Editorial: O cinema e a educação - as redes de significações e subjetividades tecidas nas/com as práticas e pesquisas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Adriana Hoffmann
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Monteiro, Aline, Soares, Maria da Conceição Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646281
Resumo: A televisão, o cinema e o vídeo integram nossas redes de práticas, significações, relações e poderes, se configurando como coautores da invenção do nosso cotidiano e de um presente eletrônica e diditalmente partilhado. Na ambiência de uma cultura eminentemente audiovisual, as subjetividades estão cada vez mais investidas nos processos de ver, dar a ver e ser visto. Assim, pensar a educação e a formação dos que veem, nessa contingência, é também pensar nos diferentes modos de praticar as audiovisualidades nas escolas e nas redes educativas que lá se engrendram ou que as atravessam, nas quais conhecimentos, modos de conhecer e autorias se constroem. A televisão, o cinema e o video, nos tempos do digital em redes, podem estar nos diferentes espaços-tempos onde são programadas a exibição, tais como salas de cinema, salas de estar e salas de aula, mas também em espaços-tempos imprevisíveis com os usos que se faz de aparelhos e narrativas audiovisuais. Propomos-nos a nesse dossie abrir espaço de reflexão sobre as relações do cinema e educação nos diferentes modos de se pensar a formação seja de crianças, jovens, professores e todos aqueles que olham e aprendem a olhar como processo de formação imprescindível para todos os sujeitos na atualidade. 
id UNICAMP-19_c1010308165cb12e68f6ad4e558c9a08
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646281
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Editorial: O cinema e a educação - as redes de significações e subjetividades tecidas nas/com as práticas e pesquisasCinema. Educação. Imagem. Formação.EducaçãoComunicação.A televisão, o cinema e o vídeo integram nossas redes de práticas, significações, relações e poderes, se configurando como coautores da invenção do nosso cotidiano e de um presente eletrônica e diditalmente partilhado. Na ambiência de uma cultura eminentemente audiovisual, as subjetividades estão cada vez mais investidas nos processos de ver, dar a ver e ser visto. Assim, pensar a educação e a formação dos que veem, nessa contingência, é também pensar nos diferentes modos de praticar as audiovisualidades nas escolas e nas redes educativas que lá se engrendram ou que as atravessam, nas quais conhecimentos, modos de conhecer e autorias se constroem. A televisão, o cinema e o video, nos tempos do digital em redes, podem estar nos diferentes espaços-tempos onde são programadas a exibição, tais como salas de cinema, salas de estar e salas de aula, mas também em espaços-tempos imprevisíveis com os usos que se faz de aparelhos e narrativas audiovisuais. Propomos-nos a nesse dossie abrir espaço de reflexão sobre as relações do cinema e educação nos diferentes modos de se pensar a formação seja de crianças, jovens, professores e todos aqueles que olham e aprendem a olhar como processo de formação imprescindível para todos os sujeitos na atualidade. Universidade Estadual de Campinas2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEditorial não avaliado pelos paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864628110.20396/etd.v19i2.8646281ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 2 (2017): Cinema, educação e seus processos de formação; 307-315ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 2 (2017): Cinema, educação e seus processos de formação; 307-315ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 2 (2017): Cinema, educação e seus processos de formação; 307-3151676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646281/15494Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Adriana HoffmannMonteiro, AlineSoares, Maria da Conceição Silva2018-04-13T15:35:09Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646281Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:18.944268ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Editorial: O cinema e a educação - as redes de significações e subjetividades tecidas nas/com as práticas e pesquisas
title Editorial: O cinema e a educação - as redes de significações e subjetividades tecidas nas/com as práticas e pesquisas
spellingShingle Editorial: O cinema e a educação - as redes de significações e subjetividades tecidas nas/com as práticas e pesquisas
Fernandes, Adriana Hoffmann
Cinema. Educação. Imagem. Formação.
Educação
Comunicação.
title_short Editorial: O cinema e a educação - as redes de significações e subjetividades tecidas nas/com as práticas e pesquisas
title_full Editorial: O cinema e a educação - as redes de significações e subjetividades tecidas nas/com as práticas e pesquisas
title_fullStr Editorial: O cinema e a educação - as redes de significações e subjetividades tecidas nas/com as práticas e pesquisas
title_full_unstemmed Editorial: O cinema e a educação - as redes de significações e subjetividades tecidas nas/com as práticas e pesquisas
title_sort Editorial: O cinema e a educação - as redes de significações e subjetividades tecidas nas/com as práticas e pesquisas
author Fernandes, Adriana Hoffmann
author_facet Fernandes, Adriana Hoffmann
Monteiro, Aline
Soares, Maria da Conceição Silva
author_role author
author2 Monteiro, Aline
Soares, Maria da Conceição Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Adriana Hoffmann
Monteiro, Aline
Soares, Maria da Conceição Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema. Educação. Imagem. Formação.
Educação
Comunicação.
topic Cinema. Educação. Imagem. Formação.
Educação
Comunicação.
description A televisão, o cinema e o vídeo integram nossas redes de práticas, significações, relações e poderes, se configurando como coautores da invenção do nosso cotidiano e de um presente eletrônica e diditalmente partilhado. Na ambiência de uma cultura eminentemente audiovisual, as subjetividades estão cada vez mais investidas nos processos de ver, dar a ver e ser visto. Assim, pensar a educação e a formação dos que veem, nessa contingência, é também pensar nos diferentes modos de praticar as audiovisualidades nas escolas e nas redes educativas que lá se engrendram ou que as atravessam, nas quais conhecimentos, modos de conhecer e autorias se constroem. A televisão, o cinema e o video, nos tempos do digital em redes, podem estar nos diferentes espaços-tempos onde são programadas a exibição, tais como salas de cinema, salas de estar e salas de aula, mas também em espaços-tempos imprevisíveis com os usos que se faz de aparelhos e narrativas audiovisuais. Propomos-nos a nesse dossie abrir espaço de reflexão sobre as relações do cinema e educação nos diferentes modos de se pensar a formação seja de crianças, jovens, professores e todos aqueles que olham e aprendem a olhar como processo de formação imprescindível para todos os sujeitos na atualidade. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Editorial não avaliado pelos pares
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646281
10.20396/etd.v19i2.8646281
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646281
identifier_str_mv 10.20396/etd.v19i2.8646281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646281/15494
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 2 (2017): Cinema, educação e seus processos de formação; 307-315
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 2 (2017): Cinema, educação e seus processos de formação; 307-315
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 2 (2017): Cinema, educação e seus processos de formação; 307-315
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216653457260544