Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Tércia Zavaglia
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Amaral, Sérgio Ferreira do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1203
Resumo: As ferramentas tecnológicas da Web 2.0 favorecem a aprendizagem, gerando a possibilidade de melhoria do desempenho dos alunos. Entretanto, para que este objetivo seja alcançado, deve haver uma convergência entre diversos fatores que permeiam as práticas educacionais. Alinhar o modelo de aprendizagem ao projeto pedagógico e formar os professores para usarem as ferramentas tecnológicas, em especial as de autoria, são alguns dos fatores que favorecem o uso das TIC no espaço educativo. Com base em uma revisão da literatura, discutem-se estes aspectos e apresenta-se uma proposta de modelo conceitual de organização de conteúdos, baseado nas concepções de aprendizagem colaborativa.
id UNICAMP-19_d0d08675aa9f75423721a4d1347ad13a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1203
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativosAprendizagem colaborativa. Web 2.0. Produção de conteúdos interativos. Modelos. Tecnologias de informação e comunicação. Educação.EducaçãoAs ferramentas tecnológicas da Web 2.0 favorecem a aprendizagem, gerando a possibilidade de melhoria do desempenho dos alunos. Entretanto, para que este objetivo seja alcançado, deve haver uma convergência entre diversos fatores que permeiam as práticas educacionais. Alinhar o modelo de aprendizagem ao projeto pedagógico e formar os professores para usarem as ferramentas tecnológicas, em especial as de autoria, são alguns dos fatores que favorecem o uso das TIC no espaço educativo. Com base em uma revisão da literatura, discutem-se estes aspectos e apresenta-se uma proposta de modelo conceitual de organização de conteúdos, baseado nas concepções de aprendizagem colaborativa.Universidade Estadual de Campinas2010-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/120310.20396/etd.v12i0.1203ETD - Educação Temática Digital; v. 12 (2011): Número Especial: "Tecnologias na educação"; 49-72ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2011): Número Especial: "Tecnologias na educação"; 49-72ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2011): Número Especial: "Tecnologias na educação"; 49-721676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1203/pdf_51Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessTorres, Tércia ZavagliaAmaral, Sérgio Ferreira do2017-09-25T08:31:46Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1203Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:04.548743ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos
title Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos
spellingShingle Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos
Torres, Tércia Zavaglia
Aprendizagem colaborativa. Web 2.0. Produção de conteúdos interativos. Modelos. Tecnologias de informação e comunicação. Educação.
Educação
title_short Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos
title_full Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos
title_fullStr Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos
title_full_unstemmed Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos
title_sort Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos
author Torres, Tércia Zavaglia
author_facet Torres, Tércia Zavaglia
Amaral, Sérgio Ferreira do
author_role author
author2 Amaral, Sérgio Ferreira do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Tércia Zavaglia
Amaral, Sérgio Ferreira do
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem colaborativa. Web 2.0. Produção de conteúdos interativos. Modelos. Tecnologias de informação e comunicação. Educação.
Educação
topic Aprendizagem colaborativa. Web 2.0. Produção de conteúdos interativos. Modelos. Tecnologias de informação e comunicação. Educação.
Educação
description As ferramentas tecnológicas da Web 2.0 favorecem a aprendizagem, gerando a possibilidade de melhoria do desempenho dos alunos. Entretanto, para que este objetivo seja alcançado, deve haver uma convergência entre diversos fatores que permeiam as práticas educacionais. Alinhar o modelo de aprendizagem ao projeto pedagógico e formar os professores para usarem as ferramentas tecnológicas, em especial as de autoria, são alguns dos fatores que favorecem o uso das TIC no espaço educativo. Com base em uma revisão da literatura, discutem-se estes aspectos e apresenta-se uma proposta de modelo conceitual de organização de conteúdos, baseado nas concepções de aprendizagem colaborativa.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1203
10.20396/etd.v12i0.1203
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1203
identifier_str_mv 10.20396/etd.v12i0.1203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1203/pdf_51
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 12 (2011): Número Especial: "Tecnologias na educação"; 49-72
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2011): Número Especial: "Tecnologias na educação"; 49-72
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2011): Número Especial: "Tecnologias na educação"; 49-72
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216652381421568