As implicações da educação física no âmbito escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres, Giani
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1082
Resumo: Este artigo retrata a historicidade do componente curricular Educação Física, bem como reconhece a posição de inferioridade e marginalidade desse componente frente à hierarquia dos saberes escolares. Discute ainda a questão da formação dos/as futuros/as profissionais da educação desta área do conhecimento que, além de precária, acaba por contribuir para com a perpetuação do status quo. Analisa a Educação Física frente aos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), que por sua vez, são fruto do MEC (Ministério da Educação e do Desporto) com base na Nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira). Por fim, busca realçar alternativas viáveis para a conscientização dos/as futuros/as profissionais, a fim de extinguir o viés da hierarquia dos saberes que prima pela valorização de um/s determinado/s componente/s em detrimento de outros. 
id UNICAMP-19_bdbdb09123b74bc5da88a54de920188b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1082
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling As implicações da educação física no âmbito escolarEducação. Educação física. Formação de professores/as.Formação de professoresEste artigo retrata a historicidade do componente curricular Educação Física, bem como reconhece a posição de inferioridade e marginalidade desse componente frente à hierarquia dos saberes escolares. Discute ainda a questão da formação dos/as futuros/as profissionais da educação desta área do conhecimento que, além de precária, acaba por contribuir para com a perpetuação do status quo. Analisa a Educação Física frente aos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), que por sua vez, são fruto do MEC (Ministério da Educação e do Desporto) com base na Nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira). Por fim, busca realçar alternativas viáveis para a conscientização dos/as futuros/as profissionais, a fim de extinguir o viés da hierarquia dos saberes que prima pela valorização de um/s determinado/s componente/s em detrimento de outros. Universidade Estadual de Campinas2009-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/108210.20396/etd.v2i2.1082ETD - Educação Temática Digital; v. 2 n. 2 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 231-243ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 No. 2 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 231-243ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 Núm. 2 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 231-2431676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1082/1097Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPeres, Giani2017-03-20T10:42:52Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1082Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:01.016248ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv As implicações da educação física no âmbito escolar
title As implicações da educação física no âmbito escolar
spellingShingle As implicações da educação física no âmbito escolar
Peres, Giani
Educação. Educação física. Formação de professores/as.
Formação de professores
title_short As implicações da educação física no âmbito escolar
title_full As implicações da educação física no âmbito escolar
title_fullStr As implicações da educação física no âmbito escolar
title_full_unstemmed As implicações da educação física no âmbito escolar
title_sort As implicações da educação física no âmbito escolar
author Peres, Giani
author_facet Peres, Giani
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peres, Giani
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Educação física. Formação de professores/as.
Formação de professores
topic Educação. Educação física. Formação de professores/as.
Formação de professores
description Este artigo retrata a historicidade do componente curricular Educação Física, bem como reconhece a posição de inferioridade e marginalidade desse componente frente à hierarquia dos saberes escolares. Discute ainda a questão da formação dos/as futuros/as profissionais da educação desta área do conhecimento que, além de precária, acaba por contribuir para com a perpetuação do status quo. Analisa a Educação Física frente aos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), que por sua vez, são fruto do MEC (Ministério da Educação e do Desporto) com base na Nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira). Por fim, busca realçar alternativas viáveis para a conscientização dos/as futuros/as profissionais, a fim de extinguir o viés da hierarquia dos saberes que prima pela valorização de um/s determinado/s componente/s em detrimento de outros. 
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1082
10.20396/etd.v2i2.1082
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1082
identifier_str_mv 10.20396/etd.v2i2.1082
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1082/1097
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 2 n. 2 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 231-243
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 No. 2 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 231-243
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 Núm. 2 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 231-243
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216651999739904