Ensinando futuros professores sobre literatura infantil: relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortunato, Ivan
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8642934
Resumo: Este artigo, escrito sob a forma de ensaio, é um relato de experiência em educação, especificamente sobre leitura infantil na escola, sendo fruto de reflexão a partir de uma atividade desenvolvida em sala de aula do ensino superior, no curso de licenciatura em pedagogia. Baseado na teoria educacional de Celestin Freinet, e na ação pedagógica dialogada, apresenta-se uma atividade didática supervisionada, sendo colaborativa e dinâmica, articulada em quatro etapas, a saber: aquecimento, desenvolvimento, partilha e reflexão. Ao final, ao mesmo tempo em que se deseja compartilhar a utilização de um instrumento didático, espera-se que essa experiência seja compreendida, analisada, debatida e melhorada por professores, em exercício e/ou em formação.
id UNICAMP-19_99a84ae209784ef674812d9d4a3d720c
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642934
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Ensinando futuros professores sobre literatura infantil: relato de experiênciaDidática. Ensino. Leitura.DidáticaEnsinoLeituraEste artigo, escrito sob a forma de ensaio, é um relato de experiência em educação, especificamente sobre leitura infantil na escola, sendo fruto de reflexão a partir de uma atividade desenvolvida em sala de aula do ensino superior, no curso de licenciatura em pedagogia. Baseado na teoria educacional de Celestin Freinet, e na ação pedagógica dialogada, apresenta-se uma atividade didática supervisionada, sendo colaborativa e dinâmica, articulada em quatro etapas, a saber: aquecimento, desenvolvimento, partilha e reflexão. Ao final, ao mesmo tempo em que se deseja compartilhar a utilização de um instrumento didático, espera-se que essa experiência seja compreendida, analisada, debatida e melhorada por professores, em exercício e/ou em formação.Universidade Estadual de Campinas2016-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864293410.20396/etd.v18i3.8642934ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 3 (2016): Reconfigurando as relações sujeito-objeto no espaço e tempo educacionais; 710-718ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 3 (2016): Reconfigurando as relações sujeito-objeto no espaço e tempo educacionais; 710-718ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 3 (2016): Reconfigurando as relações sujeito-objeto no espaço e tempo educacionais; 710-7181676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8642934/13385Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFortunato, Ivan2018-04-13T15:17:09Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642934Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:16.974867ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensinando futuros professores sobre literatura infantil: relato de experiência
title Ensinando futuros professores sobre literatura infantil: relato de experiência
spellingShingle Ensinando futuros professores sobre literatura infantil: relato de experiência
Fortunato, Ivan
Didática. Ensino. Leitura.
Didática
Ensino
Leitura
title_short Ensinando futuros professores sobre literatura infantil: relato de experiência
title_full Ensinando futuros professores sobre literatura infantil: relato de experiência
title_fullStr Ensinando futuros professores sobre literatura infantil: relato de experiência
title_full_unstemmed Ensinando futuros professores sobre literatura infantil: relato de experiência
title_sort Ensinando futuros professores sobre literatura infantil: relato de experiência
author Fortunato, Ivan
author_facet Fortunato, Ivan
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fortunato, Ivan
dc.subject.por.fl_str_mv Didática. Ensino. Leitura.
Didática
Ensino
Leitura
topic Didática. Ensino. Leitura.
Didática
Ensino
Leitura
description Este artigo, escrito sob a forma de ensaio, é um relato de experiência em educação, especificamente sobre leitura infantil na escola, sendo fruto de reflexão a partir de uma atividade desenvolvida em sala de aula do ensino superior, no curso de licenciatura em pedagogia. Baseado na teoria educacional de Celestin Freinet, e na ação pedagógica dialogada, apresenta-se uma atividade didática supervisionada, sendo colaborativa e dinâmica, articulada em quatro etapas, a saber: aquecimento, desenvolvimento, partilha e reflexão. Ao final, ao mesmo tempo em que se deseja compartilhar a utilização de um instrumento didático, espera-se que essa experiência seja compreendida, analisada, debatida e melhorada por professores, em exercício e/ou em formação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8642934
10.20396/etd.v18i3.8642934
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8642934
identifier_str_mv 10.20396/etd.v18i3.8642934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8642934/13385
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 3 (2016): Reconfigurando as relações sujeito-objeto no espaço e tempo educacionais; 710-718
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 3 (2016): Reconfigurando as relações sujeito-objeto no espaço e tempo educacionais; 710-718
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 3 (2016): Reconfigurando as relações sujeito-objeto no espaço e tempo educacionais; 710-718
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216653394345984