A pesquisa em educação matemática na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: considerações a partir dos resumos do VI SIPEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wichnoski, Paulo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647513
Resumo: Este trabalho mapeou a produção em Educação Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir dos resumos dos trabalhos publicados no VI SIPEM. Sob uma abordagem qualitativa de cunho fenomenológico-hermenêutico, buscou-se responder o que revelam os resumos dos trabalhos publicados neste evento sobre a pesquisa em Educação Matemática nos níveis de ensino supracitados. Os aspectos revelados se articularam em 4 categorias que dizem 1) das características internas às pesquisas; 2) do focado e interrogado; 3) do respondido e 4) da autoria e instituições de vínculo dos autores. Em geral as pesquisas se situam na fronteira entre a pedagogia, psicologia e matemática, convergindo com as demandas da área e apontam para a importância de conceber uma formação de professores não somente preocupada com o domínio do conceito matemático, mas com a compreensão da relação existente entre a linguagem matemática destes conceitos e a linguagem natural, favorecendo o processo de ensino.
id UNICAMP-19_886a1baa45bd46e04a806fd4dc74dd58
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647513
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling A pesquisa em educação matemática na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: considerações a partir dos resumos do VI SIPEMEducação Matemática. Educação Infantil. Ensino Fundamental. Fenomenologia. Estado da Arte.Educação MatemáticaPesquisa fenomenológica.Este trabalho mapeou a produção em Educação Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir dos resumos dos trabalhos publicados no VI SIPEM. Sob uma abordagem qualitativa de cunho fenomenológico-hermenêutico, buscou-se responder o que revelam os resumos dos trabalhos publicados neste evento sobre a pesquisa em Educação Matemática nos níveis de ensino supracitados. Os aspectos revelados se articularam em 4 categorias que dizem 1) das características internas às pesquisas; 2) do focado e interrogado; 3) do respondido e 4) da autoria e instituições de vínculo dos autores. Em geral as pesquisas se situam na fronteira entre a pedagogia, psicologia e matemática, convergindo com as demandas da área e apontam para a importância de conceber uma formação de professores não somente preocupada com o domínio do conceito matemático, mas com a compreensão da relação existente entre a linguagem matemática destes conceitos e a linguagem natural, favorecendo o processo de ensino.Universidade Estadual de Campinas2018-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Estado da Arteapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864751310.20396/etd.v20i3.8647513ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 700-717ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 700-717ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 700-7171676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647513/18288Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessWichnoski, Paulo2018-07-26T08:06:01Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647513Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:20.513690ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A pesquisa em educação matemática na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: considerações a partir dos resumos do VI SIPEM
title A pesquisa em educação matemática na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: considerações a partir dos resumos do VI SIPEM
spellingShingle A pesquisa em educação matemática na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: considerações a partir dos resumos do VI SIPEM
Wichnoski, Paulo
Educação Matemática. Educação Infantil. Ensino Fundamental. Fenomenologia. Estado da Arte.
Educação Matemática
Pesquisa fenomenológica.
title_short A pesquisa em educação matemática na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: considerações a partir dos resumos do VI SIPEM
title_full A pesquisa em educação matemática na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: considerações a partir dos resumos do VI SIPEM
title_fullStr A pesquisa em educação matemática na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: considerações a partir dos resumos do VI SIPEM
title_full_unstemmed A pesquisa em educação matemática na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: considerações a partir dos resumos do VI SIPEM
title_sort A pesquisa em educação matemática na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: considerações a partir dos resumos do VI SIPEM
author Wichnoski, Paulo
author_facet Wichnoski, Paulo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wichnoski, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática. Educação Infantil. Ensino Fundamental. Fenomenologia. Estado da Arte.
Educação Matemática
Pesquisa fenomenológica.
topic Educação Matemática. Educação Infantil. Ensino Fundamental. Fenomenologia. Estado da Arte.
Educação Matemática
Pesquisa fenomenológica.
description Este trabalho mapeou a produção em Educação Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir dos resumos dos trabalhos publicados no VI SIPEM. Sob uma abordagem qualitativa de cunho fenomenológico-hermenêutico, buscou-se responder o que revelam os resumos dos trabalhos publicados neste evento sobre a pesquisa em Educação Matemática nos níveis de ensino supracitados. Os aspectos revelados se articularam em 4 categorias que dizem 1) das características internas às pesquisas; 2) do focado e interrogado; 3) do respondido e 4) da autoria e instituições de vínculo dos autores. Em geral as pesquisas se situam na fronteira entre a pedagogia, psicologia e matemática, convergindo com as demandas da área e apontam para a importância de conceber uma formação de professores não somente preocupada com o domínio do conceito matemático, mas com a compreensão da relação existente entre a linguagem matemática destes conceitos e a linguagem natural, favorecendo o processo de ensino.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Estado da Arte
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647513
10.20396/etd.v20i3.8647513
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647513
identifier_str_mv 10.20396/etd.v20i3.8647513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647513/18288
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 700-717
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 700-717
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 700-717
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216653784416256