Tendências teórico-metodológicas na pesquisa em educação: o caso do Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Santa Catarina, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Daniela Santini
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Lamar, Adolfo Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1025
Resumo: O principal objetivo da presente pesquisa consiste em abordar essas tendências na produção de Dissertações de Mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, Santa Catarina, Brasil. A pesquisa é de caráter quali-quantitativo e fundamenta-se no estudo de 44 Dissertações de Mestrado em Educação da FURB relacionadas ao Ensino de Ciência, Filosofia e Epistemologia da Educação. Pode-se observar uma importante influência das perspectivas filosóficas de Paulo Freire e de Thomas S. Kuhn nas Dissertações que têm com foco a Filosofia e Epistemologia da Educação. Já nas Dissertações que têm como problemática de pesquisa o Ensino de Ciências, a maior fundamentação está em Ubiratan D´Ambrósio e Fritjof Capra. Em ambos o caso, prevalece a pesquisa qualitativa. A metodologia de pesquisa utilizada aparece no capítulo introdutório. Observa-se que as Dissertações sobre o Ensino de Ciências colocam de forma mais explícita os autores utilizados na definição da Metodologia da Pesquisa. As tendências teórico-metodológicas da produção de Dissertações do Mestrado em Educação da FURB manifestam a crescente preocupação em refletir sobre os fundamentos da Pesquisa em Educação e sua cientificidade. 
id UNICAMP-19_e1d3692580695d2c2c584784db671979
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1025
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Tendências teórico-metodológicas na pesquisa em educação: o caso do Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Santa Catarina, BrasilPesquisa em educação. Tendências teórico-metodológicas. Filosofia da educação. Epistemologia da educação. Metodologia da pesquisa.Pesquisa em educaçãoO principal objetivo da presente pesquisa consiste em abordar essas tendências na produção de Dissertações de Mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, Santa Catarina, Brasil. A pesquisa é de caráter quali-quantitativo e fundamenta-se no estudo de 44 Dissertações de Mestrado em Educação da FURB relacionadas ao Ensino de Ciência, Filosofia e Epistemologia da Educação. Pode-se observar uma importante influência das perspectivas filosóficas de Paulo Freire e de Thomas S. Kuhn nas Dissertações que têm com foco a Filosofia e Epistemologia da Educação. Já nas Dissertações que têm como problemática de pesquisa o Ensino de Ciências, a maior fundamentação está em Ubiratan D´Ambrósio e Fritjof Capra. Em ambos o caso, prevalece a pesquisa qualitativa. A metodologia de pesquisa utilizada aparece no capítulo introdutório. Observa-se que as Dissertações sobre o Ensino de Ciências colocam de forma mais explícita os autores utilizados na definição da Metodologia da Pesquisa. As tendências teórico-metodológicas da produção de Dissertações do Mestrado em Educação da FURB manifestam a crescente preocupação em refletir sobre os fundamentos da Pesquisa em Educação e sua cientificidade. Universidade Estadual de Campinas2009-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/102510.20396/etd.v10i1.1025ETD - Educação Temática Digital; v. 10 n. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 227-235ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 No. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 227-235ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 Núm. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 227-2351676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1025/1040Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Daniela SantiniLamar, Adolfo Ramos2017-08-28T14:09:08Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1025Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:57.881128ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tendências teórico-metodológicas na pesquisa em educação: o caso do Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Santa Catarina, Brasil
title Tendências teórico-metodológicas na pesquisa em educação: o caso do Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Santa Catarina, Brasil
spellingShingle Tendências teórico-metodológicas na pesquisa em educação: o caso do Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Santa Catarina, Brasil
Araújo, Daniela Santini
Pesquisa em educação. Tendências teórico-metodológicas. Filosofia da educação. Epistemologia da educação. Metodologia da pesquisa.
Pesquisa em educação
title_short Tendências teórico-metodológicas na pesquisa em educação: o caso do Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Santa Catarina, Brasil
title_full Tendências teórico-metodológicas na pesquisa em educação: o caso do Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Santa Catarina, Brasil
title_fullStr Tendências teórico-metodológicas na pesquisa em educação: o caso do Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Santa Catarina, Brasil
title_full_unstemmed Tendências teórico-metodológicas na pesquisa em educação: o caso do Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Santa Catarina, Brasil
title_sort Tendências teórico-metodológicas na pesquisa em educação: o caso do Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Santa Catarina, Brasil
author Araújo, Daniela Santini
author_facet Araújo, Daniela Santini
Lamar, Adolfo Ramos
author_role author
author2 Lamar, Adolfo Ramos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Daniela Santini
Lamar, Adolfo Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa em educação. Tendências teórico-metodológicas. Filosofia da educação. Epistemologia da educação. Metodologia da pesquisa.
Pesquisa em educação
topic Pesquisa em educação. Tendências teórico-metodológicas. Filosofia da educação. Epistemologia da educação. Metodologia da pesquisa.
Pesquisa em educação
description O principal objetivo da presente pesquisa consiste em abordar essas tendências na produção de Dissertações de Mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, Santa Catarina, Brasil. A pesquisa é de caráter quali-quantitativo e fundamenta-se no estudo de 44 Dissertações de Mestrado em Educação da FURB relacionadas ao Ensino de Ciência, Filosofia e Epistemologia da Educação. Pode-se observar uma importante influência das perspectivas filosóficas de Paulo Freire e de Thomas S. Kuhn nas Dissertações que têm com foco a Filosofia e Epistemologia da Educação. Já nas Dissertações que têm como problemática de pesquisa o Ensino de Ciências, a maior fundamentação está em Ubiratan D´Ambrósio e Fritjof Capra. Em ambos o caso, prevalece a pesquisa qualitativa. A metodologia de pesquisa utilizada aparece no capítulo introdutório. Observa-se que as Dissertações sobre o Ensino de Ciências colocam de forma mais explícita os autores utilizados na definição da Metodologia da Pesquisa. As tendências teórico-metodológicas da produção de Dissertações do Mestrado em Educação da FURB manifestam a crescente preocupação em refletir sobre os fundamentos da Pesquisa em Educação e sua cientificidade. 
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1025
10.20396/etd.v10i1.1025
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1025
identifier_str_mv 10.20396/etd.v10i1.1025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1025/1040
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 10 n. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 227-235
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 No. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 227-235
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 Núm. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 227-235
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216651910610944