Ser um professor pesquisador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/954 |
Resumo: | O Projeto "ESCOLA SINGULAR: AÇÕES PLURAIS", realizado na nossa unidade escolar, tem trazido a discussão e a reflexão para as nossas reuniões, compreensão de atitudes dos adolescentes e nossas enquanto profissionais. Trabalhar em grupo e viver com as diversidades é um grande desafio e também uma grande aprendizagem. Esta diversidade ocorre entre os colegas de trabalho e na própria sala de aula. Refletir sobre nossas ações nos traz a figura do professor-pesquisador. Realizamos diversas atividades na escola que trouxeram a todos uma maior participação nos espaços escolares, contato com a arte, com a pesquisa, com a observação. Estes processos ocorreram entre os alunos e com a equipe docente também. Participo de reuniões semanais, com os professores de 5ª a 8ª séries para trocas de idéias, estudo e discussões de textos e temas. Ouvir e participar das discussões com os diversos profissionais do Projeto sobre as teorias de aprendizagem, diversidades de estratégias utilizadas nas aulas ou formas de aquisição de conhecimento foi muito importante para o nosso trabalho. Interdisciplinaridade é o tema do subgrupo que participo e inicialmente o interessante do trabalho em grupo é realmente o fortalecimento de cada pessoa e a percepção de uma atitude interdisciplinar. Debatemos os conceitos de Interdisciplinaridade e planejamos algumas ações de forma interdisciplinar para aplicá-las com os alunos. |
id |
UNICAMP-19_85d0733188ad8bc1ac164e12718d1554 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/954 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Ser um professor pesquisadorProfessor-pesquisador. Interdisciplinaridade. Reflexão.InterdisciplinaridadeO Projeto "ESCOLA SINGULAR: AÇÕES PLURAIS", realizado na nossa unidade escolar, tem trazido a discussão e a reflexão para as nossas reuniões, compreensão de atitudes dos adolescentes e nossas enquanto profissionais. Trabalhar em grupo e viver com as diversidades é um grande desafio e também uma grande aprendizagem. Esta diversidade ocorre entre os colegas de trabalho e na própria sala de aula. Refletir sobre nossas ações nos traz a figura do professor-pesquisador. Realizamos diversas atividades na escola que trouxeram a todos uma maior participação nos espaços escolares, contato com a arte, com a pesquisa, com a observação. Estes processos ocorreram entre os alunos e com a equipe docente também. Participo de reuniões semanais, com os professores de 5ª a 8ª séries para trocas de idéias, estudo e discussões de textos e temas. Ouvir e participar das discussões com os diversos profissionais do Projeto sobre as teorias de aprendizagem, diversidades de estratégias utilizadas nas aulas ou formas de aquisição de conhecimento foi muito importante para o nosso trabalho. Interdisciplinaridade é o tema do subgrupo que participo e inicialmente o interessante do trabalho em grupo é realmente o fortalecimento de cada pessoa e a percepção de uma atitude interdisciplinar. Debatemos os conceitos de Interdisciplinaridade e planejamos algumas ações de forma interdisciplinar para aplicá-las com os alunos. Universidade Estadual de Campinas2009-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/95410.20396/etd.v7i0.954ETD - Educação Temática Digital; v. 7 (2006): Número Especial: Interdisciplinaridade, Escola e Professores; 28-32ETD - Educação Temática Digital; Vol. 7 (2006): Número Especial: Interdisciplinaridade, Escola e Professores; 28-32ETD - Educação Temática Digital; Vol. 7 (2006): Número Especial: Interdisciplinaridade, Escola e Professores; 28-321676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/954/969Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessKlein, Edna Scola2017-03-28T13:08:20Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/954Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:53.933822ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ser um professor pesquisador |
title |
Ser um professor pesquisador |
spellingShingle |
Ser um professor pesquisador Klein, Edna Scola Professor-pesquisador. Interdisciplinaridade. Reflexão. Interdisciplinaridade |
title_short |
Ser um professor pesquisador |
title_full |
Ser um professor pesquisador |
title_fullStr |
Ser um professor pesquisador |
title_full_unstemmed |
Ser um professor pesquisador |
title_sort |
Ser um professor pesquisador |
author |
Klein, Edna Scola |
author_facet |
Klein, Edna Scola |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Klein, Edna Scola |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor-pesquisador. Interdisciplinaridade. Reflexão. Interdisciplinaridade |
topic |
Professor-pesquisador. Interdisciplinaridade. Reflexão. Interdisciplinaridade |
description |
O Projeto "ESCOLA SINGULAR: AÇÕES PLURAIS", realizado na nossa unidade escolar, tem trazido a discussão e a reflexão para as nossas reuniões, compreensão de atitudes dos adolescentes e nossas enquanto profissionais. Trabalhar em grupo e viver com as diversidades é um grande desafio e também uma grande aprendizagem. Esta diversidade ocorre entre os colegas de trabalho e na própria sala de aula. Refletir sobre nossas ações nos traz a figura do professor-pesquisador. Realizamos diversas atividades na escola que trouxeram a todos uma maior participação nos espaços escolares, contato com a arte, com a pesquisa, com a observação. Estes processos ocorreram entre os alunos e com a equipe docente também. Participo de reuniões semanais, com os professores de 5ª a 8ª séries para trocas de idéias, estudo e discussões de textos e temas. Ouvir e participar das discussões com os diversos profissionais do Projeto sobre as teorias de aprendizagem, diversidades de estratégias utilizadas nas aulas ou formas de aquisição de conhecimento foi muito importante para o nosso trabalho. Interdisciplinaridade é o tema do subgrupo que participo e inicialmente o interessante do trabalho em grupo é realmente o fortalecimento de cada pessoa e a percepção de uma atitude interdisciplinar. Debatemos os conceitos de Interdisciplinaridade e planejamos algumas ações de forma interdisciplinar para aplicá-las com os alunos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-10-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa empírica de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/954 10.20396/etd.v7i0.954 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/954 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v7i0.954 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/954/969 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 7 (2006): Número Especial: Interdisciplinaridade, Escola e Professores; 28-32 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 7 (2006): Número Especial: Interdisciplinaridade, Escola e Professores; 28-32 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 7 (2006): Número Especial: Interdisciplinaridade, Escola e Professores; 28-32 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216651548852224 |