Língua de sinais e escola: considerações a partir do texto de regulamentação da língua brasileira de sinais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/808 |
Resumo: | O presente trabalho é produto parcial de um conjunto de reflexões realizadas pela autora a partir do texto de regulamentação da Libras. Considerando a responsabilidade de ser revisto o currículo dos cursos de formação de professores a fim de se criar, na escola, um contexto bilíngüe de aprendizagem e ensino, a autora discute a necessidade de se propor um conjunto de princípios éticos para nortear a formulação da política lingüística a ser adotada, por esses mesmos cursos, na elaboração de medidas que atendam aos termos do Decreto N. 5626. Para demonstrar que seu cumprimento só poderá trazer novidades se romperem com as estratégias históricas de assimilação do outro, revisita a história da alfabetização no Brasil aproximando-a da situação dos surdos sinalizadores. A partir de Foucault, Rancière e Derrida finaliza considerando que o Decreto pode abrir rotas que rompam com estratégias fagocitárias se, de um lado, o outro for mirado e respeitado em sua radical diferença conosco, e se, de outro, seja convidado a fazer parte conosco das medidas a serem tomadas para ele. |
id |
UNICAMP-19_e0137da8f1715bd630e14bbbcf20d0d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/808 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Língua de sinais e escola: considerações a partir do texto de regulamentação da língua brasileira de sinaisDecreto N. 5.626. Língua brasileira de sinais. Alfabetização. Identidade.Língua Brasileira de SinaisO presente trabalho é produto parcial de um conjunto de reflexões realizadas pela autora a partir do texto de regulamentação da Libras. Considerando a responsabilidade de ser revisto o currículo dos cursos de formação de professores a fim de se criar, na escola, um contexto bilíngüe de aprendizagem e ensino, a autora discute a necessidade de se propor um conjunto de princípios éticos para nortear a formulação da política lingüística a ser adotada, por esses mesmos cursos, na elaboração de medidas que atendam aos termos do Decreto N. 5626. Para demonstrar que seu cumprimento só poderá trazer novidades se romperem com as estratégias históricas de assimilação do outro, revisita a história da alfabetização no Brasil aproximando-a da situação dos surdos sinalizadores. A partir de Foucault, Rancière e Derrida finaliza considerando que o Decreto pode abrir rotas que rompam com estratégias fagocitárias se, de um lado, o outro for mirado e respeitado em sua radical diferença conosco, e se, de outro, seja convidado a fazer parte conosco das medidas a serem tomadas para ele. Universidade Estadual de Campinas2008-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/80810.20396/etd.v7i2.808ETD - Educação Temática Digital; v. 7 n. 2 (2006): Número Temático: Educação de Surdos e Língua de Sinais; 266-281ETD - Educação Temática Digital; Vol. 7 No. 2 (2006): Número Temático: Educação de Surdos e Língua de Sinais; 266-281ETD - Educação Temática Digital; Vol. 7 Núm. 2 (2006): Número Temático: Educação de Surdos e Língua de Sinais; 266-2811676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/808/823Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Regina Maria de2017-03-28T09:43:19Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/808Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:45.584293ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Língua de sinais e escola: considerações a partir do texto de regulamentação da língua brasileira de sinais |
title |
Língua de sinais e escola: considerações a partir do texto de regulamentação da língua brasileira de sinais |
spellingShingle |
Língua de sinais e escola: considerações a partir do texto de regulamentação da língua brasileira de sinais Souza, Regina Maria de Decreto N. 5.626. Língua brasileira de sinais. Alfabetização. Identidade. Língua Brasileira de Sinais |
title_short |
Língua de sinais e escola: considerações a partir do texto de regulamentação da língua brasileira de sinais |
title_full |
Língua de sinais e escola: considerações a partir do texto de regulamentação da língua brasileira de sinais |
title_fullStr |
Língua de sinais e escola: considerações a partir do texto de regulamentação da língua brasileira de sinais |
title_full_unstemmed |
Língua de sinais e escola: considerações a partir do texto de regulamentação da língua brasileira de sinais |
title_sort |
Língua de sinais e escola: considerações a partir do texto de regulamentação da língua brasileira de sinais |
author |
Souza, Regina Maria de |
author_facet |
Souza, Regina Maria de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Regina Maria de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Decreto N. 5.626. Língua brasileira de sinais. Alfabetização. Identidade. Língua Brasileira de Sinais |
topic |
Decreto N. 5.626. Língua brasileira de sinais. Alfabetização. Identidade. Língua Brasileira de Sinais |
description |
O presente trabalho é produto parcial de um conjunto de reflexões realizadas pela autora a partir do texto de regulamentação da Libras. Considerando a responsabilidade de ser revisto o currículo dos cursos de formação de professores a fim de se criar, na escola, um contexto bilíngüe de aprendizagem e ensino, a autora discute a necessidade de se propor um conjunto de princípios éticos para nortear a formulação da política lingüística a ser adotada, por esses mesmos cursos, na elaboração de medidas que atendam aos termos do Decreto N. 5626. Para demonstrar que seu cumprimento só poderá trazer novidades se romperem com as estratégias históricas de assimilação do outro, revisita a história da alfabetização no Brasil aproximando-a da situação dos surdos sinalizadores. A partir de Foucault, Rancière e Derrida finaliza considerando que o Decreto pode abrir rotas que rompam com estratégias fagocitárias se, de um lado, o outro for mirado e respeitado em sua radical diferença conosco, e se, de outro, seja convidado a fazer parte conosco das medidas a serem tomadas para ele. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-11-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/808 10.20396/etd.v7i2.808 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/808 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v7i2.808 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/808/823 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 7 n. 2 (2006): Número Temático: Educação de Surdos e Língua de Sinais; 266-281 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 7 No. 2 (2006): Número Temático: Educação de Surdos e Língua de Sinais; 266-281 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 7 Núm. 2 (2006): Número Temático: Educação de Surdos e Língua de Sinais; 266-281 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216651102158848 |