Só ser surdo basta? A educação de surdos no brasil através dos aspectos legais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31934 |
Resumo: | A implantação da Lei 10.436/2002 e do Decreto 5.626/2005 impulsionaram a educação de surdos no Brasil. Porém, esta implementação criou alguns paradigmas que são causados, talvez, por brechas nas leis e por um histórico repleto de barreiras e falta de estudos científicos sobre a educação de surdos. Um destes paradigmas diz respeito a uma possível capacidade do ensino de libras, estando assim o indivíduo surdo preparado para a docência pelo simples fato de ser surdo. Através de mecanismos legais, analisaremos a questão: até que ponto o indivíduo surdo estaria apto a exercer a docência sem uma graduação e que graduação ele necessita para tal exercício? |
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Só ser surdo basta? A educação de surdos no brasil através dos aspectos legaisEducação de surdosLei 10.436/2002Decreto 5.626/2005A implantação da Lei 10.436/2002 e do Decreto 5.626/2005 impulsionaram a educação de surdos no Brasil. Porém, esta implementação criou alguns paradigmas que são causados, talvez, por brechas nas leis e por um histórico repleto de barreiras e falta de estudos científicos sobre a educação de surdos. Um destes paradigmas diz respeito a uma possível capacidade do ensino de libras, estando assim o indivíduo surdo preparado para a docência pelo simples fato de ser surdo. Através de mecanismos legais, analisaremos a questão: até que ponto o indivíduo surdo estaria apto a exercer a docência sem uma graduação e que graduação ele necessita para tal exercício?Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31934Pesquisa e Debate em Educação; v. 6 n. 2 (2016): Formação docente e ensino superior; 168-1732237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31934/21172Mendes, Lucas info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-05T18:39:10Zoai:periodicos.ufjf.br:article/31934Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:32.412698Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true |
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