A educação física adaptada: implicações curriculares e formação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cláudio Silvério da [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Drigo, Alexandre Janotta [UNESP]
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/109248
Resumo: O livro procura levantar como a disciplina Educação Física Adaptada está sendo hoje ministrada nos cursos de licenciatura e de graduação de Educação Física em universidades públicas do estado de São Paulo. O trabalho parte do princípio de que a crescente inserção das pessoas com deficiência nos diversos contextos sociais - inclusive o educacional - está a exigir também dos professores e profissionais dessa área um contato mais elaborado com esse segmento da população. Assim, os autores investigam, à base principalmente de entrevistas, como se estrutura a disciplina nos currículos universitários, no que tange à futura intervenção profissional do formando no universo constituído pelos deficientes físicos. Também averiguam se a Educação Física Adaptada interage com outras disciplinas ou está isolada nos currículos, além dos possíveis efeitos desta inter-relação sobre a formação dos alunos. A pesquisa constata que existe uma nítida preocupação entre os professores da disciplina com a necessidade de preparar os alunos - futuros profissionais - para atuar com público de perfil diversificado. Por isto, os autores sugerem que talvez fosse preciso desenvolver também conteúdos práticos em estágios supervisionados de cursos de formação e pós-graduação, semelhantes à residência médica
id UNSP_5ade330766c1d1353435df91e39b36e1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/109248
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A educação física adaptada: implicações curriculares e formação profissionalEducação fisicaEducação física para deficientes - BrasilProfessores de educação fisicaProfessores - FormaçãoO livro procura levantar como a disciplina Educação Física Adaptada está sendo hoje ministrada nos cursos de licenciatura e de graduação de Educação Física em universidades públicas do estado de São Paulo. O trabalho parte do princípio de que a crescente inserção das pessoas com deficiência nos diversos contextos sociais - inclusive o educacional - está a exigir também dos professores e profissionais dessa área um contato mais elaborado com esse segmento da população. Assim, os autores investigam, à base principalmente de entrevistas, como se estrutura a disciplina nos currículos universitários, no que tange à futura intervenção profissional do formando no universo constituído pelos deficientes físicos. Também averiguam se a Educação Física Adaptada interage com outras disciplinas ou está isolada nos currículos, além dos possíveis efeitos desta inter-relação sobre a formação dos alunos. A pesquisa constata que existe uma nítida preocupação entre os professores da disciplina com a necessidade de preparar os alunos - futuros profissionais - para atuar com público de perfil diversificado. Por isto, os autores sugerem que talvez fosse preciso desenvolver também conteúdos práticos em estágios supervisionados de cursos de formação e pós-graduação, semelhantes à residência médicaCultura AcadêmicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Cláudio Silvério da [UNESP]Drigo, Alexandre Janotta [UNESP]2014-09-03T17:52:33Z2014-09-03T17:52:33Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfSILVA, Cláudio Silvério da; DRIGO, Alexandre Janotta. A educação física adaptada: implicações curriculares e formação profissional. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579833670.9788579833670http://hdl.handle.net/11449/109248000774180ISBN9788579833670.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporColeção PROPG Digital (UNESP)http://hdl.handle.net/11449/144917info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-05T06:06:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/109248Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:56:27.009478Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação física adaptada: implicações curriculares e formação profissional
title A educação física adaptada: implicações curriculares e formação profissional
spellingShingle A educação física adaptada: implicações curriculares e formação profissional
Silva, Cláudio Silvério da [UNESP]
Educação fisica
Educação física para deficientes - Brasil
Professores de educação fisica
Professores - Formação
title_short A educação física adaptada: implicações curriculares e formação profissional
title_full A educação física adaptada: implicações curriculares e formação profissional
title_fullStr A educação física adaptada: implicações curriculares e formação profissional
title_full_unstemmed A educação física adaptada: implicações curriculares e formação profissional
title_sort A educação física adaptada: implicações curriculares e formação profissional
author Silva, Cláudio Silvério da [UNESP]
author_facet Silva, Cláudio Silvério da [UNESP]
Drigo, Alexandre Janotta [UNESP]
author_role author
author2 Drigo, Alexandre Janotta [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cláudio Silvério da [UNESP]
Drigo, Alexandre Janotta [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação fisica
Educação física para deficientes - Brasil
Professores de educação fisica
Professores - Formação
topic Educação fisica
Educação física para deficientes - Brasil
Professores de educação fisica
Professores - Formação
description O livro procura levantar como a disciplina Educação Física Adaptada está sendo hoje ministrada nos cursos de licenciatura e de graduação de Educação Física em universidades públicas do estado de São Paulo. O trabalho parte do princípio de que a crescente inserção das pessoas com deficiência nos diversos contextos sociais - inclusive o educacional - está a exigir também dos professores e profissionais dessa área um contato mais elaborado com esse segmento da população. Assim, os autores investigam, à base principalmente de entrevistas, como se estrutura a disciplina nos currículos universitários, no que tange à futura intervenção profissional do formando no universo constituído pelos deficientes físicos. Também averiguam se a Educação Física Adaptada interage com outras disciplinas ou está isolada nos currículos, além dos possíveis efeitos desta inter-relação sobre a formação dos alunos. A pesquisa constata que existe uma nítida preocupação entre os professores da disciplina com a necessidade de preparar os alunos - futuros profissionais - para atuar com público de perfil diversificado. Por isto, os autores sugerem que talvez fosse preciso desenvolver também conteúdos práticos em estágios supervisionados de cursos de formação e pós-graduação, semelhantes à residência médica
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2014-09-03T17:52:33Z
2014-09-03T17:52:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Cláudio Silvério da; DRIGO, Alexandre Janotta. A educação física adaptada: implicações curriculares e formação profissional. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579833670.
9788579833670
http://hdl.handle.net/11449/109248
000774180
ISBN9788579833670.pdf
identifier_str_mv SILVA, Cláudio Silvério da; DRIGO, Alexandre Janotta. A educação física adaptada: implicações curriculares e formação profissional. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579833670.
9788579833670
000774180
ISBN9788579833670.pdf
url http://hdl.handle.net/11449/109248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Coleção PROPG Digital (UNESP)
http://hdl.handle.net/11449/144917
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cultura Acadêmica
publisher.none.fl_str_mv Cultura Acadêmica
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128724127711232