa participativa. A plataforma Inter-ACCION realizada por educadores de arte é descrita como um exemplo de processos de arte-educação utilizando conceitos como a/r/tography; investigação colaborativa, interatividade; entre-lugares e compromissos sociais. Tais conceitos são desenvolvidos pelos artistas/professores/pesquisadores e pelo grupo Inter-Ação denominado C3 nas suas ações e teorias através de fazer e gravar eventos de arte-educação, a fim de tornar o ensino de artes mais visível na sociedade usando ferramentas de coleta de dados, tais como vídeo, fotografia , texto e desenho e análise de dados usando o processo com base artística para a geração de reflexão, codificação e teoria.Universidade Estadual de Campinas2013-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empíricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/126810.20396/etd.v15i3.1268ETD - Educação Temática Digital; v. 15 n. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 495-506ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 No. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 495-506ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 Núm. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 495-5061676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1268/pdfCopyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessEça, Teresa Torres de2017-03-14T12:49:44Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1268Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:08.465467ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
C3: ações, interações e acontecimentos: arte educadoras entre ativismo, arte e educação |
title |
C3: ações, interações e acontecimentos: arte educadoras entre ativismo, arte e educação |
spellingShingle |
C3: ações, interações e acontecimentos: arte educadoras entre ativismo, arte e educação Eça, Teresa Torres de Arte ativista. Arte educação. Arte Educação |
title_short |
C3: ações, interações e acontecimentos: arte educadoras entre ativismo, arte e educação |
title_full |
C3: ações, interações e acontecimentos: arte educadoras entre ativismo, arte e educação |
title_fullStr |
C3: ações, interações e acontecimentos: arte educadoras entre ativismo, arte e educação |
title_full_unstemmed |
C3: ações, interações e acontecimentos: arte educadoras entre ativismo, arte e educação |
title_sort |
C3: ações, interações e acontecimentos: arte educadoras entre ativismo, arte e educação |
author |
Eça, Teresa Torres de |
author_facet |
Eça, Teresa Torres de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eça, Teresa Torres de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte ativista. Arte educação. Arte Educação |
topic |
Arte ativista. Arte educação. Arte Educação |
description |
Este artigo irá apresentar algumas perspectivas sobre arte-educação ativista e pesquisa participativa. A plataforma Inter-ACCION realizada por educadores de arte é descrita como um exemplo de processos de arte-educação utilizando conceitos como a/r/tography; investigação colaborativa, interatividade; entre-lugares e compromissos sociais. Tais conceitos são desenvolvidos pelos artistas/professores/pesquisadores e pelo grupo Inter-Ação denominado C3 nas suas ações e teorias através de fazer e gravar eventos de arte-educação, a fim de tornar o ensino de artes mais visível na sociedade usando ferramentas de coleta de dados, tais como vídeo, fotografia , texto e desenho e análise de dados usando o processo com base artística para a geração de reflexão, codificação e teoria. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1268 10.20396/etd.v15i3.1268 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1268 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v15i3.1268 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1268/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 15 n. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 495-506 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 No. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 495-506 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 Núm. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 495-506 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216652792463360 |