Bentham and education: a social project
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1291 |
Resumo: | In the nineteenth century, the utilitarian theorists wanted the reform of society by adopting the principle of “the greatest happiness for the greatest numbers” (principle of utility), as proposed by Jeremy Bentham, form which also advocated education as one of the means to achieve these social changes. In this article we attempt to reconstruct central assumptions of Bentham´s theory expressed in his texts, namely A fragment on the government, Introduction to the principles of morals and legislation and Panopticon, which culminate in the educational project signaled in Chrestomathia. The methodology consists in historiographical review. The results and conclusions indicate that Bentham´s educational project of has not been sufficiently considered by later authors despite their influence. |
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Bentham and education: a social projectBentham y la educación: un proyecto socialBentham e a educação: um projeto socialJeremy Bentham. Philosophy of education. History of educationFilosofia da EducaçãoJeremy Bentham. Filosofía de la educación. Historia de la Educación.Filosofia da EducaçãoEducação. Bentham. Chrestomathia.Filosofia da EducaçãoIn the nineteenth century, the utilitarian theorists wanted the reform of society by adopting the principle of “the greatest happiness for the greatest numbers” (principle of utility), as proposed by Jeremy Bentham, form which also advocated education as one of the means to achieve these social changes. In this article we attempt to reconstruct central assumptions of Bentham´s theory expressed in his texts, namely A fragment on the government, Introduction to the principles of morals and legislation and Panopticon, which culminate in the educational project signaled in Chrestomathia. The methodology consists in historiographical review. The results and conclusions indicate that Bentham´s educational project of has not been sufficiently considered by later authors despite their influence. No século XIX, a teoria utilitarista pretendia a reforma social através da adoção do princípio da “maior felicidade para o maior número de pessoas” (princípio da utilidade), como foi proposto por Jeremy Bentham; este autor também preconizou a educação como um dos meios para atingir estas mudanças sociais. Neste artigo busca-se reconstruir alguns pressupostos centrais da teoria benthamita expressos em alguns textos, a saber, A fragment on the government, Introduction to the principles of morals and legislation e do Panopticon, os quais culminam no projeto educacional sinalizado na obra Chrestomathia, analisando-se o que se refere aos seus objetivos pedagógicos. A metodologia utilizada consiste na revisão biblio-historiográfica. Os resultados e conclusões indicam que o projeto educacional de Bentham ainda não foi suficientemente analisado por autores posteriores, apesar de sua influência No século XIX, a teoria utilitarista pretendia a reforma social através da adoção do princípio da “maior felicidade para o maior número de pessoas” (princípio da utilidade), como foi proposto por Jeremy Bentham; este autor também preconizou a educação como um dos meios para atingir estas mudanças sociais. Neste artigo busca-se reconstruir alguns pressupostos centrais da teoria benthamita expressos em alguns textos, a saber, A fragment on the government, Introduction to the principles of morals and legislation e do Panopticon, os quais culminam no projeto educacional sinalizado na obra Chrestomathia, analisando-se o que se refere aos seus objetivos pedagógicos. A metodologia utilizada consiste na revisão biblio-historiográfica. Os resultados e conclusões indicam que o projeto educacional de Bentham ainda não foi suficientemente analisado por autores posteriores, apesar de sua influência.Universidade Estadual de Campinas2013-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Histórica; Pesquisa Bibliográficaapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/129110.20396/etd.v15i1.1291ETD - Educação Temática Digital; v. 15 n. 1 (2013): Número Temático: "Práticas educativas, formação de professores e inclusão social"; 1-15ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 No. 1 (2013): Número Temático: "Práticas educativas, formação de professores e inclusão social"; 1-15ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 Núm. 1 (2013): Número Temático: "Práticas educativas, formação de professores e inclusão social"; 1-151676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1291/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1291/19438Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Sílvio César Moral2017-10-06T14:14:43Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1291Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:09.800397ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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