Educação bilíngue para surdos: um olhar a partir da trajetória de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/924 |
Resumo: | O presente trabalho reflete à educação bilíngüe para estudantes surdos na educação superior, especialmente a trajetória de formação do intérprete de Língua Brasileira de Sinais. Recupera o histórico da educação da pessoa surda e apresenta os dados de pesquisa realizada com intérpretes de Libras que atuam no ensino superior, referentes à formação desses profissionais. A partir da resposta dos sujeitos observa-se, que os profissionais amparam-se em conhecimentos apropriados no decorrer de sua formação humana, a partir de sua disposição social e de seu acesso às produções simbólicas. |
id |
UNICAMP-19_987cb7a6373cd6bf57d54471f6664240 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/924 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação bilíngue para surdos: um olhar a partir da trajetória de intérpretes de Língua Brasileira de SinaisIntérprete de Língua Brasileira de Sinais. Educação bilíngüe para surdos. Inclusão. Educação superior.Intérprete de Língua Brasileira de SinaisO presente trabalho reflete à educação bilíngüe para estudantes surdos na educação superior, especialmente a trajetória de formação do intérprete de Língua Brasileira de Sinais. Recupera o histórico da educação da pessoa surda e apresenta os dados de pesquisa realizada com intérpretes de Libras que atuam no ensino superior, referentes à formação desses profissionais. A partir da resposta dos sujeitos observa-se, que os profissionais amparam-se em conhecimentos apropriados no decorrer de sua formação humana, a partir de sua disposição social e de seu acesso às produções simbólicas. Universidade Estadual de Campinas2009-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/92410.20396/etd.v11i1.924ETD - Educação Temática Digital; v. 11 n. 1 (2009): Número Temático: "Formação, Currículo e Outras Práticas Educacionais"; 234-254ETD - Educação Temática Digital; Vol. 11 No. 1 (2009): Número Temático: "Formação, Currículo e Outras Práticas Educacionais"; 234-254ETD - Educação Temática Digital; Vol. 11 Núm. 1 (2009): Número Temático: "Formação, Currículo e Outras Práticas Educacionais"; 234-2541676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/924/pdf_109Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Diléia AparecidaMachado, Vera Lúcia de Carvalho2017-09-13T13:51:18Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/924Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:52.195838ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação bilíngue para surdos: um olhar a partir da trajetória de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais |
title |
Educação bilíngue para surdos: um olhar a partir da trajetória de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais |
spellingShingle |
Educação bilíngue para surdos: um olhar a partir da trajetória de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais Martins, Diléia Aparecida Intérprete de Língua Brasileira de Sinais. Educação bilíngüe para surdos. Inclusão. Educação superior. Intérprete de Língua Brasileira de Sinais |
title_short |
Educação bilíngue para surdos: um olhar a partir da trajetória de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais |
title_full |
Educação bilíngue para surdos: um olhar a partir da trajetória de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais |
title_fullStr |
Educação bilíngue para surdos: um olhar a partir da trajetória de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais |
title_full_unstemmed |
Educação bilíngue para surdos: um olhar a partir da trajetória de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais |
title_sort |
Educação bilíngue para surdos: um olhar a partir da trajetória de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais |
author |
Martins, Diléia Aparecida |
author_facet |
Martins, Diléia Aparecida Machado, Vera Lúcia de Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Vera Lúcia de Carvalho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Diléia Aparecida Machado, Vera Lúcia de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intérprete de Língua Brasileira de Sinais. Educação bilíngüe para surdos. Inclusão. Educação superior. Intérprete de Língua Brasileira de Sinais |
topic |
Intérprete de Língua Brasileira de Sinais. Educação bilíngüe para surdos. Inclusão. Educação superior. Intérprete de Língua Brasileira de Sinais |
description |
O presente trabalho reflete à educação bilíngüe para estudantes surdos na educação superior, especialmente a trajetória de formação do intérprete de Língua Brasileira de Sinais. Recupera o histórico da educação da pessoa surda e apresenta os dados de pesquisa realizada com intérpretes de Libras que atuam no ensino superior, referentes à formação desses profissionais. A partir da resposta dos sujeitos observa-se, que os profissionais amparam-se em conhecimentos apropriados no decorrer de sua formação humana, a partir de sua disposição social e de seu acesso às produções simbólicas. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/924 10.20396/etd.v11i1.924 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/924 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v11i1.924 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/924/pdf_109 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 11 n. 1 (2009): Número Temático: "Formação, Currículo e Outras Práticas Educacionais"; 234-254 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 11 No. 1 (2009): Número Temático: "Formação, Currículo e Outras Práticas Educacionais"; 234-254 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 11 Núm. 1 (2009): Número Temático: "Formação, Currículo e Outras Práticas Educacionais"; 234-254 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216651502714880 |