O sentido da transdisciplinaridade: entre cinemas e ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gustavo da Rocha Jardim
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQNQCL
Resumo: Esta pesquisa examina as interfaces entre o cinema e a formação de professores de ciências naturais em processos transdisciplinares. A partir do estudo desta problemática, dedica-se à elaboração e à análise de uma disciplina optativa de trinta horas intitulada Cinemas eCiências da Natureza, oferecida no curso de mestrado profissional da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). O objetivo deste trabalho é aproximar noções do mecanismo cinematográfico e do pensamento científico por meio de consideraçõessobre a imagem e o processo de criação. Procuramos entender como o cinema pode contribuir para a construção de novas abordagens no ensino e servir para articular disciplinas no cenário de formação docente. A discussão é feita a partir de conceitos filosóficos e leiturascinematográficas da obra de Henri Bergson e de Gilles Deleuze, que auxiliam na definição de um arcabouço teórico de análise. A referência metodológica para o curso prático são os trabalhos de Alain Bergala e os debates produzidos no Brasil acerca da entrada do cinema como arte na escola, além dos estudos sobre sua utilização em relação às ditas ciências duras. Quatro filmes e um debate foram produzidos durante a formação transdisciplinar. A avaliação dos resultados aponta algumas inferências possíveis sobre o uso do cinema em processostransdisciplinares e também salienta a importância da compreensão do tempo-invenção na ciência e no fazer artístico nessas práticas, assim como para alguns horizontes de pesquisa. A concepção do filme como espaço de entrelaçamento e a análise sobre o envolvimento deelementos da vida na aprendizagem cinematográfica também são apresentados como resultados desta pesquisa.
id UFMG_cb70a798ab2097386cad58a312a01124
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AQNQCL
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Silvania Sousa NascimentoElenice de Souza Lodron ZuinMaurício Silva GinoGustavo da Rocha Jardim2019-08-11T19:23:25Z2019-08-11T19:23:25Z2017-02-21http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQNQCLEsta pesquisa examina as interfaces entre o cinema e a formação de professores de ciências naturais em processos transdisciplinares. A partir do estudo desta problemática, dedica-se à elaboração e à análise de uma disciplina optativa de trinta horas intitulada Cinemas eCiências da Natureza, oferecida no curso de mestrado profissional da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). O objetivo deste trabalho é aproximar noções do mecanismo cinematográfico e do pensamento científico por meio de consideraçõessobre a imagem e o processo de criação. Procuramos entender como o cinema pode contribuir para a construção de novas abordagens no ensino e servir para articular disciplinas no cenário de formação docente. A discussão é feita a partir de conceitos filosóficos e leiturascinematográficas da obra de Henri Bergson e de Gilles Deleuze, que auxiliam na definição de um arcabouço teórico de análise. A referência metodológica para o curso prático são os trabalhos de Alain Bergala e os debates produzidos no Brasil acerca da entrada do cinema como arte na escola, além dos estudos sobre sua utilização em relação às ditas ciências duras. Quatro filmes e um debate foram produzidos durante a formação transdisciplinar. A avaliação dos resultados aponta algumas inferências possíveis sobre o uso do cinema em processostransdisciplinares e também salienta a importância da compreensão do tempo-invenção na ciência e no fazer artístico nessas práticas, assim como para alguns horizontes de pesquisa. A concepção do filme como espaço de entrelaçamento e a análise sobre o envolvimento deelementos da vida na aprendizagem cinematográfica também são apresentados como resultados desta pesquisa.This research examines the interfaces between cinema and transdisciplinary teacher training in the field of natural sciences. Dealing with this scenario, the work is focused in the elaboration and analysis of an elective course of 30 hours, called Cinemas and Natural Sciences, offered in the professional masters of Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). The goal is to reveal the linking notions of the cinematic mechanism and scientific thinking through considerations about the image and the creative process. We seek to understand how cinema can contribute to the construction of new approaches inteaching and favor cross-disciplinary forms of knowledge among teachers. Philosophical concepts and cinematographic readings are discussed based in the work of Henri Bergson and Gilles Deleuze to define a theoretical framework of analysis. The methodological referencefor the practical course is found in the work of Alain Bergala and in the debates held in Brazil over the entrance of cinema as art in the school, besides the studies on its use in relation to the so called hard sciences. Four films and a field memo were produced during transdisciplinarytraining. The evaluation of the results point us to some possible inferences about the use of cinema in transdisciplinary processes and to the importance of understanding time-invention in science and in the artistic creation in these practices, as well as for some aspects for futureresearch. The concept of film as a space of entanglement and the analysis of life involvement in cinematic learning are also presented as results of this research.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores de CienciasEducaçãoProfessores FormaçãoCinemaCiências da naturezaTransdisciplinaridadeFormação docenteImagemCinemaO sentido da transdisciplinaridade: entre cinemas e ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_gustavo_jardim_rev_1format_final_080217_2.pdfapplication/pdf9236135https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQNQCL/1/disserta__o_gustavo_jardim_rev_1format_final_080217_2.pdf3508ccbf1eeead4e4954deb26e6cfdb6MD51TEXTdisserta__o_gustavo_jardim_rev_1format_final_080217_2.pdf.txtdisserta__o_gustavo_jardim_rev_1format_final_080217_2.pdf.txtExtracted texttext/plain254860https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQNQCL/2/disserta__o_gustavo_jardim_rev_1format_final_080217_2.pdf.txt0c229e914b5984aad3064818dbe7d50cMD521843/BUOS-AQNQCL2019-11-14 07:22:27.867oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AQNQCLRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:22:27Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O sentido da transdisciplinaridade: entre cinemas e ciências
title O sentido da transdisciplinaridade: entre cinemas e ciências
spellingShingle O sentido da transdisciplinaridade: entre cinemas e ciências
Gustavo da Rocha Jardim
Ciências da natureza
Transdisciplinaridade
Formação docente
Imagem
Cinema
Professores de Ciencias
Educação
Professores Formação
Cinema
title_short O sentido da transdisciplinaridade: entre cinemas e ciências
title_full O sentido da transdisciplinaridade: entre cinemas e ciências
title_fullStr O sentido da transdisciplinaridade: entre cinemas e ciências
title_full_unstemmed O sentido da transdisciplinaridade: entre cinemas e ciências
title_sort O sentido da transdisciplinaridade: entre cinemas e ciências
author Gustavo da Rocha Jardim
author_facet Gustavo da Rocha Jardim
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silvania Sousa Nascimento
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Elenice de Souza Lodron Zuin
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maurício Silva Gino
dc.contributor.author.fl_str_mv Gustavo da Rocha Jardim
contributor_str_mv Silvania Sousa Nascimento
Elenice de Souza Lodron Zuin
Maurício Silva Gino
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da natureza
Transdisciplinaridade
Formação docente
Imagem
Cinema
topic Ciências da natureza
Transdisciplinaridade
Formação docente
Imagem
Cinema
Professores de Ciencias
Educação
Professores Formação
Cinema
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Professores de Ciencias
Educação
Professores Formação
Cinema
description Esta pesquisa examina as interfaces entre o cinema e a formação de professores de ciências naturais em processos transdisciplinares. A partir do estudo desta problemática, dedica-se à elaboração e à análise de uma disciplina optativa de trinta horas intitulada Cinemas eCiências da Natureza, oferecida no curso de mestrado profissional da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). O objetivo deste trabalho é aproximar noções do mecanismo cinematográfico e do pensamento científico por meio de consideraçõessobre a imagem e o processo de criação. Procuramos entender como o cinema pode contribuir para a construção de novas abordagens no ensino e servir para articular disciplinas no cenário de formação docente. A discussão é feita a partir de conceitos filosóficos e leiturascinematográficas da obra de Henri Bergson e de Gilles Deleuze, que auxiliam na definição de um arcabouço teórico de análise. A referência metodológica para o curso prático são os trabalhos de Alain Bergala e os debates produzidos no Brasil acerca da entrada do cinema como arte na escola, além dos estudos sobre sua utilização em relação às ditas ciências duras. Quatro filmes e um debate foram produzidos durante a formação transdisciplinar. A avaliação dos resultados aponta algumas inferências possíveis sobre o uso do cinema em processostransdisciplinares e também salienta a importância da compreensão do tempo-invenção na ciência e no fazer artístico nessas práticas, assim como para alguns horizontes de pesquisa. A concepção do filme como espaço de entrelaçamento e a análise sobre o envolvimento deelementos da vida na aprendizagem cinematográfica também são apresentados como resultados desta pesquisa.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T19:23:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T19:23:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQNQCL
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQNQCL
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQNQCL/1/disserta__o_gustavo_jardim_rev_1format_final_080217_2.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQNQCL/2/disserta__o_gustavo_jardim_rev_1format_final_080217_2.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3508ccbf1eeead4e4954deb26e6cfdb6
0c229e914b5984aad3064818dbe7d50c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589335912546304