Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1203 |
Resumo: | As ferramentas tecnológicas da Web 2.0 favorecem a aprendizagem, gerando a possibilidade de melhoria do desempenho dos alunos. Entretanto, para que este objetivo seja alcançado, deve haver uma convergência entre diversos fatores que permeiam as práticas educacionais. Alinhar o modelo de aprendizagem ao projeto pedagógico e formar os professores para usarem as ferramentas tecnológicas, em especial as de autoria, são alguns dos fatores que favorecem o uso das TIC no espaço educativo. Com base em uma revisão da literatura, discutem-se estes aspectos e apresenta-se uma proposta de modelo conceitual de organização de conteúdos, baseado nas concepções de aprendizagem colaborativa. |
id |
UNICAMP-19_d0d08675aa9f75423721a4d1347ad13a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1203 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativosAprendizagem colaborativa. Web 2.0. Produção de conteúdos interativos. Modelos. Tecnologias de informação e comunicação. Educação.EducaçãoAs ferramentas tecnológicas da Web 2.0 favorecem a aprendizagem, gerando a possibilidade de melhoria do desempenho dos alunos. Entretanto, para que este objetivo seja alcançado, deve haver uma convergência entre diversos fatores que permeiam as práticas educacionais. Alinhar o modelo de aprendizagem ao projeto pedagógico e formar os professores para usarem as ferramentas tecnológicas, em especial as de autoria, são alguns dos fatores que favorecem o uso das TIC no espaço educativo. Com base em uma revisão da literatura, discutem-se estes aspectos e apresenta-se uma proposta de modelo conceitual de organização de conteúdos, baseado nas concepções de aprendizagem colaborativa.Universidade Estadual de Campinas2010-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/120310.20396/etd.v12i0.1203ETD - Educação Temática Digital; v. 12 (2011): Número Especial: "Tecnologias na educação"; 49-72ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2011): Número Especial: "Tecnologias na educação"; 49-72ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2011): Número Especial: "Tecnologias na educação"; 49-721676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1203/pdf_51Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessTorres, Tércia ZavagliaAmaral, Sérgio Ferreira do2017-09-25T08:31:46Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1203Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:04.548743ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos |
title |
Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos |
spellingShingle |
Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos Torres, Tércia Zavaglia Aprendizagem colaborativa. Web 2.0. Produção de conteúdos interativos. Modelos. Tecnologias de informação e comunicação. Educação. Educação |
title_short |
Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos |
title_full |
Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos |
title_fullStr |
Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos |
title_sort |
Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos |
author |
Torres, Tércia Zavaglia |
author_facet |
Torres, Tércia Zavaglia Amaral, Sérgio Ferreira do |
author_role |
author |
author2 |
Amaral, Sérgio Ferreira do |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres, Tércia Zavaglia Amaral, Sérgio Ferreira do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem colaborativa. Web 2.0. Produção de conteúdos interativos. Modelos. Tecnologias de informação e comunicação. Educação. Educação |
topic |
Aprendizagem colaborativa. Web 2.0. Produção de conteúdos interativos. Modelos. Tecnologias de informação e comunicação. Educação. Educação |
description |
As ferramentas tecnológicas da Web 2.0 favorecem a aprendizagem, gerando a possibilidade de melhoria do desempenho dos alunos. Entretanto, para que este objetivo seja alcançado, deve haver uma convergência entre diversos fatores que permeiam as práticas educacionais. Alinhar o modelo de aprendizagem ao projeto pedagógico e formar os professores para usarem as ferramentas tecnológicas, em especial as de autoria, são alguns dos fatores que favorecem o uso das TIC no espaço educativo. Com base em uma revisão da literatura, discutem-se estes aspectos e apresenta-se uma proposta de modelo conceitual de organização de conteúdos, baseado nas concepções de aprendizagem colaborativa. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1203 10.20396/etd.v12i0.1203 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1203 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v12i0.1203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1203/pdf_51 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 12 (2011): Número Especial: "Tecnologias na educação"; 49-72 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2011): Número Especial: "Tecnologias na educação"; 49-72 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2011): Número Especial: "Tecnologias na educação"; 49-72 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216652381421568 |