O currículo como vivência da complexidade no espaço escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Hilda Gomes Dutra
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Rocha, José Damião Trindade, Damas, Luiz Antônio Hunold de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/916
Resumo: O objetivo deste artigo é refletir sobre a relação entre o currículo e a Teoria da Complexidade nos espaços institucionais de ensino, considerando que a organização curricular representa não apenas a filosofia da escola, mas também o nortemento de todas as suas práticas. A interdisciplinaridade, como ação, é o espaço em que as demandas filosóficas do Século XXI, a Neurociência e as novas teorias educacionais dialogam em busca de uma educação para uma sociedade mais democrática, mais cooperativa e mais igualitária.
id UNICAMP-19_8a994abe44a4b49bd64d99fc36013beb
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/916
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling O currículo como vivência da complexidade no espaço escolarComplexidade. Interdisciplinaridade. Currículo.InterdisciplinaridadeO objetivo deste artigo é refletir sobre a relação entre o currículo e a Teoria da Complexidade nos espaços institucionais de ensino, considerando que a organização curricular representa não apenas a filosofia da escola, mas também o nortemento de todas as suas práticas. A interdisciplinaridade, como ação, é o espaço em que as demandas filosóficas do Século XXI, a Neurociência e as novas teorias educacionais dialogam em busca de uma educação para uma sociedade mais democrática, mais cooperativa e mais igualitária.Universidade Estadual de Campinas2009-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/91610.20396/etd.v11i1.916ETD - Educação Temática Digital; v. 11 n. 1 (2009): Número Temático: "Formação, Currículo e Outras Práticas Educacionais"; 35-51ETD - Educação Temática Digital; Vol. 11 No. 1 (2009): Número Temático: "Formação, Currículo e Outras Práticas Educacionais"; 35-51ETD - Educação Temática Digital; Vol. 11 Núm. 1 (2009): Número Temático: "Formação, Currículo e Outras Práticas Educacionais"; 35-511676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/916/pdf_101Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Hilda Gomes DutraRocha, José Damião TrindadeDamas, Luiz Antônio Hunold de Oliveira2017-09-13T12:51:36Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/916Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2017-09-13T12:51:36ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O currículo como vivência da complexidade no espaço escolar
title O currículo como vivência da complexidade no espaço escolar
spellingShingle O currículo como vivência da complexidade no espaço escolar
Magalhães, Hilda Gomes Dutra
Complexidade. Interdisciplinaridade. Currículo.
Interdisciplinaridade
title_short O currículo como vivência da complexidade no espaço escolar
title_full O currículo como vivência da complexidade no espaço escolar
title_fullStr O currículo como vivência da complexidade no espaço escolar
title_full_unstemmed O currículo como vivência da complexidade no espaço escolar
title_sort O currículo como vivência da complexidade no espaço escolar
author Magalhães, Hilda Gomes Dutra
author_facet Magalhães, Hilda Gomes Dutra
Rocha, José Damião Trindade
Damas, Luiz Antônio Hunold de Oliveira
author_role author
author2 Rocha, José Damião Trindade
Damas, Luiz Antônio Hunold de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Hilda Gomes Dutra
Rocha, José Damião Trindade
Damas, Luiz Antônio Hunold de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Complexidade. Interdisciplinaridade. Currículo.
Interdisciplinaridade
topic Complexidade. Interdisciplinaridade. Currículo.
Interdisciplinaridade
description O objetivo deste artigo é refletir sobre a relação entre o currículo e a Teoria da Complexidade nos espaços institucionais de ensino, considerando que a organização curricular representa não apenas a filosofia da escola, mas também o nortemento de todas as suas práticas. A interdisciplinaridade, como ação, é o espaço em que as demandas filosóficas do Século XXI, a Neurociência e as novas teorias educacionais dialogam em busca de uma educação para uma sociedade mais democrática, mais cooperativa e mais igualitária.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/916
10.20396/etd.v11i1.916
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/916
identifier_str_mv 10.20396/etd.v11i1.916
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/916/pdf_101
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 11 n. 1 (2009): Número Temático: "Formação, Currículo e Outras Práticas Educacionais"; 35-51
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 11 No. 1 (2009): Número Temático: "Formação, Currículo e Outras Práticas Educacionais"; 35-51
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 11 Núm. 1 (2009): Número Temático: "Formação, Currículo e Outras Práticas Educacionais"; 35-51
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1748950171202355200