A questão da formação a partir de ‘Proust e os signos’ – o acaso do encontro e a necessidade do pensamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Rosimeri de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Barros, Maria Elizabeth Barros de, Rodrigues, Heliana Conde de Barros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649718
Resumo: O artigo parte de um projeto de formação inventiva de professores apoiado nos trabalhos de Gilles Deleuze. Tal característica permite distanciar esse projeto de abordagens outras, recognitivas e capacitadoras, aproximando-o, outrossim, do tema da invenção. Para fortalecer esse modo de pensamento e ação, Proust e os signos, livro de Deleuze, é trazido centralmente à cena, dando ênfase à correlação entre encontro, signo e pensamento. Narrativas e trechos dos diários de campo de alguns participantes do projeto são apresentados, no intuito de ligar o acaso do encontro (que força a pensar) e a necessidade do pensamento (que só ocorre se a tanto forçado). A efetiva vinculação entre universidade e escola básica é também enfatizada, com vistas à construção de perspectivas problematizadoras da formação de professores, indispensáveis no presente, um tempo de ‘escola sem...’.
id UNICAMP-19_8b2247a6401a49d8217c594a59883f7a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8649718
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling A questão da formação a partir de ‘Proust e os signos’ – o acaso do encontro e a necessidade do pensamentoFormação de professores. Deleuze. Escola básica. Universidade.Formação de professoresInvençãoSignoUniversidadeEscola básicaO artigo parte de um projeto de formação inventiva de professores apoiado nos trabalhos de Gilles Deleuze. Tal característica permite distanciar esse projeto de abordagens outras, recognitivas e capacitadoras, aproximando-o, outrossim, do tema da invenção. Para fortalecer esse modo de pensamento e ação, Proust e os signos, livro de Deleuze, é trazido centralmente à cena, dando ênfase à correlação entre encontro, signo e pensamento. Narrativas e trechos dos diários de campo de alguns participantes do projeto são apresentados, no intuito de ligar o acaso do encontro (que força a pensar) e a necessidade do pensamento (que só ocorre se a tanto forçado). A efetiva vinculação entre universidade e escola básica é também enfatizada, com vistas à construção de perspectivas problematizadoras da formação de professores, indispensáveis no presente, um tempo de ‘escola sem...’.Universidade Estadual de Campinas2018-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa-intervençãoapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864971810.20396/etd.v20i4.8649718ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 4 (2018): Aberturas e desmoronamentos na Educação; 947-962ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 4 (2018): Aberturas e desmoronamentos na Educação; 947-962ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 4 (2018): Aberturas e desmoronamentos na Educação; 947-9621676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649718/18670https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649718/20084Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Rosimeri de OliveiraBarros, Maria Elizabeth Barros deRodrigues, Heliana Conde de Barros2018-12-17T14:08:38Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8649718Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:24.407703ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A questão da formação a partir de ‘Proust e os signos’ – o acaso do encontro e a necessidade do pensamento
title A questão da formação a partir de ‘Proust e os signos’ – o acaso do encontro e a necessidade do pensamento
spellingShingle A questão da formação a partir de ‘Proust e os signos’ – o acaso do encontro e a necessidade do pensamento
Dias, Rosimeri de Oliveira
Formação de professores. Deleuze. Escola básica. Universidade.
Formação de professores
Invenção
Signo
Universidade
Escola básica
title_short A questão da formação a partir de ‘Proust e os signos’ – o acaso do encontro e a necessidade do pensamento
title_full A questão da formação a partir de ‘Proust e os signos’ – o acaso do encontro e a necessidade do pensamento
title_fullStr A questão da formação a partir de ‘Proust e os signos’ – o acaso do encontro e a necessidade do pensamento
title_full_unstemmed A questão da formação a partir de ‘Proust e os signos’ – o acaso do encontro e a necessidade do pensamento
title_sort A questão da formação a partir de ‘Proust e os signos’ – o acaso do encontro e a necessidade do pensamento
author Dias, Rosimeri de Oliveira
author_facet Dias, Rosimeri de Oliveira
Barros, Maria Elizabeth Barros de
Rodrigues, Heliana Conde de Barros
author_role author
author2 Barros, Maria Elizabeth Barros de
Rodrigues, Heliana Conde de Barros
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Rosimeri de Oliveira
Barros, Maria Elizabeth Barros de
Rodrigues, Heliana Conde de Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores. Deleuze. Escola básica. Universidade.
Formação de professores
Invenção
Signo
Universidade
Escola básica
topic Formação de professores. Deleuze. Escola básica. Universidade.
Formação de professores
Invenção
Signo
Universidade
Escola básica
description O artigo parte de um projeto de formação inventiva de professores apoiado nos trabalhos de Gilles Deleuze. Tal característica permite distanciar esse projeto de abordagens outras, recognitivas e capacitadoras, aproximando-o, outrossim, do tema da invenção. Para fortalecer esse modo de pensamento e ação, Proust e os signos, livro de Deleuze, é trazido centralmente à cena, dando ênfase à correlação entre encontro, signo e pensamento. Narrativas e trechos dos diários de campo de alguns participantes do projeto são apresentados, no intuito de ligar o acaso do encontro (que força a pensar) e a necessidade do pensamento (que só ocorre se a tanto forçado). A efetiva vinculação entre universidade e escola básica é também enfatizada, com vistas à construção de perspectivas problematizadoras da formação de professores, indispensáveis no presente, um tempo de ‘escola sem...’.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa-intervenção
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649718
10.20396/etd.v20i4.8649718
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649718
identifier_str_mv 10.20396/etd.v20i4.8649718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649718/18670
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649718/20084
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 4 (2018): Aberturas e desmoronamentos na Educação; 947-962
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 4 (2018): Aberturas e desmoronamentos na Educação; 947-962
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 4 (2018): Aberturas e desmoronamentos na Educação; 947-962
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216653896613888