As Tecnologias da Informação e Comunicação e a Educação Física Escolar: a realidade de professores da rede pública municipal de Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Aline Lima
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Mota, Mabelle Maia, Ferreira, Heraldo Simões, Ferreira, Aline Fernanda, Darido, Suraya Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640601
Resumo: Introdução: observa-se um crescente interesse em pesquisas sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação-TICs no universo da Educação Física escolar, assim sendo, esse trabalho objetivou verificar o uso destas, especificamente no que concerne ao uso dos computadores, pelos professores da rede pública municipal de ensino da cidade de Fortaleza-CE. Método: Participaram do estudo 32 professores. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado composto por questões mistas a respeito do uso das TICs nas aulas de Educação Física. Os dados obtidos foram analisados por estatística descritiva e expressos em gráficos e tabelas. Também foi realizada uma análise das questões abertas como forma de compreender o pensamento do grupo pesquisado a respeito do uso de computadores nas aulas de Educação Física. Resultados: Constatou-se que a maioria dos professores raramente utiliza o computador em suas aulas e, mesmo aqueles que utilizam, o fizeram com pouca frequência no decorrer do ano letivo. Verificou-se que os principais motivos seriam a falta de profissionais nos laboratórios e estrutura física adequada para possibilitar a implementação das atividades. Conclusão: Tais achados indicam a necessidade de uma maior atenção à infraestrutura e apoio aos professores.
id UNICAMP-19_df846ca65b6c51a32544ce8fdd07181e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8640601
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling As Tecnologias da Informação e Comunicação e a Educação Física Escolar: a realidade de professores da rede pública municipal de FortalezaTecnologias da Informação e Comunicação. Computador. Educação Física Escolar.Introdução: observa-se um crescente interesse em pesquisas sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação-TICs no universo da Educação Física escolar, assim sendo, esse trabalho objetivou verificar o uso destas, especificamente no que concerne ao uso dos computadores, pelos professores da rede pública municipal de ensino da cidade de Fortaleza-CE. Método: Participaram do estudo 32 professores. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado composto por questões mistas a respeito do uso das TICs nas aulas de Educação Física. Os dados obtidos foram analisados por estatística descritiva e expressos em gráficos e tabelas. Também foi realizada uma análise das questões abertas como forma de compreender o pensamento do grupo pesquisado a respeito do uso de computadores nas aulas de Educação Física. Resultados: Constatou-se que a maioria dos professores raramente utiliza o computador em suas aulas e, mesmo aqueles que utilizam, o fizeram com pouca frequência no decorrer do ano letivo. Verificou-se que os principais motivos seriam a falta de profissionais nos laboratórios e estrutura física adequada para possibilitar a implementação das atividades. Conclusão: Tais achados indicam a necessidade de uma maior atenção à infraestrutura e apoio aos professores.Universidade Estadual de Campinas2016-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheetapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheetimage/jpegapplication/mswordapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentimage/jpeghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864060110.20396/etd.v18i1.8640601ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 198-214ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 198-214ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 198-2141676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640601/12234https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640601/19672https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640601/19673https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640601/19674https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640601/19675https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640601/19676https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640601/19677Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessTorres, Aline LimaMota, Mabelle MaiaFerreira, Heraldo SimõesFerreira, Aline FernandaDarido, Suraya Cristina2016-07-05T13:31:03Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8640601Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:16.326773ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv As Tecnologias da Informação e Comunicação e a Educação Física Escolar: a realidade de professores da rede pública municipal de Fortaleza
title As Tecnologias da Informação e Comunicação e a Educação Física Escolar: a realidade de professores da rede pública municipal de Fortaleza
spellingShingle As Tecnologias da Informação e Comunicação e a Educação Física Escolar: a realidade de professores da rede pública municipal de Fortaleza
Torres, Aline Lima
Tecnologias da Informação e Comunicação. Computador. Educação Física Escolar.
title_short As Tecnologias da Informação e Comunicação e a Educação Física Escolar: a realidade de professores da rede pública municipal de Fortaleza
title_full As Tecnologias da Informação e Comunicação e a Educação Física Escolar: a realidade de professores da rede pública municipal de Fortaleza
title_fullStr As Tecnologias da Informação e Comunicação e a Educação Física Escolar: a realidade de professores da rede pública municipal de Fortaleza
title_full_unstemmed As Tecnologias da Informação e Comunicação e a Educação Física Escolar: a realidade de professores da rede pública municipal de Fortaleza
title_sort As Tecnologias da Informação e Comunicação e a Educação Física Escolar: a realidade de professores da rede pública municipal de Fortaleza
author Torres, Aline Lima
author_facet Torres, Aline Lima
Mota, Mabelle Maia
Ferreira, Heraldo Simões
Ferreira, Aline Fernanda
Darido, Suraya Cristina
author_role author
author2 Mota, Mabelle Maia
Ferreira, Heraldo Simões
Ferreira, Aline Fernanda
Darido, Suraya Cristina
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Aline Lima
Mota, Mabelle Maia
Ferreira, Heraldo Simões
Ferreira, Aline Fernanda
Darido, Suraya Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da Informação e Comunicação. Computador. Educação Física Escolar.
topic Tecnologias da Informação e Comunicação. Computador. Educação Física Escolar.
description Introdução: observa-se um crescente interesse em pesquisas sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação-TICs no universo da Educação Física escolar, assim sendo, esse trabalho objetivou verificar o uso destas, especificamente no que concerne ao uso dos computadores, pelos professores da rede pública municipal de ensino da cidade de Fortaleza-CE. Método: Participaram do estudo 32 professores. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado composto por questões mistas a respeito do uso das TICs nas aulas de Educação Física. Os dados obtidos foram analisados por estatística descritiva e expressos em gráficos e tabelas. Também foi realizada uma análise das questões abertas como forma de compreender o pensamento do grupo pesquisado a respeito do uso de computadores nas aulas de Educação Física. Resultados: Constatou-se que a maioria dos professores raramente utiliza o computador em suas aulas e, mesmo aqueles que utilizam, o fizeram com pouca frequência no decorrer do ano letivo. Verificou-se que os principais motivos seriam a falta de profissionais nos laboratórios e estrutura física adequada para possibilitar a implementação das atividades. Conclusão: Tais achados indicam a necessidade de uma maior atenção à infraestrutura e apoio aos professores.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640601
10.20396/etd.v18i1.8640601
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640601
identifier_str_mv 10.20396/etd.v18i1.8640601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640601/12234
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640601/19672
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640601/19673
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640601/19674
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640601/19675
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640601/19676
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640601/19677
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheet
application/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheet
image/jpeg
application/msword
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 198-214
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 198-214
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 198-214
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216653373374464