Culturas juvenis, mídias e consumo: mediações em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bomfim, Maria do Carmo Alves do
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Conceição, Luzineide dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863
Resumo: Estudos recentes têm enfocado a cultura juvenil, entretanto há lacunas quanto aos desejos dos jovens. O presente estudo registra resultados de pesquisas do Observatório de Juventudes, Cultura de Paz e Violências na Escola – OBJUVE da Universidade Federal do Piauí, especificamente sobre as práticas dos grupos de Hip Hop Vida na Periferia “Vida P” e Movimento pela Paz na Periferia “MP 3” e outra pesquisa sobre “Juventudes, Mídias e Violências”, objetivando compreender as mediações formativas na construção das identidades das/os jovens envolvidas/os em práticas em tais práticas de sociabilidades. São referências teóricas desse trabalho os estudos de Adad (2004), Fischer (2008), Catani e Gilioli (2008), Bomfim (2006), Sposito (2003) dentre outras, que foi operacionalizado por meio de observação nos espaços onde se encontravam os sujeitos dessas pesquisas e de aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas. Como resultados podemos registrar que as identidades dos/as jovens da periferia de Teresina são construídas em meio a grupos de amigos, dos movimentos de que participam e de colegas do espaço escolar através de atividades culturais específicas (cine-periferia, teatro, danças etc.) mediadas por ações formativas planejadas. Não obstante essa formação, os/as jovens sofrem forte influência de atrativos para consumo mercadológico via instituições midiáticas, além de reforçarem práticas de violência.
id UNICAMP-19_6175e23bbd35edcf7eb04538c94b9dc4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/863
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Culturas juvenis, mídias e consumo: mediações em educaçãoCulturas juvenis. Identidades. Mídias. Educação.EducaçãoEstudos recentes têm enfocado a cultura juvenil, entretanto há lacunas quanto aos desejos dos jovens. O presente estudo registra resultados de pesquisas do Observatório de Juventudes, Cultura de Paz e Violências na Escola – OBJUVE da Universidade Federal do Piauí, especificamente sobre as práticas dos grupos de Hip Hop Vida na Periferia “Vida P” e Movimento pela Paz na Periferia “MP 3” e outra pesquisa sobre “Juventudes, Mídias e Violências”, objetivando compreender as mediações formativas na construção das identidades das/os jovens envolvidas/os em práticas em tais práticas de sociabilidades. São referências teóricas desse trabalho os estudos de Adad (2004), Fischer (2008), Catani e Gilioli (2008), Bomfim (2006), Sposito (2003) dentre outras, que foi operacionalizado por meio de observação nos espaços onde se encontravam os sujeitos dessas pesquisas e de aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas. Como resultados podemos registrar que as identidades dos/as jovens da periferia de Teresina são construídas em meio a grupos de amigos, dos movimentos de que participam e de colegas do espaço escolar através de atividades culturais específicas (cine-periferia, teatro, danças etc.) mediadas por ações formativas planejadas. Não obstante essa formação, os/as jovens sofrem forte influência de atrativos para consumo mercadológico via instituições midiáticas, além de reforçarem práticas de violência.Universidade Estadual de Campinas2010-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/86310.20396/etd.v12i0.863ETD - Educação Temática Digital; v. 12 (2010): Número Especial: "Juventude, Cultura, Diversidade e Subjetividade"; 124-134ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2010): Número Especial: "Juventude, Cultura, Diversidade e Subjetividade"; 124-134ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2010): Número Especial: "Juventude, Cultura, Diversidade e Subjetividade"; 124-1341676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863/pdf_24Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBomfim, Maria do Carmo Alves doConceição, Luzineide dos Santos2017-09-22T08:58:49Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/863Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:49.293967ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Culturas juvenis, mídias e consumo: mediações em educação
title Culturas juvenis, mídias e consumo: mediações em educação
spellingShingle Culturas juvenis, mídias e consumo: mediações em educação
Bomfim, Maria do Carmo Alves do
Culturas juvenis. Identidades. Mídias. Educação.
Educação
title_short Culturas juvenis, mídias e consumo: mediações em educação
title_full Culturas juvenis, mídias e consumo: mediações em educação
title_fullStr Culturas juvenis, mídias e consumo: mediações em educação
title_full_unstemmed Culturas juvenis, mídias e consumo: mediações em educação
title_sort Culturas juvenis, mídias e consumo: mediações em educação
author Bomfim, Maria do Carmo Alves do
author_facet Bomfim, Maria do Carmo Alves do
Conceição, Luzineide dos Santos
author_role author
author2 Conceição, Luzineide dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bomfim, Maria do Carmo Alves do
Conceição, Luzineide dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Culturas juvenis. Identidades. Mídias. Educação.
Educação
topic Culturas juvenis. Identidades. Mídias. Educação.
Educação
description Estudos recentes têm enfocado a cultura juvenil, entretanto há lacunas quanto aos desejos dos jovens. O presente estudo registra resultados de pesquisas do Observatório de Juventudes, Cultura de Paz e Violências na Escola – OBJUVE da Universidade Federal do Piauí, especificamente sobre as práticas dos grupos de Hip Hop Vida na Periferia “Vida P” e Movimento pela Paz na Periferia “MP 3” e outra pesquisa sobre “Juventudes, Mídias e Violências”, objetivando compreender as mediações formativas na construção das identidades das/os jovens envolvidas/os em práticas em tais práticas de sociabilidades. São referências teóricas desse trabalho os estudos de Adad (2004), Fischer (2008), Catani e Gilioli (2008), Bomfim (2006), Sposito (2003) dentre outras, que foi operacionalizado por meio de observação nos espaços onde se encontravam os sujeitos dessas pesquisas e de aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas. Como resultados podemos registrar que as identidades dos/as jovens da periferia de Teresina são construídas em meio a grupos de amigos, dos movimentos de que participam e de colegas do espaço escolar através de atividades culturais específicas (cine-periferia, teatro, danças etc.) mediadas por ações formativas planejadas. Não obstante essa formação, os/as jovens sofrem forte influência de atrativos para consumo mercadológico via instituições midiáticas, além de reforçarem práticas de violência.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863
10.20396/etd.v12i0.863
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863
identifier_str_mv 10.20396/etd.v12i0.863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863/pdf_24
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 12 (2010): Número Especial: "Juventude, Cultura, Diversidade e Subjetividade"; 124-134
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2010): Número Especial: "Juventude, Cultura, Diversidade e Subjetividade"; 124-134
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2010): Número Especial: "Juventude, Cultura, Diversidade e Subjetividade"; 124-134
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216651165073408