A saúde nos Parâmetros Curriculares Nacionais: considerações a partir dos manuais de higiene
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1000 |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de expor algumas reflexões sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais, especificamente o tema transversal relacionado à saúde partindo de um breve histórico acerca dos manuais de higiene. O Ministério da Saúde ressalta o período escolar como fundamental para a promoção da saúde, já que as crianças e jovens que se encontram nas escolas vivem a oportunidade de obter cada vez mais a adequação de hábitos e atitudes que vão sendo revistos, dependendo da idade. Delimitamos como objeto de estudo os Parâmetros Curriculares Nacionais, que é o instrumento utilizado hoje para nortear o trabalho dos professores em relação à educação e saúde e o Ministério não dispõe de programa específico para o escolar.Em termos de metas a serem atingidas, enquanto o movimento higienista buscava legitimar uma categoria, o PCN é um instrumento de uma política educacional que consagrou uma intervenção na organização e cultura escolar.Conclui-se que a educação em saúde no âmbito do escolar deveria ser um processo interdisciplinar envolvendo os setores de saúde e educação. |
id |
UNICAMP-19_7db28eaa4bf4cdb07a3f68837396fd98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1000 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
A saúde nos Parâmetros Curriculares Nacionais: considerações a partir dos manuais de higieneEducação em saúde. Saúde escolar. Parâmetros curriculares nacionais.Parâmetros Curriculares NacionaisEste artigo tem o objetivo de expor algumas reflexões sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais, especificamente o tema transversal relacionado à saúde partindo de um breve histórico acerca dos manuais de higiene. O Ministério da Saúde ressalta o período escolar como fundamental para a promoção da saúde, já que as crianças e jovens que se encontram nas escolas vivem a oportunidade de obter cada vez mais a adequação de hábitos e atitudes que vão sendo revistos, dependendo da idade. Delimitamos como objeto de estudo os Parâmetros Curriculares Nacionais, que é o instrumento utilizado hoje para nortear o trabalho dos professores em relação à educação e saúde e o Ministério não dispõe de programa específico para o escolar.Em termos de metas a serem atingidas, enquanto o movimento higienista buscava legitimar uma categoria, o PCN é um instrumento de uma política educacional que consagrou uma intervenção na organização e cultura escolar.Conclui-se que a educação em saúde no âmbito do escolar deveria ser um processo interdisciplinar envolvendo os setores de saúde e educação. Universidade Estadual de Campinas2009-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/100010.20396/etd.v6i1.1000ETD - Educação Temática Digital; v. 6 n. 1 (2004): Número Temático: Educação, Biblioteconomia e Formação Profissional; 34-47ETD - Educação Temática Digital; Vol. 6 No. 1 (2004): Número Temático: Educação, Biblioteconomia e Formação Profissional; 34-47ETD - Educação Temática Digital; Vol. 6 Núm. 1 (2004): Número Temático: Educação, Biblioteconomia e Formação Profissional; 34-471676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1000/1015Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessHespanhol Bassinello, Greicelene Aparecida2017-03-23T12:57:43Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1000Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:56.491962ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A saúde nos Parâmetros Curriculares Nacionais: considerações a partir dos manuais de higiene |
title |
A saúde nos Parâmetros Curriculares Nacionais: considerações a partir dos manuais de higiene |
spellingShingle |
A saúde nos Parâmetros Curriculares Nacionais: considerações a partir dos manuais de higiene Hespanhol Bassinello, Greicelene Aparecida Educação em saúde. Saúde escolar. Parâmetros curriculares nacionais. Parâmetros Curriculares Nacionais |
title_short |
A saúde nos Parâmetros Curriculares Nacionais: considerações a partir dos manuais de higiene |
title_full |
A saúde nos Parâmetros Curriculares Nacionais: considerações a partir dos manuais de higiene |
title_fullStr |
A saúde nos Parâmetros Curriculares Nacionais: considerações a partir dos manuais de higiene |
title_full_unstemmed |
A saúde nos Parâmetros Curriculares Nacionais: considerações a partir dos manuais de higiene |
title_sort |
A saúde nos Parâmetros Curriculares Nacionais: considerações a partir dos manuais de higiene |
author |
Hespanhol Bassinello, Greicelene Aparecida |
author_facet |
Hespanhol Bassinello, Greicelene Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hespanhol Bassinello, Greicelene Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em saúde. Saúde escolar. Parâmetros curriculares nacionais. Parâmetros Curriculares Nacionais |
topic |
Educação em saúde. Saúde escolar. Parâmetros curriculares nacionais. Parâmetros Curriculares Nacionais |
description |
Este artigo tem o objetivo de expor algumas reflexões sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais, especificamente o tema transversal relacionado à saúde partindo de um breve histórico acerca dos manuais de higiene. O Ministério da Saúde ressalta o período escolar como fundamental para a promoção da saúde, já que as crianças e jovens que se encontram nas escolas vivem a oportunidade de obter cada vez mais a adequação de hábitos e atitudes que vão sendo revistos, dependendo da idade. Delimitamos como objeto de estudo os Parâmetros Curriculares Nacionais, que é o instrumento utilizado hoje para nortear o trabalho dos professores em relação à educação e saúde e o Ministério não dispõe de programa específico para o escolar.Em termos de metas a serem atingidas, enquanto o movimento higienista buscava legitimar uma categoria, o PCN é um instrumento de uma política educacional que consagrou uma intervenção na organização e cultura escolar.Conclui-se que a educação em saúde no âmbito do escolar deveria ser um processo interdisciplinar envolvendo os setores de saúde e educação. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-10-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1000 10.20396/etd.v6i1.1000 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1000 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v6i1.1000 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1000/1015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 6 n. 1 (2004): Número Temático: Educação, Biblioteconomia e Formação Profissional; 34-47 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 6 No. 1 (2004): Número Temático: Educação, Biblioteconomia e Formação Profissional; 34-47 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 6 Núm. 1 (2004): Número Temático: Educação, Biblioteconomia e Formação Profissional; 34-47 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216651873910784 |