A questão da formação a partir de ‘Proust e os signos’ – o acaso do encontro e a necessidade do pensamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649718 |
Resumo: | O artigo parte de um projeto de formação inventiva de professores apoiado nos trabalhos de Gilles Deleuze. Tal característica permite distanciar esse projeto de abordagens outras, recognitivas e capacitadoras, aproximando-o, outrossim, do tema da invenção. Para fortalecer esse modo de pensamento e ação, Proust e os signos, livro de Deleuze, é trazido centralmente à cena, dando ênfase à correlação entre encontro, signo e pensamento. Narrativas e trechos dos diários de campo de alguns participantes do projeto são apresentados, no intuito de ligar o acaso do encontro (que força a pensar) e a necessidade do pensamento (que só ocorre se a tanto forçado). A efetiva vinculação entre universidade e escola básica é também enfatizada, com vistas à construção de perspectivas problematizadoras da formação de professores, indispensáveis no presente, um tempo de ‘escola sem...’. |
id |
UNICAMP-19_8b2247a6401a49d8217c594a59883f7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8649718 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
A questão da formação a partir de ‘Proust e os signos’ – o acaso do encontro e a necessidade do pensamentoFormação de professores. Deleuze. Escola básica. Universidade.Formação de professoresInvençãoSignoUniversidadeEscola básicaO artigo parte de um projeto de formação inventiva de professores apoiado nos trabalhos de Gilles Deleuze. Tal característica permite distanciar esse projeto de abordagens outras, recognitivas e capacitadoras, aproximando-o, outrossim, do tema da invenção. Para fortalecer esse modo de pensamento e ação, Proust e os signos, livro de Deleuze, é trazido centralmente à cena, dando ênfase à correlação entre encontro, signo e pensamento. Narrativas e trechos dos diários de campo de alguns participantes do projeto são apresentados, no intuito de ligar o acaso do encontro (que força a pensar) e a necessidade do pensamento (que só ocorre se a tanto forçado). A efetiva vinculação entre universidade e escola básica é também enfatizada, com vistas à construção de perspectivas problematizadoras da formação de professores, indispensáveis no presente, um tempo de ‘escola sem...’.Universidade Estadual de Campinas2018-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa-intervençãoapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864971810.20396/etd.v20i4.8649718ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 4 (2018): Aberturas e desmoronamentos na Educação; 947-962ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 4 (2018): Aberturas e desmoronamentos na Educação; 947-962ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 4 (2018): Aberturas e desmoronamentos na Educação; 947-9621676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649718/18670https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649718/20084Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Rosimeri de OliveiraBarros, Maria Elizabeth Barros deRodrigues, Heliana Conde de Barros2018-12-17T14:08:38Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8649718Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:24.407703ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A questão da formação a partir de ‘Proust e os signos’ – o acaso do encontro e a necessidade do pensamento |
title |
A questão da formação a partir de ‘Proust e os signos’ – o acaso do encontro e a necessidade do pensamento |
spellingShingle |
A questão da formação a partir de ‘Proust e os signos’ – o acaso do encontro e a necessidade do pensamento Dias, Rosimeri de Oliveira Formação de professores. Deleuze. Escola básica. Universidade. Formação de professores Invenção Signo Universidade Escola básica |
title_short |
A questão da formação a partir de ‘Proust e os signos’ – o acaso do encontro e a necessidade do pensamento |
title_full |
A questão da formação a partir de ‘Proust e os signos’ – o acaso do encontro e a necessidade do pensamento |
title_fullStr |
A questão da formação a partir de ‘Proust e os signos’ – o acaso do encontro e a necessidade do pensamento |
title_full_unstemmed |
A questão da formação a partir de ‘Proust e os signos’ – o acaso do encontro e a necessidade do pensamento |
title_sort |
A questão da formação a partir de ‘Proust e os signos’ – o acaso do encontro e a necessidade do pensamento |
author |
Dias, Rosimeri de Oliveira |
author_facet |
Dias, Rosimeri de Oliveira Barros, Maria Elizabeth Barros de Rodrigues, Heliana Conde de Barros |
author_role |
author |
author2 |
Barros, Maria Elizabeth Barros de Rodrigues, Heliana Conde de Barros |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Rosimeri de Oliveira Barros, Maria Elizabeth Barros de Rodrigues, Heliana Conde de Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores. Deleuze. Escola básica. Universidade. Formação de professores Invenção Signo Universidade Escola básica |
topic |
Formação de professores. Deleuze. Escola básica. Universidade. Formação de professores Invenção Signo Universidade Escola básica |
description |
O artigo parte de um projeto de formação inventiva de professores apoiado nos trabalhos de Gilles Deleuze. Tal característica permite distanciar esse projeto de abordagens outras, recognitivas e capacitadoras, aproximando-o, outrossim, do tema da invenção. Para fortalecer esse modo de pensamento e ação, Proust e os signos, livro de Deleuze, é trazido centralmente à cena, dando ênfase à correlação entre encontro, signo e pensamento. Narrativas e trechos dos diários de campo de alguns participantes do projeto são apresentados, no intuito de ligar o acaso do encontro (que força a pensar) e a necessidade do pensamento (que só ocorre se a tanto forçado). A efetiva vinculação entre universidade e escola básica é também enfatizada, com vistas à construção de perspectivas problematizadoras da formação de professores, indispensáveis no presente, um tempo de ‘escola sem...’. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa-intervenção |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649718 10.20396/etd.v20i4.8649718 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649718 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v20i4.8649718 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649718/18670 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649718/20084 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 4 (2018): Aberturas e desmoronamentos na Educação; 947-962 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 4 (2018): Aberturas e desmoronamentos na Educação; 947-962 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 4 (2018): Aberturas e desmoronamentos na Educação; 947-962 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216653896613888 |