A pesquisa em educação matemática na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: considerações a partir dos resumos do VI SIPEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647513 |
Resumo: | Este trabalho mapeou a produção em Educação Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir dos resumos dos trabalhos publicados no VI SIPEM. Sob uma abordagem qualitativa de cunho fenomenológico-hermenêutico, buscou-se responder o que revelam os resumos dos trabalhos publicados neste evento sobre a pesquisa em Educação Matemática nos níveis de ensino supracitados. Os aspectos revelados se articularam em 4 categorias que dizem 1) das características internas às pesquisas; 2) do focado e interrogado; 3) do respondido e 4) da autoria e instituições de vínculo dos autores. Em geral as pesquisas se situam na fronteira entre a pedagogia, psicologia e matemática, convergindo com as demandas da área e apontam para a importância de conceber uma formação de professores não somente preocupada com o domínio do conceito matemático, mas com a compreensão da relação existente entre a linguagem matemática destes conceitos e a linguagem natural, favorecendo o processo de ensino. |
id |
UNICAMP-19_886a1baa45bd46e04a806fd4dc74dd58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647513 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
A pesquisa em educação matemática na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: considerações a partir dos resumos do VI SIPEMEducação Matemática. Educação Infantil. Ensino Fundamental. Fenomenologia. Estado da Arte.Educação MatemáticaPesquisa fenomenológica.Este trabalho mapeou a produção em Educação Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir dos resumos dos trabalhos publicados no VI SIPEM. Sob uma abordagem qualitativa de cunho fenomenológico-hermenêutico, buscou-se responder o que revelam os resumos dos trabalhos publicados neste evento sobre a pesquisa em Educação Matemática nos níveis de ensino supracitados. Os aspectos revelados se articularam em 4 categorias que dizem 1) das características internas às pesquisas; 2) do focado e interrogado; 3) do respondido e 4) da autoria e instituições de vínculo dos autores. Em geral as pesquisas se situam na fronteira entre a pedagogia, psicologia e matemática, convergindo com as demandas da área e apontam para a importância de conceber uma formação de professores não somente preocupada com o domínio do conceito matemático, mas com a compreensão da relação existente entre a linguagem matemática destes conceitos e a linguagem natural, favorecendo o processo de ensino.Universidade Estadual de Campinas2018-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Estado da Arteapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864751310.20396/etd.v20i3.8647513ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 700-717ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 700-717ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 700-7171676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647513/18288Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessWichnoski, Paulo2018-07-26T08:06:01Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647513Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:20.513690ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pesquisa em educação matemática na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: considerações a partir dos resumos do VI SIPEM |
title |
A pesquisa em educação matemática na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: considerações a partir dos resumos do VI SIPEM |
spellingShingle |
A pesquisa em educação matemática na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: considerações a partir dos resumos do VI SIPEM Wichnoski, Paulo Educação Matemática. Educação Infantil. Ensino Fundamental. Fenomenologia. Estado da Arte. Educação Matemática Pesquisa fenomenológica. |
title_short |
A pesquisa em educação matemática na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: considerações a partir dos resumos do VI SIPEM |
title_full |
A pesquisa em educação matemática na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: considerações a partir dos resumos do VI SIPEM |
title_fullStr |
A pesquisa em educação matemática na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: considerações a partir dos resumos do VI SIPEM |
title_full_unstemmed |
A pesquisa em educação matemática na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: considerações a partir dos resumos do VI SIPEM |
title_sort |
A pesquisa em educação matemática na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: considerações a partir dos resumos do VI SIPEM |
author |
Wichnoski, Paulo |
author_facet |
Wichnoski, Paulo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wichnoski, Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática. Educação Infantil. Ensino Fundamental. Fenomenologia. Estado da Arte. Educação Matemática Pesquisa fenomenológica. |
topic |
Educação Matemática. Educação Infantil. Ensino Fundamental. Fenomenologia. Estado da Arte. Educação Matemática Pesquisa fenomenológica. |
description |
Este trabalho mapeou a produção em Educação Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir dos resumos dos trabalhos publicados no VI SIPEM. Sob uma abordagem qualitativa de cunho fenomenológico-hermenêutico, buscou-se responder o que revelam os resumos dos trabalhos publicados neste evento sobre a pesquisa em Educação Matemática nos níveis de ensino supracitados. Os aspectos revelados se articularam em 4 categorias que dizem 1) das características internas às pesquisas; 2) do focado e interrogado; 3) do respondido e 4) da autoria e instituições de vínculo dos autores. Em geral as pesquisas se situam na fronteira entre a pedagogia, psicologia e matemática, convergindo com as demandas da área e apontam para a importância de conceber uma formação de professores não somente preocupada com o domínio do conceito matemático, mas com a compreensão da relação existente entre a linguagem matemática destes conceitos e a linguagem natural, favorecendo o processo de ensino. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Estado da Arte |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647513 10.20396/etd.v20i3.8647513 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647513 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v20i3.8647513 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647513/18288 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 700-717 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 700-717 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 700-717 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216653784416256 |