Aprender a aprender: propostas de intervenção em estratégias de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boruchovitch, Evely
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/651
Resumo: É inegável a escassez de propostas de intervenções e de elaboração de materiais instrucionais nacionais, relativos às estratégias de aprendizagem, em todos os segmentos da escolarização formal. O objetivo deste artigo é descrever e analisar alguns estudos nacionais, realizados e em andamento, tendo como referencial teórico a Psicologia Cognitiva baseada na Teoria do Processamento da Informação. Espera-se contribuir para discussão e produção de conhecimentos nessa área. 
id UNICAMP-19_6d61a3ae15f618b18e77627175fcd19a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/651
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Aprender a aprender: propostas de intervenção em estratégias de aprendizagemEstratégias de aprendizagem. Sessões de intervenção. Metacognição. Aprendizagem auto-regulada.Aprendizagem auto-reguladaÉ inegável a escassez de propostas de intervenções e de elaboração de materiais instrucionais nacionais, relativos às estratégias de aprendizagem, em todos os segmentos da escolarização formal. O objetivo deste artigo é descrever e analisar alguns estudos nacionais, realizados e em andamento, tendo como referencial teórico a Psicologia Cognitiva baseada na Teoria do Processamento da Informação. Espera-se contribuir para discussão e produção de conhecimentos nessa área. Universidade Estadual de Campinas2008-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/65110.20396/etd.v8i2.651ETD - Educação Temática Digital; v. 8 n. 2 (2007): Número Temático: Docência em psicologia; 156-167ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 No. 2 (2007): Número Temático: Docência em psicologia; 156-167ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 Núm. 2 (2007): Número Temático: Docência em psicologia; 156-1671676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/651/666Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBoruchovitch, Evely2017-03-31T09:58:52Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/651Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:35.613153ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprender a aprender: propostas de intervenção em estratégias de aprendizagem
title Aprender a aprender: propostas de intervenção em estratégias de aprendizagem
spellingShingle Aprender a aprender: propostas de intervenção em estratégias de aprendizagem
Boruchovitch, Evely
Estratégias de aprendizagem. Sessões de intervenção. Metacognição. Aprendizagem auto-regulada.
Aprendizagem auto-regulada
title_short Aprender a aprender: propostas de intervenção em estratégias de aprendizagem
title_full Aprender a aprender: propostas de intervenção em estratégias de aprendizagem
title_fullStr Aprender a aprender: propostas de intervenção em estratégias de aprendizagem
title_full_unstemmed Aprender a aprender: propostas de intervenção em estratégias de aprendizagem
title_sort Aprender a aprender: propostas de intervenção em estratégias de aprendizagem
author Boruchovitch, Evely
author_facet Boruchovitch, Evely
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boruchovitch, Evely
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de aprendizagem. Sessões de intervenção. Metacognição. Aprendizagem auto-regulada.
Aprendizagem auto-regulada
topic Estratégias de aprendizagem. Sessões de intervenção. Metacognição. Aprendizagem auto-regulada.
Aprendizagem auto-regulada
description É inegável a escassez de propostas de intervenções e de elaboração de materiais instrucionais nacionais, relativos às estratégias de aprendizagem, em todos os segmentos da escolarização formal. O objetivo deste artigo é descrever e analisar alguns estudos nacionais, realizados e em andamento, tendo como referencial teórico a Psicologia Cognitiva baseada na Teoria do Processamento da Informação. Espera-se contribuir para discussão e produção de conhecimentos nessa área. 
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/651
10.20396/etd.v8i2.651
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/651
identifier_str_mv 10.20396/etd.v8i2.651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/651/666
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 8 n. 2 (2007): Número Temático: Docência em psicologia; 156-167
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 No. 2 (2007): Número Temático: Docência em psicologia; 156-167
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 Núm. 2 (2007): Número Temático: Docência em psicologia; 156-167
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216650277978112