As Tecnologias da Informação e Comunicação e a Educação Física Escolar: a realidade de professores da rede pública municipal de Fortaleza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640601 |
Resumo: | Introdução: observa-se um crescente interesse em pesquisas sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação-TICs no universo da Educação Física escolar, assim sendo, esse trabalho objetivou verificar o uso destas, especificamente no que concerne ao uso dos computadores, pelos professores da rede pública municipal de ensino da cidade de Fortaleza-CE. Método: Participaram do estudo 32 professores. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado composto por questões mistas a respeito do uso das TICs nas aulas de Educação Física. Os dados obtidos foram analisados por estatística descritiva e expressos em gráficos e tabelas. Também foi realizada uma análise das questões abertas como forma de compreender o pensamento do grupo pesquisado a respeito do uso de computadores nas aulas de Educação Física. Resultados: Constatou-se que a maioria dos professores raramente utiliza o computador em suas aulas e, mesmo aqueles que utilizam, o fizeram com pouca frequência no decorrer do ano letivo. Verificou-se que os principais motivos seriam a falta de profissionais nos laboratórios e estrutura física adequada para possibilitar a implementação das atividades. Conclusão: Tais achados indicam a necessidade de uma maior atenção à infraestrutura e apoio aos professores. |
id |
UNICAMP-19_df846ca65b6c51a32544ce8fdd07181e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8640601 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
As Tecnologias da Informação e Comunicação e a Educação Física Escolar: a realidade de professores da rede pública municipal de FortalezaTecnologias da Informação e Comunicação. Computador. Educação Física Escolar.Introdução: observa-se um crescente interesse em pesquisas sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação-TICs no universo da Educação Física escolar, assim sendo, esse trabalho objetivou verificar o uso destas, especificamente no que concerne ao uso dos computadores, pelos professores da rede pública municipal de ensino da cidade de Fortaleza-CE. Método: Participaram do estudo 32 professores. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado composto por questões mistas a respeito do uso das TICs nas aulas de Educação Física. Os dados obtidos foram analisados por estatística descritiva e expressos em gráficos e tabelas. Também foi realizada uma análise das questões abertas como forma de compreender o pensamento do grupo pesquisado a respeito do uso de computadores nas aulas de Educação Física. Resultados: Constatou-se que a maioria dos professores raramente utiliza o computador em suas aulas e, mesmo aqueles que utilizam, o fizeram com pouca frequência no decorrer do ano letivo. Verificou-se que os principais motivos seriam a falta de profissionais nos laboratórios e estrutura física adequada para possibilitar a implementação das atividades. Conclusão: Tais achados indicam a necessidade de uma maior atenção à infraestrutura e apoio aos professores.Universidade Estadual de Campinas2016-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheetapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheetimage/jpegapplication/mswordapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentimage/jpeghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864060110.20396/etd.v18i1.8640601ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 198-214ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 198-214ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 198-2141676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640601/12234https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640601/19672https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640601/19673https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640601/19674https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640601/19675https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640601/19676https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640601/19677Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessTorres, Aline LimaMota, Mabelle MaiaFerreira, Heraldo SimõesFerreira, Aline FernandaDarido, Suraya Cristina2016-07-05T13:31:03Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8640601Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:16.326773ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Tecnologias da Informação e Comunicação e a Educação Física Escolar: a realidade de professores da rede pública municipal de Fortaleza |
title |
As Tecnologias da Informação e Comunicação e a Educação Física Escolar: a realidade de professores da rede pública municipal de Fortaleza |
spellingShingle |
As Tecnologias da Informação e Comunicação e a Educação Física Escolar: a realidade de professores da rede pública municipal de Fortaleza Torres, Aline Lima Tecnologias da Informação e Comunicação. Computador. Educação Física Escolar. |
title_short |
As Tecnologias da Informação e Comunicação e a Educação Física Escolar: a realidade de professores da rede pública municipal de Fortaleza |
title_full |
As Tecnologias da Informação e Comunicação e a Educação Física Escolar: a realidade de professores da rede pública municipal de Fortaleza |
title_fullStr |
As Tecnologias da Informação e Comunicação e a Educação Física Escolar: a realidade de professores da rede pública municipal de Fortaleza |
title_full_unstemmed |
As Tecnologias da Informação e Comunicação e a Educação Física Escolar: a realidade de professores da rede pública municipal de Fortaleza |
title_sort |
As Tecnologias da Informação e Comunicação e a Educação Física Escolar: a realidade de professores da rede pública municipal de Fortaleza |
author |
Torres, Aline Lima |
author_facet |
Torres, Aline Lima Mota, Mabelle Maia Ferreira, Heraldo Simões Ferreira, Aline Fernanda Darido, Suraya Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Mota, Mabelle Maia Ferreira, Heraldo Simões Ferreira, Aline Fernanda Darido, Suraya Cristina |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres, Aline Lima Mota, Mabelle Maia Ferreira, Heraldo Simões Ferreira, Aline Fernanda Darido, Suraya Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias da Informação e Comunicação. Computador. Educação Física Escolar. |
topic |
Tecnologias da Informação e Comunicação. Computador. Educação Física Escolar. |
description |
Introdução: observa-se um crescente interesse em pesquisas sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação-TICs no universo da Educação Física escolar, assim sendo, esse trabalho objetivou verificar o uso destas, especificamente no que concerne ao uso dos computadores, pelos professores da rede pública municipal de ensino da cidade de Fortaleza-CE. Método: Participaram do estudo 32 professores. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado composto por questões mistas a respeito do uso das TICs nas aulas de Educação Física. Os dados obtidos foram analisados por estatística descritiva e expressos em gráficos e tabelas. Também foi realizada uma análise das questões abertas como forma de compreender o pensamento do grupo pesquisado a respeito do uso de computadores nas aulas de Educação Física. Resultados: Constatou-se que a maioria dos professores raramente utiliza o computador em suas aulas e, mesmo aqueles que utilizam, o fizeram com pouca frequência no decorrer do ano letivo. Verificou-se que os principais motivos seriam a falta de profissionais nos laboratórios e estrutura física adequada para possibilitar a implementação das atividades. Conclusão: Tais achados indicam a necessidade de uma maior atenção à infraestrutura e apoio aos professores. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640601 10.20396/etd.v18i1.8640601 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640601 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v18i1.8640601 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640601/12234 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640601/19672 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640601/19673 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640601/19674 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640601/19675 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640601/19676 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640601/19677 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheet application/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheet image/jpeg application/msword application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document image/jpeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 198-214 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 198-214 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 198-214 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216653373374464 |