Reflexões sobre educação de surdos em nossa contemporaneidade: a libras como língua da escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8669320 |
Resumo: | Em nossa atualidade estamos lidando com muitas mudanças na educação dos surdos e uma delas é a educação bilíngue para surdos ser definida como modalidade na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) ao lado da educação especial não sendo mais parte dessa. Tal modalidade é defendida pelos sujeitos e pesquisadores surdos a partir da aposta de que os surdos apresentam uma diferença linguística fugindo assim do modelo da deficiência na definição de seu público alvo. Este artigo tem como objetivo, pensar sobre o lugar das línguas na educação bilíngue para surdos e para isso partimos da seguinte pergunta “como pensarmos então a Libras como língua da escola?” Para fazermos estas reflexões, discutiremos a educação bilíngue como “desejo de realidade” como nos aponta Larrosa (2008) bem como nos perguntamos se a Libras como língua da escola é alienante ou emancipadora a partir de Masschelein e Simons (2017). Por fim, defendemos uma linguagem educacional na educação dos surdos com Biesta (2013) a partir de três noções: confiança sem fundamento, violência transcendental e responsabilidade sem conhecimento. |
id |
UNICAMP-19_7a7363ff7ba3a838abb761791f765042 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8669320 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre educação de surdos em nossa contemporaneidade: a libras como língua da escolaReflections on deaf education in our contemporaneity: libras as the language of the schoolReflexiones sobre la educación sorda en nuestra contemporaneidad: libras como lengua de la escuelaEducación para sordosEducación bilingüeLibrasDeaf educationBilingual educationLibrasEducação de surdosEducação bilíngueLibrasEm nossa atualidade estamos lidando com muitas mudanças na educação dos surdos e uma delas é a educação bilíngue para surdos ser definida como modalidade na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) ao lado da educação especial não sendo mais parte dessa. Tal modalidade é defendida pelos sujeitos e pesquisadores surdos a partir da aposta de que os surdos apresentam uma diferença linguística fugindo assim do modelo da deficiência na definição de seu público alvo. Este artigo tem como objetivo, pensar sobre o lugar das línguas na educação bilíngue para surdos e para isso partimos da seguinte pergunta “como pensarmos então a Libras como língua da escola?” Para fazermos estas reflexões, discutiremos a educação bilíngue como “desejo de realidade” como nos aponta Larrosa (2008) bem como nos perguntamos se a Libras como língua da escola é alienante ou emancipadora a partir de Masschelein e Simons (2017). Por fim, defendemos uma linguagem educacional na educação dos surdos com Biesta (2013) a partir de três noções: confiança sem fundamento, violência transcendental e responsabilidade sem conhecimento. Currently we are dealing with many changes in the education of the deaf and one of them is bilingual education for the deaf being defined as a modality in the Law of Directives and Bases (LDB) alongside special education no longer part of it. This modality is defended by deaf subjects and researchers based on the bet that the deaf have a linguistic difference, thus escaping the model of disability in the definition of their target audience. This article aims to think about the place of languages in bilingual education for the deaf and for that we start from the following question “how do we think of Libras as a school language?” In order to make these reflections, we will discuss bilingual education as a “desire for reality” as pointed out by Larrosa (2008) as well as we ask ourselves if Libras as a school language is alienating or emancipating from Masschelein and Simons (2017). Finally, we defend an educational language in the education of the deaf with Biesta (2013) based on three notions: unfounded trust, transcendental violence and responsibility without knowledge.Actualmente nos enfrentamos a muchos cambios en la educación de sordos y uno de ellos es la educación bilingüe para sordos siendo definida como una modalidad en la Ley de Directrices y Bases (LDB) junto a la educación especial que ya no forma parte de ella. Esta modalidad es defendida por sujetos e investigadores sordos a partir de la apuesta de que los sordos tienen una diferencia lingüística, escapando así al modelo de la discapacidad en la definición de su público objetivo. Este artículo tiene como objetivo pensar el lugar de las lenguas en la educación bilingüe para sordos y para ello partimos de la siguiente pregunta “¿cómo pensamos Libras como lengua escolar?” Para hacer estas reflexiones, discutiremos la educación bilingüe como un “deseo de realidad” como lo señala Larrosa (2008) y nos preguntaremos si Libras como lengua escolar es alienante o emancipadora de Masschelein y Simons (2017). Finalmente, defendemos un lenguaje educativo en la educación de sordos con Biesta (2013) basado en tres nociones: confianza infundada, violencia trascendental y responsabilidad sin saber. Universidade Estadual de Campinas2022-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/866932010.20396/etd.v24i4.8669320ETD - Educação Temática Digital; Vol. 24 No. 4 (2022): Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas; 742-760ETD - Educação Temática Digital; Vol. 24 Núm. 4 (2022): Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas; 742-760ETD - Educação Temática Digital; v. 24 n. 4 (2022): Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas; 742-7601676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8669320/30711Brasil; ContemporâneoBrazil; ContemporaryBrasil; ContemporáneoCopyright (c) 2022 ETD - Educação Temática Digitalhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Vieira-Machado, Lucyenne Matos da CostaRodrigues, José Raimundo Carvalho, Daniel Junqueira2023-03-13T19:39:21Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8669320Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2023-03-13T19:39:21ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre educação de surdos em nossa contemporaneidade: a libras como língua da escola Reflections on deaf education in our contemporaneity: libras as the language of the school Reflexiones sobre la educación sorda en nuestra contemporaneidad: libras como lengua de la escuela |
title |
Reflexões sobre educação de surdos em nossa contemporaneidade: a libras como língua da escola |
spellingShingle |
Reflexões sobre educação de surdos em nossa contemporaneidade: a libras como língua da escola Vieira-Machado, Lucyenne Matos da Costa Educación para sordos Educación bilingüe Libras Deaf education Bilingual education Libras Educação de surdos Educação bilíngue Libras |
title_short |
Reflexões sobre educação de surdos em nossa contemporaneidade: a libras como língua da escola |
title_full |
Reflexões sobre educação de surdos em nossa contemporaneidade: a libras como língua da escola |
title_fullStr |
Reflexões sobre educação de surdos em nossa contemporaneidade: a libras como língua da escola |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre educação de surdos em nossa contemporaneidade: a libras como língua da escola |
title_sort |
Reflexões sobre educação de surdos em nossa contemporaneidade: a libras como língua da escola |
author |
Vieira-Machado, Lucyenne Matos da Costa |
author_facet |
Vieira-Machado, Lucyenne Matos da Costa Rodrigues, José Raimundo Carvalho, Daniel Junqueira |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, José Raimundo Carvalho, Daniel Junqueira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira-Machado, Lucyenne Matos da Costa Rodrigues, José Raimundo Carvalho, Daniel Junqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educación para sordos Educación bilingüe Libras Deaf education Bilingual education Libras Educação de surdos Educação bilíngue Libras |
topic |
Educación para sordos Educación bilingüe Libras Deaf education Bilingual education Libras Educação de surdos Educação bilíngue Libras |
description |
Em nossa atualidade estamos lidando com muitas mudanças na educação dos surdos e uma delas é a educação bilíngue para surdos ser definida como modalidade na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) ao lado da educação especial não sendo mais parte dessa. Tal modalidade é defendida pelos sujeitos e pesquisadores surdos a partir da aposta de que os surdos apresentam uma diferença linguística fugindo assim do modelo da deficiência na definição de seu público alvo. Este artigo tem como objetivo, pensar sobre o lugar das línguas na educação bilíngue para surdos e para isso partimos da seguinte pergunta “como pensarmos então a Libras como língua da escola?” Para fazermos estas reflexões, discutiremos a educação bilíngue como “desejo de realidade” como nos aponta Larrosa (2008) bem como nos perguntamos se a Libras como língua da escola é alienante ou emancipadora a partir de Masschelein e Simons (2017). Por fim, defendemos uma linguagem educacional na educação dos surdos com Biesta (2013) a partir de três noções: confiança sem fundamento, violência transcendental e responsabilidade sem conhecimento. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Texto Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8669320 10.20396/etd.v24i4.8669320 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8669320 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v24i4.8669320 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8669320/30711 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 ETD - Educação Temática Digital https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 ETD - Educação Temática Digital https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil; Contemporâneo Brazil; Contemporary Brasil; Contemporáneo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 24 No. 4 (2022): Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas; 742-760 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 24 Núm. 4 (2022): Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas; 742-760 ETD - Educação Temática Digital; v. 24 n. 4 (2022): Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas; 742-760 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216649706504192 |