Atuação do professor de psicologia em foco: Relato de experiência no Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Pollyane Lisita
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Elilany Elias, Silva, Janaína Cassiano, Campos, Maurício
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/51038
Resumo: O presente trabalho descreve a prática de estágio de licenciatura em Psicologia realizada com alunos do segundo ano do ensino fundamental em uma escola municipal situada em uma região periférica de uma cidade do sudeste goiano. Embora a temática trabalhada seja referente à preservação ambiental, foi possível tangenciar vários temas pertinentes à Psicologia, especificamente no encontro com a Educação, o que reafirma a contribuição do licenciado neste saber e, no acompanhamento, observação da turma, bem como nas três regências realizadas. O licenciado em Psicologia encontra por vezes dificuldades em diferenciar sua prática daquela do profissional de Psicologia Escolar, assim, buscou-se discutir uma prática contextualizada, utilizando-se para isso a referida atuação em licenciatura e suscitando questionamentos pertinentes à mesma.
id UFU-11_6d766a175df3060f874e87eb60f04439
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/51038
network_acronym_str UFU-11
network_name_str Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
repository_id_str
spelling Atuação do professor de psicologia em foco: Relato de experiência no Ensino FundamentalProfessor de PsicologiaPsicologia e EducaçãoEnsino fundamentalO presente trabalho descreve a prática de estágio de licenciatura em Psicologia realizada com alunos do segundo ano do ensino fundamental em uma escola municipal situada em uma região periférica de uma cidade do sudeste goiano. Embora a temática trabalhada seja referente à preservação ambiental, foi possível tangenciar vários temas pertinentes à Psicologia, especificamente no encontro com a Educação, o que reafirma a contribuição do licenciado neste saber e, no acompanhamento, observação da turma, bem como nas três regências realizadas. O licenciado em Psicologia encontra por vezes dificuldades em diferenciar sua prática daquela do profissional de Psicologia Escolar, assim, buscou-se discutir uma prática contextualizada, utilizando-se para isso a referida atuação em licenciatura e suscitando questionamentos pertinentes à mesma.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia2019-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/5103810.14393/PPv23n1a2019-51038Perspectivas em Psicologia; v. 23 n. 1 (2019): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA2237-6917reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/51038/27752Silva, Pollyane Lisita Silva, Elilany Elias Silva, Janaína Cassiano Campos, Maurício info:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-17T20:31:43Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/51038Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/oai||moisesflemos@yahoo.com.br2237-69172237-6917opendoar:2020-03-17T20:31:43Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Atuação do professor de psicologia em foco: Relato de experiência no Ensino Fundamental
title Atuação do professor de psicologia em foco: Relato de experiência no Ensino Fundamental
spellingShingle Atuação do professor de psicologia em foco: Relato de experiência no Ensino Fundamental
Silva, Pollyane Lisita
Professor de Psicologia
Psicologia e Educação
Ensino fundamental
title_short Atuação do professor de psicologia em foco: Relato de experiência no Ensino Fundamental
title_full Atuação do professor de psicologia em foco: Relato de experiência no Ensino Fundamental
title_fullStr Atuação do professor de psicologia em foco: Relato de experiência no Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Atuação do professor de psicologia em foco: Relato de experiência no Ensino Fundamental
title_sort Atuação do professor de psicologia em foco: Relato de experiência no Ensino Fundamental
author Silva, Pollyane Lisita
author_facet Silva, Pollyane Lisita
Silva, Elilany Elias
Silva, Janaína Cassiano
Campos, Maurício
author_role author
author2 Silva, Elilany Elias
Silva, Janaína Cassiano
Campos, Maurício
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Pollyane Lisita
Silva, Elilany Elias
Silva, Janaína Cassiano
Campos, Maurício
dc.subject.por.fl_str_mv Professor de Psicologia
Psicologia e Educação
Ensino fundamental
topic Professor de Psicologia
Psicologia e Educação
Ensino fundamental
description O presente trabalho descreve a prática de estágio de licenciatura em Psicologia realizada com alunos do segundo ano do ensino fundamental em uma escola municipal situada em uma região periférica de uma cidade do sudeste goiano. Embora a temática trabalhada seja referente à preservação ambiental, foi possível tangenciar vários temas pertinentes à Psicologia, especificamente no encontro com a Educação, o que reafirma a contribuição do licenciado neste saber e, no acompanhamento, observação da turma, bem como nas três regências realizadas. O licenciado em Psicologia encontra por vezes dificuldades em diferenciar sua prática daquela do profissional de Psicologia Escolar, assim, buscou-se discutir uma prática contextualizada, utilizando-se para isso a referida atuação em licenciatura e suscitando questionamentos pertinentes à mesma.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/51038
10.14393/PPv23n1a2019-51038
url https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/51038
identifier_str_mv 10.14393/PPv23n1a2019-51038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/51038/27752
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Psicologia; v. 23 n. 1 (2019): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA
2237-6917
reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
collection Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||moisesflemos@yahoo.com.br
_version_ 1798042280832008192