Ser um professor pesquisador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klein, Edna Scola
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/954
Resumo: O Projeto "ESCOLA SINGULAR: AÇÕES PLURAIS", realizado na nossa unidade escolar, tem trazido a discussão e a reflexão para as nossas reuniões, compreensão de atitudes dos adolescentes e nossas enquanto profissionais. Trabalhar em grupo e viver com as diversidades é um grande desafio e também uma grande aprendizagem. Esta diversidade ocorre entre os colegas de trabalho e na própria sala de aula. Refletir sobre nossas ações nos traz a figura do professor-pesquisador. Realizamos diversas atividades na escola que trouxeram a todos uma maior participação nos espaços escolares, contato com a arte, com a pesquisa, com a observação. Estes processos ocorreram entre os alunos e com a equipe docente também. Participo de reuniões semanais, com os professores de 5ª a 8ª séries para trocas de idéias, estudo e discussões de textos e temas. Ouvir e participar das discussões com os diversos profissionais do Projeto sobre as teorias de aprendizagem, diversidades de estratégias utilizadas nas aulas ou formas de aquisição de conhecimento foi muito importante para o nosso trabalho. Interdisciplinaridade é o tema do subgrupo que participo e inicialmente o interessante do trabalho em grupo é realmente o fortalecimento de cada pessoa e a percepção de uma atitude interdisciplinar. Debatemos os conceitos de Interdisciplinaridade e planejamos algumas ações de forma interdisciplinar para aplicá-las com os alunos. 
id UNICAMP-19_85d0733188ad8bc1ac164e12718d1554
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/954
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Ser um professor pesquisadorProfessor-pesquisador. Interdisciplinaridade. Reflexão.InterdisciplinaridadeO Projeto "ESCOLA SINGULAR: AÇÕES PLURAIS", realizado na nossa unidade escolar, tem trazido a discussão e a reflexão para as nossas reuniões, compreensão de atitudes dos adolescentes e nossas enquanto profissionais. Trabalhar em grupo e viver com as diversidades é um grande desafio e também uma grande aprendizagem. Esta diversidade ocorre entre os colegas de trabalho e na própria sala de aula. Refletir sobre nossas ações nos traz a figura do professor-pesquisador. Realizamos diversas atividades na escola que trouxeram a todos uma maior participação nos espaços escolares, contato com a arte, com a pesquisa, com a observação. Estes processos ocorreram entre os alunos e com a equipe docente também. Participo de reuniões semanais, com os professores de 5ª a 8ª séries para trocas de idéias, estudo e discussões de textos e temas. Ouvir e participar das discussões com os diversos profissionais do Projeto sobre as teorias de aprendizagem, diversidades de estratégias utilizadas nas aulas ou formas de aquisição de conhecimento foi muito importante para o nosso trabalho. Interdisciplinaridade é o tema do subgrupo que participo e inicialmente o interessante do trabalho em grupo é realmente o fortalecimento de cada pessoa e a percepção de uma atitude interdisciplinar. Debatemos os conceitos de Interdisciplinaridade e planejamos algumas ações de forma interdisciplinar para aplicá-las com os alunos. Universidade Estadual de Campinas2009-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/95410.20396/etd.v7i0.954ETD - Educação Temática Digital; v. 7 (2006): Número Especial: Interdisciplinaridade, Escola e Professores; 28-32ETD - Educação Temática Digital; Vol. 7 (2006): Número Especial: Interdisciplinaridade, Escola e Professores; 28-32ETD - Educação Temática Digital; Vol. 7 (2006): Número Especial: Interdisciplinaridade, Escola e Professores; 28-321676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/954/969Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessKlein, Edna Scola2017-03-28T13:08:20Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/954Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:53.933822ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ser um professor pesquisador
title Ser um professor pesquisador
spellingShingle Ser um professor pesquisador
Klein, Edna Scola
Professor-pesquisador. Interdisciplinaridade. Reflexão.
Interdisciplinaridade
title_short Ser um professor pesquisador
title_full Ser um professor pesquisador
title_fullStr Ser um professor pesquisador
title_full_unstemmed Ser um professor pesquisador
title_sort Ser um professor pesquisador
author Klein, Edna Scola
author_facet Klein, Edna Scola
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Klein, Edna Scola
dc.subject.por.fl_str_mv Professor-pesquisador. Interdisciplinaridade. Reflexão.
Interdisciplinaridade
topic Professor-pesquisador. Interdisciplinaridade. Reflexão.
Interdisciplinaridade
description O Projeto "ESCOLA SINGULAR: AÇÕES PLURAIS", realizado na nossa unidade escolar, tem trazido a discussão e a reflexão para as nossas reuniões, compreensão de atitudes dos adolescentes e nossas enquanto profissionais. Trabalhar em grupo e viver com as diversidades é um grande desafio e também uma grande aprendizagem. Esta diversidade ocorre entre os colegas de trabalho e na própria sala de aula. Refletir sobre nossas ações nos traz a figura do professor-pesquisador. Realizamos diversas atividades na escola que trouxeram a todos uma maior participação nos espaços escolares, contato com a arte, com a pesquisa, com a observação. Estes processos ocorreram entre os alunos e com a equipe docente também. Participo de reuniões semanais, com os professores de 5ª a 8ª séries para trocas de idéias, estudo e discussões de textos e temas. Ouvir e participar das discussões com os diversos profissionais do Projeto sobre as teorias de aprendizagem, diversidades de estratégias utilizadas nas aulas ou formas de aquisição de conhecimento foi muito importante para o nosso trabalho. Interdisciplinaridade é o tema do subgrupo que participo e inicialmente o interessante do trabalho em grupo é realmente o fortalecimento de cada pessoa e a percepção de uma atitude interdisciplinar. Debatemos os conceitos de Interdisciplinaridade e planejamos algumas ações de forma interdisciplinar para aplicá-las com os alunos. 
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa empírica de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/954
10.20396/etd.v7i0.954
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/954
identifier_str_mv 10.20396/etd.v7i0.954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/954/969
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 7 (2006): Número Especial: Interdisciplinaridade, Escola e Professores; 28-32
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 7 (2006): Número Especial: Interdisciplinaridade, Escola e Professores; 28-32
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 7 (2006): Número Especial: Interdisciplinaridade, Escola e Professores; 28-32
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216651548852224