As implicações da educação física no âmbito escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1082 |
Resumo: | Este artigo retrata a historicidade do componente curricular Educação Física, bem como reconhece a posição de inferioridade e marginalidade desse componente frente à hierarquia dos saberes escolares. Discute ainda a questão da formação dos/as futuros/as profissionais da educação desta área do conhecimento que, além de precária, acaba por contribuir para com a perpetuação do status quo. Analisa a Educação Física frente aos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), que por sua vez, são fruto do MEC (Ministério da Educação e do Desporto) com base na Nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira). Por fim, busca realçar alternativas viáveis para a conscientização dos/as futuros/as profissionais, a fim de extinguir o viés da hierarquia dos saberes que prima pela valorização de um/s determinado/s componente/s em detrimento de outros. |
id |
UNICAMP-19_bdbdb09123b74bc5da88a54de920188b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1082 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
As implicações da educação física no âmbito escolarEducação. Educação física. Formação de professores/as.Formação de professoresEste artigo retrata a historicidade do componente curricular Educação Física, bem como reconhece a posição de inferioridade e marginalidade desse componente frente à hierarquia dos saberes escolares. Discute ainda a questão da formação dos/as futuros/as profissionais da educação desta área do conhecimento que, além de precária, acaba por contribuir para com a perpetuação do status quo. Analisa a Educação Física frente aos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), que por sua vez, são fruto do MEC (Ministério da Educação e do Desporto) com base na Nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira). Por fim, busca realçar alternativas viáveis para a conscientização dos/as futuros/as profissionais, a fim de extinguir o viés da hierarquia dos saberes que prima pela valorização de um/s determinado/s componente/s em detrimento de outros. Universidade Estadual de Campinas2009-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/108210.20396/etd.v2i2.1082ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 No. 2 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 231-243ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 Núm. 2 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 231-243ETD - Educação Temática Digital; v. 2 n. 2 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 231-2431676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1082/1097Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPeres, Giani2017-03-20T10:42:52Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1082Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2017-03-20T10:42:52ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As implicações da educação física no âmbito escolar |
title |
As implicações da educação física no âmbito escolar |
spellingShingle |
As implicações da educação física no âmbito escolar Peres, Giani Educação. Educação física. Formação de professores/as. Formação de professores |
title_short |
As implicações da educação física no âmbito escolar |
title_full |
As implicações da educação física no âmbito escolar |
title_fullStr |
As implicações da educação física no âmbito escolar |
title_full_unstemmed |
As implicações da educação física no âmbito escolar |
title_sort |
As implicações da educação física no âmbito escolar |
author |
Peres, Giani |
author_facet |
Peres, Giani |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peres, Giani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Educação física. Formação de professores/as. Formação de professores |
topic |
Educação. Educação física. Formação de professores/as. Formação de professores |
description |
Este artigo retrata a historicidade do componente curricular Educação Física, bem como reconhece a posição de inferioridade e marginalidade desse componente frente à hierarquia dos saberes escolares. Discute ainda a questão da formação dos/as futuros/as profissionais da educação desta área do conhecimento que, além de precária, acaba por contribuir para com a perpetuação do status quo. Analisa a Educação Física frente aos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), que por sua vez, são fruto do MEC (Ministério da Educação e do Desporto) com base na Nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira). Por fim, busca realçar alternativas viáveis para a conscientização dos/as futuros/as profissionais, a fim de extinguir o viés da hierarquia dos saberes que prima pela valorização de um/s determinado/s componente/s em detrimento de outros. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1082 10.20396/etd.v2i2.1082 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1082 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v2i2.1082 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1082/1097 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 No. 2 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 231-243 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 Núm. 2 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 231-243 ETD - Educação Temática Digital; v. 2 n. 2 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 231-243 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1819873159738818560 |