Ensino de psicologia e o ensino fundamental: abrindo janelas a novos horizontes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sadalla, Ana Maria Falcão de Aragão
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/656
Resumo: Buscando reagir a uma Psicologia burocrática, elitista e encastelada, psicólogos procuram traduzir os conhecimentos que esta ciência tem produzido em relação ao processo ensino-aprendizagem para professores, intentando promover sua compreensão. Reagindo a uma visão de ciência que se dizia capaz de identificar origens de problemas apenas a partir da aplicação de testes psicológicos, análise de desenho ou de material escolar, sem analisar o contexto e as relações que nele se estabelecem, psicólogos buscam mostrar aos professores que não há apenas uma possibilidade de análise e que, dependendo do referencial teórico que se utiliza, podem ser levantadas várias hipóteses de um mesmo problema. Temos sido testemunhas de reações de professores à ação da Psicologia na escola. Mas, perguntamos: é a ação da Psicologia que gera estas reações, ou é ao uso que se faz da Psicologia nas escolas? Em parceria junto aos professores e profissionais que atuam em contextos educativos, bem como com outras ciências da educação, temos a possibilidade de constituir e construir um conjunto de saberes e conhecimentos pedagógicos e educacionais para promover a qualidade de ensino que atenda a novas demandas dos sujeitos que freqüentam as escolas do ensino fundamental. 
id UNICAMP-19_55683d8ea481e793ebbd234eb88b49dd
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/656
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Ensino de psicologia e o ensino fundamental: abrindo janelas a novos horizontesEnsino de psicologia. Psicologia e ensino fundamental. Reflexividade.Ensino de psicologiaBuscando reagir a uma Psicologia burocrática, elitista e encastelada, psicólogos procuram traduzir os conhecimentos que esta ciência tem produzido em relação ao processo ensino-aprendizagem para professores, intentando promover sua compreensão. Reagindo a uma visão de ciência que se dizia capaz de identificar origens de problemas apenas a partir da aplicação de testes psicológicos, análise de desenho ou de material escolar, sem analisar o contexto e as relações que nele se estabelecem, psicólogos buscam mostrar aos professores que não há apenas uma possibilidade de análise e que, dependendo do referencial teórico que se utiliza, podem ser levantadas várias hipóteses de um mesmo problema. Temos sido testemunhas de reações de professores à ação da Psicologia na escola. Mas, perguntamos: é a ação da Psicologia que gera estas reações, ou é ao uso que se faz da Psicologia nas escolas? Em parceria junto aos professores e profissionais que atuam em contextos educativos, bem como com outras ciências da educação, temos a possibilidade de constituir e construir um conjunto de saberes e conhecimentos pedagógicos e educacionais para promover a qualidade de ensino que atenda a novas demandas dos sujeitos que freqüentam as escolas do ensino fundamental. Universidade Estadual de Campinas2008-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/65610.20396/etd.v8i2.656ETD - Educação Temática Digital; v. 8 n. 2 (2007): Número Temático: Docência em psicologia; 218-224ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 No. 2 (2007): Número Temático: Docência em psicologia; 218-224ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 Núm. 2 (2007): Número Temático: Docência em psicologia; 218-2241676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/656/671Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSadalla, Ana Maria Falcão de Aragão2017-03-31T09:58:52Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/656Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:35.930640ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de psicologia e o ensino fundamental: abrindo janelas a novos horizontes
title Ensino de psicologia e o ensino fundamental: abrindo janelas a novos horizontes
spellingShingle Ensino de psicologia e o ensino fundamental: abrindo janelas a novos horizontes
Sadalla, Ana Maria Falcão de Aragão
Ensino de psicologia. Psicologia e ensino fundamental. Reflexividade.
Ensino de psicologia
title_short Ensino de psicologia e o ensino fundamental: abrindo janelas a novos horizontes
title_full Ensino de psicologia e o ensino fundamental: abrindo janelas a novos horizontes
title_fullStr Ensino de psicologia e o ensino fundamental: abrindo janelas a novos horizontes
title_full_unstemmed Ensino de psicologia e o ensino fundamental: abrindo janelas a novos horizontes
title_sort Ensino de psicologia e o ensino fundamental: abrindo janelas a novos horizontes
author Sadalla, Ana Maria Falcão de Aragão
author_facet Sadalla, Ana Maria Falcão de Aragão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sadalla, Ana Maria Falcão de Aragão
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de psicologia. Psicologia e ensino fundamental. Reflexividade.
Ensino de psicologia
topic Ensino de psicologia. Psicologia e ensino fundamental. Reflexividade.
Ensino de psicologia
description Buscando reagir a uma Psicologia burocrática, elitista e encastelada, psicólogos procuram traduzir os conhecimentos que esta ciência tem produzido em relação ao processo ensino-aprendizagem para professores, intentando promover sua compreensão. Reagindo a uma visão de ciência que se dizia capaz de identificar origens de problemas apenas a partir da aplicação de testes psicológicos, análise de desenho ou de material escolar, sem analisar o contexto e as relações que nele se estabelecem, psicólogos buscam mostrar aos professores que não há apenas uma possibilidade de análise e que, dependendo do referencial teórico que se utiliza, podem ser levantadas várias hipóteses de um mesmo problema. Temos sido testemunhas de reações de professores à ação da Psicologia na escola. Mas, perguntamos: é a ação da Psicologia que gera estas reações, ou é ao uso que se faz da Psicologia nas escolas? Em parceria junto aos professores e profissionais que atuam em contextos educativos, bem como com outras ciências da educação, temos a possibilidade de constituir e construir um conjunto de saberes e conhecimentos pedagógicos e educacionais para promover a qualidade de ensino que atenda a novas demandas dos sujeitos que freqüentam as escolas do ensino fundamental. 
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/656
10.20396/etd.v8i2.656
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/656
identifier_str_mv 10.20396/etd.v8i2.656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/656/671
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 8 n. 2 (2007): Número Temático: Docência em psicologia; 218-224
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 No. 2 (2007): Número Temático: Docência em psicologia; 218-224
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 Núm. 2 (2007): Número Temático: Docência em psicologia; 218-224
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216650285318144