Aprender a aprender: propostas de intervenção em estratégias de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/651 |
Resumo: | É inegável a escassez de propostas de intervenções e de elaboração de materiais instrucionais nacionais, relativos às estratégias de aprendizagem, em todos os segmentos da escolarização formal. O objetivo deste artigo é descrever e analisar alguns estudos nacionais, realizados e em andamento, tendo como referencial teórico a Psicologia Cognitiva baseada na Teoria do Processamento da Informação. Espera-se contribuir para discussão e produção de conhecimentos nessa área. |
id |
UNICAMP-19_6d61a3ae15f618b18e77627175fcd19a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/651 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprender a aprender: propostas de intervenção em estratégias de aprendizagemEstratégias de aprendizagem. Sessões de intervenção. Metacognição. Aprendizagem auto-regulada.Aprendizagem auto-reguladaÉ inegável a escassez de propostas de intervenções e de elaboração de materiais instrucionais nacionais, relativos às estratégias de aprendizagem, em todos os segmentos da escolarização formal. O objetivo deste artigo é descrever e analisar alguns estudos nacionais, realizados e em andamento, tendo como referencial teórico a Psicologia Cognitiva baseada na Teoria do Processamento da Informação. Espera-se contribuir para discussão e produção de conhecimentos nessa área. Universidade Estadual de Campinas2008-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/65110.20396/etd.v8i2.651ETD - Educação Temática Digital; v. 8 n. 2 (2007): Número Temático: Docência em psicologia; 156-167ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 No. 2 (2007): Número Temático: Docência em psicologia; 156-167ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 Núm. 2 (2007): Número Temático: Docência em psicologia; 156-1671676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/651/666Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBoruchovitch, Evely2017-03-31T09:58:52Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/651Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:35.613153ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender a aprender: propostas de intervenção em estratégias de aprendizagem |
title |
Aprender a aprender: propostas de intervenção em estratégias de aprendizagem |
spellingShingle |
Aprender a aprender: propostas de intervenção em estratégias de aprendizagem Boruchovitch, Evely Estratégias de aprendizagem. Sessões de intervenção. Metacognição. Aprendizagem auto-regulada. Aprendizagem auto-regulada |
title_short |
Aprender a aprender: propostas de intervenção em estratégias de aprendizagem |
title_full |
Aprender a aprender: propostas de intervenção em estratégias de aprendizagem |
title_fullStr |
Aprender a aprender: propostas de intervenção em estratégias de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Aprender a aprender: propostas de intervenção em estratégias de aprendizagem |
title_sort |
Aprender a aprender: propostas de intervenção em estratégias de aprendizagem |
author |
Boruchovitch, Evely |
author_facet |
Boruchovitch, Evely |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boruchovitch, Evely |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias de aprendizagem. Sessões de intervenção. Metacognição. Aprendizagem auto-regulada. Aprendizagem auto-regulada |
topic |
Estratégias de aprendizagem. Sessões de intervenção. Metacognição. Aprendizagem auto-regulada. Aprendizagem auto-regulada |
description |
É inegável a escassez de propostas de intervenções e de elaboração de materiais instrucionais nacionais, relativos às estratégias de aprendizagem, em todos os segmentos da escolarização formal. O objetivo deste artigo é descrever e analisar alguns estudos nacionais, realizados e em andamento, tendo como referencial teórico a Psicologia Cognitiva baseada na Teoria do Processamento da Informação. Espera-se contribuir para discussão e produção de conhecimentos nessa área. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/651 10.20396/etd.v8i2.651 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/651 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v8i2.651 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/651/666 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 8 n. 2 (2007): Número Temático: Docência em psicologia; 156-167 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 No. 2 (2007): Número Temático: Docência em psicologia; 156-167 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 Núm. 2 (2007): Número Temático: Docência em psicologia; 156-167 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216650277978112 |