Ensinando futuros professores sobre literatura infantil: relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8642934 |
Resumo: | Este artigo, escrito sob a forma de ensaio, é um relato de experiência em educação, especificamente sobre leitura infantil na escola, sendo fruto de reflexão a partir de uma atividade desenvolvida em sala de aula do ensino superior, no curso de licenciatura em pedagogia. Baseado na teoria educacional de Celestin Freinet, e na ação pedagógica dialogada, apresenta-se uma atividade didática supervisionada, sendo colaborativa e dinâmica, articulada em quatro etapas, a saber: aquecimento, desenvolvimento, partilha e reflexão. Ao final, ao mesmo tempo em que se deseja compartilhar a utilização de um instrumento didático, espera-se que essa experiência seja compreendida, analisada, debatida e melhorada por professores, em exercício e/ou em formação. |
id |
UNICAMP-19_99a84ae209784ef674812d9d4a3d720c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642934 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensinando futuros professores sobre literatura infantil: relato de experiênciaDidática. Ensino. Leitura.DidáticaEnsinoLeituraEste artigo, escrito sob a forma de ensaio, é um relato de experiência em educação, especificamente sobre leitura infantil na escola, sendo fruto de reflexão a partir de uma atividade desenvolvida em sala de aula do ensino superior, no curso de licenciatura em pedagogia. Baseado na teoria educacional de Celestin Freinet, e na ação pedagógica dialogada, apresenta-se uma atividade didática supervisionada, sendo colaborativa e dinâmica, articulada em quatro etapas, a saber: aquecimento, desenvolvimento, partilha e reflexão. Ao final, ao mesmo tempo em que se deseja compartilhar a utilização de um instrumento didático, espera-se que essa experiência seja compreendida, analisada, debatida e melhorada por professores, em exercício e/ou em formação.Universidade Estadual de Campinas2016-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864293410.20396/etd.v18i3.8642934ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 3 (2016): Reconfigurando as relações sujeito-objeto no espaço e tempo educacionais; 710-718ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 3 (2016): Reconfigurando as relações sujeito-objeto no espaço e tempo educacionais; 710-718ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 3 (2016): Reconfigurando as relações sujeito-objeto no espaço e tempo educacionais; 710-7181676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8642934/13385Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFortunato, Ivan2018-04-13T15:17:09Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642934Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:16.974867ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensinando futuros professores sobre literatura infantil: relato de experiência |
title |
Ensinando futuros professores sobre literatura infantil: relato de experiência |
spellingShingle |
Ensinando futuros professores sobre literatura infantil: relato de experiência Fortunato, Ivan Didática. Ensino. Leitura. Didática Ensino Leitura |
title_short |
Ensinando futuros professores sobre literatura infantil: relato de experiência |
title_full |
Ensinando futuros professores sobre literatura infantil: relato de experiência |
title_fullStr |
Ensinando futuros professores sobre literatura infantil: relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Ensinando futuros professores sobre literatura infantil: relato de experiência |
title_sort |
Ensinando futuros professores sobre literatura infantil: relato de experiência |
author |
Fortunato, Ivan |
author_facet |
Fortunato, Ivan |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fortunato, Ivan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática. Ensino. Leitura. Didática Ensino Leitura |
topic |
Didática. Ensino. Leitura. Didática Ensino Leitura |
description |
Este artigo, escrito sob a forma de ensaio, é um relato de experiência em educação, especificamente sobre leitura infantil na escola, sendo fruto de reflexão a partir de uma atividade desenvolvida em sala de aula do ensino superior, no curso de licenciatura em pedagogia. Baseado na teoria educacional de Celestin Freinet, e na ação pedagógica dialogada, apresenta-se uma atividade didática supervisionada, sendo colaborativa e dinâmica, articulada em quatro etapas, a saber: aquecimento, desenvolvimento, partilha e reflexão. Ao final, ao mesmo tempo em que se deseja compartilhar a utilização de um instrumento didático, espera-se que essa experiência seja compreendida, analisada, debatida e melhorada por professores, em exercício e/ou em formação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8642934 10.20396/etd.v18i3.8642934 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8642934 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v18i3.8642934 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8642934/13385 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 3 (2016): Reconfigurando as relações sujeito-objeto no espaço e tempo educacionais; 710-718 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 3 (2016): Reconfigurando as relações sujeito-objeto no espaço e tempo educacionais; 710-718 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 3 (2016): Reconfigurando as relações sujeito-objeto no espaço e tempo educacionais; 710-718 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216653394345984 |