Formação e atuação do tutor como orientador de pesquisa na educação on-line

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giordan, Marcelo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Massi, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646237
Resumo: Neste artigo, caracterizamos o trabalho de formação e acompanhamento de tutores que atuaram como orientadores de Trabalhos de Conclusão de Curso no Curso de Especialização em Ensino de Ciências do programa Rede São Paulo de Formação Docente oferecido pela Universidade de São Paulo. Adotamos o modelo dos sistemas de atividade para caracterizar a atividade de orientação e, a partir das respostas dos tutores a um questionário, identificamos aspectos centrais para esta análise: a autonomia para orientação, as regras do sistemas de atividades e a comunidade. Com base nessa perspectiva teórica, vários elementos indicam a criação efetiva de uma comunidade de prática que teve papel fundamental na formação do orientador e para a reestruturação de atividades fundamentais da orientação, como a escrita e a comunicação, no contexto educação on-line.
id UNICAMP-19_af46e22b1141d787d3cfa0cbf06d3106
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646237
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Formação e atuação do tutor como orientador de pesquisa na educação on-linePapel do orientador. Educação on-line. Sistemas de atividades.Formação de tutoresNeste artigo, caracterizamos o trabalho de formação e acompanhamento de tutores que atuaram como orientadores de Trabalhos de Conclusão de Curso no Curso de Especialização em Ensino de Ciências do programa Rede São Paulo de Formação Docente oferecido pela Universidade de São Paulo. Adotamos o modelo dos sistemas de atividade para caracterizar a atividade de orientação e, a partir das respostas dos tutores a um questionário, identificamos aspectos centrais para esta análise: a autonomia para orientação, as regras do sistemas de atividades e a comunidade. Com base nessa perspectiva teórica, vários elementos indicam a criação efetiva de uma comunidade de prática que teve papel fundamental na formação do orientador e para a reestruturação de atividades fundamentais da orientação, como a escrita e a comunicação, no contexto educação on-line.Universidade Estadual de Campinas2018-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864623710.20396/etd.v20i1.8646237ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 2 (2018): Brasil/Portugal: possibilidade de uma escola justa e das artes de fazer o comum.; 495-517ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 2 (2018): Brasil/Portugal: possibilidade de uma escola justa e das artes de fazer o comum.; 495-517ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 2 (2018): Brasil/Portugal: possibilidade de uma escola justa e das artes de fazer o comum.; 495-5171676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646237/17908Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGiordan, MarceloMassi, Luciana2018-04-26T11:07:21Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646237Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:18.618681ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação e atuação do tutor como orientador de pesquisa na educação on-line
title Formação e atuação do tutor como orientador de pesquisa na educação on-line
spellingShingle Formação e atuação do tutor como orientador de pesquisa na educação on-line
Giordan, Marcelo
Papel do orientador. Educação on-line. Sistemas de atividades.
Formação de tutores
title_short Formação e atuação do tutor como orientador de pesquisa na educação on-line
title_full Formação e atuação do tutor como orientador de pesquisa na educação on-line
title_fullStr Formação e atuação do tutor como orientador de pesquisa na educação on-line
title_full_unstemmed Formação e atuação do tutor como orientador de pesquisa na educação on-line
title_sort Formação e atuação do tutor como orientador de pesquisa na educação on-line
author Giordan, Marcelo
author_facet Giordan, Marcelo
Massi, Luciana
author_role author
author2 Massi, Luciana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giordan, Marcelo
Massi, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Papel do orientador. Educação on-line. Sistemas de atividades.
Formação de tutores
topic Papel do orientador. Educação on-line. Sistemas de atividades.
Formação de tutores
description Neste artigo, caracterizamos o trabalho de formação e acompanhamento de tutores que atuaram como orientadores de Trabalhos de Conclusão de Curso no Curso de Especialização em Ensino de Ciências do programa Rede São Paulo de Formação Docente oferecido pela Universidade de São Paulo. Adotamos o modelo dos sistemas de atividade para caracterizar a atividade de orientação e, a partir das respostas dos tutores a um questionário, identificamos aspectos centrais para esta análise: a autonomia para orientação, as regras do sistemas de atividades e a comunidade. Com base nessa perspectiva teórica, vários elementos indicam a criação efetiva de uma comunidade de prática que teve papel fundamental na formação do orientador e para a reestruturação de atividades fundamentais da orientação, como a escrita e a comunicação, no contexto educação on-line.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646237
10.20396/etd.v20i1.8646237
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646237
identifier_str_mv 10.20396/etd.v20i1.8646237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646237/17908
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 2 (2018): Brasil/Portugal: possibilidade de uma escola justa e das artes de fazer o comum.; 495-517
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 2 (2018): Brasil/Portugal: possibilidade de uma escola justa e das artes de fazer o comum.; 495-517
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 2 (2018): Brasil/Portugal: possibilidade de uma escola justa e das artes de fazer o comum.; 495-517
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216653447823360