O currículo como vivência da complexidade no espaço escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/916 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é refletir sobre a relação entre o currículo e a Teoria da Complexidade nos espaços institucionais de ensino, considerando que a organização curricular representa não apenas a filosofia da escola, mas também o nortemento de todas as suas práticas. A interdisciplinaridade, como ação, é o espaço em que as demandas filosóficas do Século XXI, a Neurociência e as novas teorias educacionais dialogam em busca de uma educação para uma sociedade mais democrática, mais cooperativa e mais igualitária. |
id |
UNICAMP-19_8a994abe44a4b49bd64d99fc36013beb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/916 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
O currículo como vivência da complexidade no espaço escolarComplexidade. Interdisciplinaridade. Currículo.InterdisciplinaridadeO objetivo deste artigo é refletir sobre a relação entre o currículo e a Teoria da Complexidade nos espaços institucionais de ensino, considerando que a organização curricular representa não apenas a filosofia da escola, mas também o nortemento de todas as suas práticas. A interdisciplinaridade, como ação, é o espaço em que as demandas filosóficas do Século XXI, a Neurociência e as novas teorias educacionais dialogam em busca de uma educação para uma sociedade mais democrática, mais cooperativa e mais igualitária.Universidade Estadual de Campinas2009-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/91610.20396/etd.v11i1.916ETD - Educação Temática Digital; v. 11 n. 1 (2009): Número Temático: "Formação, Currículo e Outras Práticas Educacionais"; 35-51ETD - Educação Temática Digital; Vol. 11 No. 1 (2009): Número Temático: "Formação, Currículo e Outras Práticas Educacionais"; 35-51ETD - Educação Temática Digital; Vol. 11 Núm. 1 (2009): Número Temático: "Formação, Currículo e Outras Práticas Educacionais"; 35-511676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/916/pdf_101Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Hilda Gomes DutraRocha, José Damião TrindadeDamas, Luiz Antônio Hunold de Oliveira2017-09-13T12:51:36Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/916Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:51.754651ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O currículo como vivência da complexidade no espaço escolar |
title |
O currículo como vivência da complexidade no espaço escolar |
spellingShingle |
O currículo como vivência da complexidade no espaço escolar Magalhães, Hilda Gomes Dutra Complexidade. Interdisciplinaridade. Currículo. Interdisciplinaridade |
title_short |
O currículo como vivência da complexidade no espaço escolar |
title_full |
O currículo como vivência da complexidade no espaço escolar |
title_fullStr |
O currículo como vivência da complexidade no espaço escolar |
title_full_unstemmed |
O currículo como vivência da complexidade no espaço escolar |
title_sort |
O currículo como vivência da complexidade no espaço escolar |
author |
Magalhães, Hilda Gomes Dutra |
author_facet |
Magalhães, Hilda Gomes Dutra Rocha, José Damião Trindade Damas, Luiz Antônio Hunold de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, José Damião Trindade Damas, Luiz Antônio Hunold de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Hilda Gomes Dutra Rocha, José Damião Trindade Damas, Luiz Antônio Hunold de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Complexidade. Interdisciplinaridade. Currículo. Interdisciplinaridade |
topic |
Complexidade. Interdisciplinaridade. Currículo. Interdisciplinaridade |
description |
O objetivo deste artigo é refletir sobre a relação entre o currículo e a Teoria da Complexidade nos espaços institucionais de ensino, considerando que a organização curricular representa não apenas a filosofia da escola, mas também o nortemento de todas as suas práticas. A interdisciplinaridade, como ação, é o espaço em que as demandas filosóficas do Século XXI, a Neurociência e as novas teorias educacionais dialogam em busca de uma educação para uma sociedade mais democrática, mais cooperativa e mais igualitária. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/916 10.20396/etd.v11i1.916 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/916 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v11i1.916 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/916/pdf_101 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 11 n. 1 (2009): Número Temático: "Formação, Currículo e Outras Práticas Educacionais"; 35-51 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 11 No. 1 (2009): Número Temático: "Formação, Currículo e Outras Práticas Educacionais"; 35-51 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 11 Núm. 1 (2009): Número Temático: "Formação, Currículo e Outras Práticas Educacionais"; 35-51 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216651489083392 |