Constituição da reflexividade docente: indícios de desenvolvimento profissional coletivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sadalla, Ana Maria Falcão de Aragão
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Sá-Chaves, Idália da Silva Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/826
Resumo: Partindo de projeto formativo-investigativo, o processo de reflexividade coletiva de um grupo de professores foi registrado na forma escrita, possibilitando a identificação de indícios deste processo e seus determinantes e implicações mais evidentes. O objetivo da pesquisa foi compreender o processo de refle4xividade docente, por meio da análise crítica das narrativas dos professores envolvidos e identificar estratégias de formação potenciadoras do desenvolvimento das lógicas reflexivas dos participantes em sua busca coletiva para superarem dilemas cotidianos e concretizarem a construção colaborativa e partilhada do projeto político-pedagógico da escola. O projeto formativo desenvolve-se a partir de inquietações provocadas pelas diferentes perspectivas nas discussões em relação à possibilidade de mudança de concepção, estrutura, organização e currículo da escola. Os resultados indicam ser possível intervir intencionalmente nos processos de construção de conhecimento e desenvolvimento profissional e pessoal docentes promovendo um processo de reflexão compartilhado, sistemático e crítico centrado nas suas práticas e ações cotidianas. 
id UNICAMP-19_8e49961c5484c36863a58a1ee7cfc303
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/826
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Constituição da reflexividade docente: indícios de desenvolvimento profissional coletivoDesenvolvimento profissional e pessoal. Reflexividade coletiva. Narrativas. Indícios. Parceria universidade-escola.NarrativasParceria universidade-escola.Partindo de projeto formativo-investigativo, o processo de reflexividade coletiva de um grupo de professores foi registrado na forma escrita, possibilitando a identificação de indícios deste processo e seus determinantes e implicações mais evidentes. O objetivo da pesquisa foi compreender o processo de refle4xividade docente, por meio da análise crítica das narrativas dos professores envolvidos e identificar estratégias de formação potenciadoras do desenvolvimento das lógicas reflexivas dos participantes em sua busca coletiva para superarem dilemas cotidianos e concretizarem a construção colaborativa e partilhada do projeto político-pedagógico da escola. O projeto formativo desenvolve-se a partir de inquietações provocadas pelas diferentes perspectivas nas discussões em relação à possibilidade de mudança de concepção, estrutura, organização e currículo da escola. Os resultados indicam ser possível intervir intencionalmente nos processos de construção de conhecimento e desenvolvimento profissional e pessoal docentes promovendo um processo de reflexão compartilhado, sistemático e crítico centrado nas suas práticas e ações cotidianas. Universidade Estadual de Campinas2008-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/82610.20396/etd.v9i2.826ETD - Educação Temática Digital; v. 9 n. 2 (2008): Número Temático: Da mediação da informação, tecnologia educacional, saúde na educação, formação docente; 189-203ETD - Educação Temática Digital; Vol. 9 No. 2 (2008): Número Temático: Da mediação da informação, tecnologia educacional, saúde na educação, formação docente; 189-203ETD - Educação Temática Digital; Vol. 9 Núm. 2 (2008): Número Temático: Da mediação da informação, tecnologia educacional, saúde na educação, formação docente; 189-2031676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/826/841Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSadalla, Ana Maria Falcão de AragãoSá-Chaves, Idália da Silva Carvalho2017-08-21T09:10:01Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/826Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:46.729118ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Constituição da reflexividade docente: indícios de desenvolvimento profissional coletivo
title Constituição da reflexividade docente: indícios de desenvolvimento profissional coletivo
spellingShingle Constituição da reflexividade docente: indícios de desenvolvimento profissional coletivo
Sadalla, Ana Maria Falcão de Aragão
Desenvolvimento profissional e pessoal. Reflexividade coletiva. Narrativas. Indícios. Parceria universidade-escola.
Narrativas
Parceria universidade-escola.
title_short Constituição da reflexividade docente: indícios de desenvolvimento profissional coletivo
title_full Constituição da reflexividade docente: indícios de desenvolvimento profissional coletivo
title_fullStr Constituição da reflexividade docente: indícios de desenvolvimento profissional coletivo
title_full_unstemmed Constituição da reflexividade docente: indícios de desenvolvimento profissional coletivo
title_sort Constituição da reflexividade docente: indícios de desenvolvimento profissional coletivo
author Sadalla, Ana Maria Falcão de Aragão
author_facet Sadalla, Ana Maria Falcão de Aragão
Sá-Chaves, Idália da Silva Carvalho
author_role author
author2 Sá-Chaves, Idália da Silva Carvalho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sadalla, Ana Maria Falcão de Aragão
Sá-Chaves, Idália da Silva Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento profissional e pessoal. Reflexividade coletiva. Narrativas. Indícios. Parceria universidade-escola.
Narrativas
Parceria universidade-escola.
topic Desenvolvimento profissional e pessoal. Reflexividade coletiva. Narrativas. Indícios. Parceria universidade-escola.
Narrativas
Parceria universidade-escola.
description Partindo de projeto formativo-investigativo, o processo de reflexividade coletiva de um grupo de professores foi registrado na forma escrita, possibilitando a identificação de indícios deste processo e seus determinantes e implicações mais evidentes. O objetivo da pesquisa foi compreender o processo de refle4xividade docente, por meio da análise crítica das narrativas dos professores envolvidos e identificar estratégias de formação potenciadoras do desenvolvimento das lógicas reflexivas dos participantes em sua busca coletiva para superarem dilemas cotidianos e concretizarem a construção colaborativa e partilhada do projeto político-pedagógico da escola. O projeto formativo desenvolve-se a partir de inquietações provocadas pelas diferentes perspectivas nas discussões em relação à possibilidade de mudança de concepção, estrutura, organização e currículo da escola. Os resultados indicam ser possível intervir intencionalmente nos processos de construção de conhecimento e desenvolvimento profissional e pessoal docentes promovendo um processo de reflexão compartilhado, sistemático e crítico centrado nas suas práticas e ações cotidianas. 
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/826
10.20396/etd.v9i2.826
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/826
identifier_str_mv 10.20396/etd.v9i2.826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/826/841
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 9 n. 2 (2008): Número Temático: Da mediação da informação, tecnologia educacional, saúde na educação, formação docente; 189-203
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 9 No. 2 (2008): Número Temático: Da mediação da informação, tecnologia educacional, saúde na educação, formação docente; 189-203
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 9 Núm. 2 (2008): Número Temático: Da mediação da informação, tecnologia educacional, saúde na educação, formação docente; 189-203
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216649807167488