Culturas juvenis, mídias e consumo: mediações em educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863 |
Resumo: | Estudos recentes têm enfocado a cultura juvenil, entretanto há lacunas quanto aos desejos dos jovens. O presente estudo registra resultados de pesquisas do Observatório de Juventudes, Cultura de Paz e Violências na Escola – OBJUVE da Universidade Federal do Piauí, especificamente sobre as práticas dos grupos de Hip Hop Vida na Periferia “Vida P” e Movimento pela Paz na Periferia “MP 3” e outra pesquisa sobre “Juventudes, Mídias e Violências”, objetivando compreender as mediações formativas na construção das identidades das/os jovens envolvidas/os em práticas em tais práticas de sociabilidades. São referências teóricas desse trabalho os estudos de Adad (2004), Fischer (2008), Catani e Gilioli (2008), Bomfim (2006), Sposito (2003) dentre outras, que foi operacionalizado por meio de observação nos espaços onde se encontravam os sujeitos dessas pesquisas e de aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas. Como resultados podemos registrar que as identidades dos/as jovens da periferia de Teresina são construídas em meio a grupos de amigos, dos movimentos de que participam e de colegas do espaço escolar através de atividades culturais específicas (cine-periferia, teatro, danças etc.) mediadas por ações formativas planejadas. Não obstante essa formação, os/as jovens sofrem forte influência de atrativos para consumo mercadológico via instituições midiáticas, além de reforçarem práticas de violência. |
id |
UNICAMP-19_6175e23bbd35edcf7eb04538c94b9dc4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/863 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Culturas juvenis, mídias e consumo: mediações em educaçãoCulturas juvenis. Identidades. Mídias. Educação.EducaçãoEstudos recentes têm enfocado a cultura juvenil, entretanto há lacunas quanto aos desejos dos jovens. O presente estudo registra resultados de pesquisas do Observatório de Juventudes, Cultura de Paz e Violências na Escola – OBJUVE da Universidade Federal do Piauí, especificamente sobre as práticas dos grupos de Hip Hop Vida na Periferia “Vida P” e Movimento pela Paz na Periferia “MP 3” e outra pesquisa sobre “Juventudes, Mídias e Violências”, objetivando compreender as mediações formativas na construção das identidades das/os jovens envolvidas/os em práticas em tais práticas de sociabilidades. São referências teóricas desse trabalho os estudos de Adad (2004), Fischer (2008), Catani e Gilioli (2008), Bomfim (2006), Sposito (2003) dentre outras, que foi operacionalizado por meio de observação nos espaços onde se encontravam os sujeitos dessas pesquisas e de aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas. Como resultados podemos registrar que as identidades dos/as jovens da periferia de Teresina são construídas em meio a grupos de amigos, dos movimentos de que participam e de colegas do espaço escolar através de atividades culturais específicas (cine-periferia, teatro, danças etc.) mediadas por ações formativas planejadas. Não obstante essa formação, os/as jovens sofrem forte influência de atrativos para consumo mercadológico via instituições midiáticas, além de reforçarem práticas de violência.Universidade Estadual de Campinas2010-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/86310.20396/etd.v12i0.863ETD - Educação Temática Digital; v. 12 (2010): Número Especial: "Juventude, Cultura, Diversidade e Subjetividade"; 124-134ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2010): Número Especial: "Juventude, Cultura, Diversidade e Subjetividade"; 124-134ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2010): Número Especial: "Juventude, Cultura, Diversidade e Subjetividade"; 124-1341676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863/pdf_24Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBomfim, Maria do Carmo Alves doConceição, Luzineide dos Santos2017-09-22T08:58:49Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/863Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:49.293967ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Culturas juvenis, mídias e consumo: mediações em educação |
title |
Culturas juvenis, mídias e consumo: mediações em educação |
spellingShingle |
Culturas juvenis, mídias e consumo: mediações em educação Bomfim, Maria do Carmo Alves do Culturas juvenis. Identidades. Mídias. Educação. Educação |
title_short |
Culturas juvenis, mídias e consumo: mediações em educação |
title_full |
Culturas juvenis, mídias e consumo: mediações em educação |
title_fullStr |
Culturas juvenis, mídias e consumo: mediações em educação |
title_full_unstemmed |
Culturas juvenis, mídias e consumo: mediações em educação |
title_sort |
Culturas juvenis, mídias e consumo: mediações em educação |
author |
Bomfim, Maria do Carmo Alves do |
author_facet |
Bomfim, Maria do Carmo Alves do Conceição, Luzineide dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Conceição, Luzineide dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bomfim, Maria do Carmo Alves do Conceição, Luzineide dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Culturas juvenis. Identidades. Mídias. Educação. Educação |
topic |
Culturas juvenis. Identidades. Mídias. Educação. Educação |
description |
Estudos recentes têm enfocado a cultura juvenil, entretanto há lacunas quanto aos desejos dos jovens. O presente estudo registra resultados de pesquisas do Observatório de Juventudes, Cultura de Paz e Violências na Escola – OBJUVE da Universidade Federal do Piauí, especificamente sobre as práticas dos grupos de Hip Hop Vida na Periferia “Vida P” e Movimento pela Paz na Periferia “MP 3” e outra pesquisa sobre “Juventudes, Mídias e Violências”, objetivando compreender as mediações formativas na construção das identidades das/os jovens envolvidas/os em práticas em tais práticas de sociabilidades. São referências teóricas desse trabalho os estudos de Adad (2004), Fischer (2008), Catani e Gilioli (2008), Bomfim (2006), Sposito (2003) dentre outras, que foi operacionalizado por meio de observação nos espaços onde se encontravam os sujeitos dessas pesquisas e de aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas. Como resultados podemos registrar que as identidades dos/as jovens da periferia de Teresina são construídas em meio a grupos de amigos, dos movimentos de que participam e de colegas do espaço escolar através de atividades culturais específicas (cine-periferia, teatro, danças etc.) mediadas por ações formativas planejadas. Não obstante essa formação, os/as jovens sofrem forte influência de atrativos para consumo mercadológico via instituições midiáticas, além de reforçarem práticas de violência. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863 10.20396/etd.v12i0.863 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v12i0.863 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863/pdf_24 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 12 (2010): Número Especial: "Juventude, Cultura, Diversidade e Subjetividade"; 124-134 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2010): Número Especial: "Juventude, Cultura, Diversidade e Subjetividade"; 124-134 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2010): Número Especial: "Juventude, Cultura, Diversidade e Subjetividade"; 124-134 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216651165073408 |