Modelo de Análise de Conteúdo Emocional, Cognitivo e Social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Uyara Ferreira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferreira, Deller James
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/110541
Resumo: Entender a motivação dos alunos nos processos de aprendizagem, já é complicado de se alcançar em ambientes presenciais, em ambientes de aprendizagem colaborativa apoiada por computador se torna ainda mais complexo. Os modelos de análise de conteúdo na aprendizagem colaborativa apoiada por computador disponíveis na literatura, em sua maioria, não demonstram preocupação em avaliar aspectos emocionais nos processos de aprendizagem, atentando-se apenas a qualificar a dimensão cognitiva e por vezes a social. Neste trabalho é proposto um modelo de análise de conteúdo para medir a qualidade das comunicações em ambientes virtuais abarcando as dimensões cognitiva, social e emocional. Para a criação das categorias a serem mensuradas, foram consideradas diversas teorias e trabalhos científicos anteriores. Na seção 5 é apresentado exemplo de utilização do modelo proposto em uma dinâmica aplicada em turmas de curso de computação de nível médio e superior. Através da utilização do modelo pode-se medir a qualidade das interações.
id UFRGS-7_9808ac0da133f714820ad50e8dd08826
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/110541
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Modelo de Análise de Conteúdo Emocional, Cognitivo e SocialAprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador. Aprendizagem Autorregulada. Modelo de Análise de Conteúdo. Aspectos Emocionais.Modelo para Análise de Conteúdo em Aprendizagem Colaborativa Apoiada por ComputadorEntender a motivação dos alunos nos processos de aprendizagem, já é complicado de se alcançar em ambientes presenciais, em ambientes de aprendizagem colaborativa apoiada por computador se torna ainda mais complexo. Os modelos de análise de conteúdo na aprendizagem colaborativa apoiada por computador disponíveis na literatura, em sua maioria, não demonstram preocupação em avaliar aspectos emocionais nos processos de aprendizagem, atentando-se apenas a qualificar a dimensão cognitiva e por vezes a social. Neste trabalho é proposto um modelo de análise de conteúdo para medir a qualidade das comunicações em ambientes virtuais abarcando as dimensões cognitiva, social e emocional. Para a criação das categorias a serem mensuradas, foram consideradas diversas teorias e trabalhos científicos anteriores. Na seção 5 é apresentado exemplo de utilização do modelo proposto em uma dinâmica aplicada em turmas de curso de computação de nível médio e superior. Através da utilização do modelo pode-se medir a qualidade das interações.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionSócio-cognitivaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11054110.22456/1982-1654.110541Computers in education: theory & practice; Vol. 24 No. 3 (2021): Tecnologias na Aprendizagem Cooperativa, no Ensino a Distância e na MotivaçãoInformática na educação: teoria & prática; v. 24 n. 3 (2021): Tecnologias na Aprendizagem Cooperativa, no Ensino a Distância e na Motivação1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/110541/65958Copyright (c) 2022 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Uyara FerreiraFerreira, Deller James2022-01-06T18:22:16Zoai:seer.ufrgs.br:article/110541Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2022-01-06T18:22:16Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo de Análise de Conteúdo Emocional, Cognitivo e Social
title Modelo de Análise de Conteúdo Emocional, Cognitivo e Social
spellingShingle Modelo de Análise de Conteúdo Emocional, Cognitivo e Social
Silva, Uyara Ferreira
Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador. Aprendizagem Autorregulada. Modelo de Análise de Conteúdo. Aspectos Emocionais.
Modelo para Análise de Conteúdo em Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador
title_short Modelo de Análise de Conteúdo Emocional, Cognitivo e Social
title_full Modelo de Análise de Conteúdo Emocional, Cognitivo e Social
title_fullStr Modelo de Análise de Conteúdo Emocional, Cognitivo e Social
title_full_unstemmed Modelo de Análise de Conteúdo Emocional, Cognitivo e Social
title_sort Modelo de Análise de Conteúdo Emocional, Cognitivo e Social
author Silva, Uyara Ferreira
author_facet Silva, Uyara Ferreira
Ferreira, Deller James
author_role author
author2 Ferreira, Deller James
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Uyara Ferreira
Ferreira, Deller James
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador. Aprendizagem Autorregulada. Modelo de Análise de Conteúdo. Aspectos Emocionais.
Modelo para Análise de Conteúdo em Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador
topic Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador. Aprendizagem Autorregulada. Modelo de Análise de Conteúdo. Aspectos Emocionais.
Modelo para Análise de Conteúdo em Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador
description Entender a motivação dos alunos nos processos de aprendizagem, já é complicado de se alcançar em ambientes presenciais, em ambientes de aprendizagem colaborativa apoiada por computador se torna ainda mais complexo. Os modelos de análise de conteúdo na aprendizagem colaborativa apoiada por computador disponíveis na literatura, em sua maioria, não demonstram preocupação em avaliar aspectos emocionais nos processos de aprendizagem, atentando-se apenas a qualificar a dimensão cognitiva e por vezes a social. Neste trabalho é proposto um modelo de análise de conteúdo para medir a qualidade das comunicações em ambientes virtuais abarcando as dimensões cognitiva, social e emocional. Para a criação das categorias a serem mensuradas, foram consideradas diversas teorias e trabalhos científicos anteriores. Na seção 5 é apresentado exemplo de utilização do modelo proposto em uma dinâmica aplicada em turmas de curso de computação de nível médio e superior. Através da utilização do modelo pode-se medir a qualidade das interações.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Sócio-cognitiva
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/110541
10.22456/1982-1654.110541
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/110541
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.110541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/110541/65958
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 24 No. 3 (2021): Tecnologias na Aprendizagem Cooperativa, no Ensino a Distância e na Motivação
Informática na educação: teoria & prática; v. 24 n. 3 (2021): Tecnologias na Aprendizagem Cooperativa, no Ensino a Distância e na Motivação
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766184212561920