Letramento e surdez: a língua de sinais como mediadora na compreensão da notícia escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Andréa da Silva
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Trevizanutto, Luciana Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/602
Resumo: O presente artigo tem como objetivo discutir a constituição da língua de sinais como mediadora para a compreensão do português escrito para leitores surdos não alfabetizados. Procuramos, neste trabalho, abordar a notícia, como unidade de texto que se constitui através de determinadas relações como acontecimento da cidade. Enquanto projeto de busca de significado, a leitura de jornais em língua de sinais foi geradora de novas experiências para os leitores surdos, através da apropriação e transformação de significados das notícias impressas, o leitor surdo se constitui autor e produtor de seu próprio texto. 
id UNICAMP-19_e59359fdcdb4f39ba13a3bf423c4af2e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/602
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Letramento e surdez: a língua de sinais como mediadora na compreensão da notícia escritaLíngua de sinais. Notícias. Letramento.Língua de sinaisNotíciasLetramentoO presente artigo tem como objetivo discutir a constituição da língua de sinais como mediadora para a compreensão do português escrito para leitores surdos não alfabetizados. Procuramos, neste trabalho, abordar a notícia, como unidade de texto que se constitui através de determinadas relações como acontecimento da cidade. Enquanto projeto de busca de significado, a leitura de jornais em língua de sinais foi geradora de novas experiências para os leitores surdos, através da apropriação e transformação de significados das notícias impressas, o leitor surdo se constitui autor e produtor de seu próprio texto. Universidade Estadual de Campinas2008-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/60210.20396/etd.v3i2.602ETD - Educação Temática Digital; v. 3 n. 2 (2002): Número Temático: Língua de Sinais, Biblioteconomia, Leitura e Propostas Curriculares; 1-10ETD - Educação Temática Digital; Vol. 3 No. 2 (2002): Número Temático: Língua de Sinais, Biblioteconomia, Leitura e Propostas Curriculares; 1-10ETD - Educação Temática Digital; Vol. 3 Núm. 2 (2002): Número Temático: Língua de Sinais, Biblioteconomia, Leitura e Propostas Curriculares; 1-101676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/602/617Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Andréa da SilvaTrevizanutto, Luciana Cristina2017-03-21T12:43:01Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/602Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:32.697831ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento e surdez: a língua de sinais como mediadora na compreensão da notícia escrita
title Letramento e surdez: a língua de sinais como mediadora na compreensão da notícia escrita
spellingShingle Letramento e surdez: a língua de sinais como mediadora na compreensão da notícia escrita
Rosa, Andréa da Silva
Língua de sinais. Notícias. Letramento.
Língua de sinais
Notícias
Letramento
title_short Letramento e surdez: a língua de sinais como mediadora na compreensão da notícia escrita
title_full Letramento e surdez: a língua de sinais como mediadora na compreensão da notícia escrita
title_fullStr Letramento e surdez: a língua de sinais como mediadora na compreensão da notícia escrita
title_full_unstemmed Letramento e surdez: a língua de sinais como mediadora na compreensão da notícia escrita
title_sort Letramento e surdez: a língua de sinais como mediadora na compreensão da notícia escrita
author Rosa, Andréa da Silva
author_facet Rosa, Andréa da Silva
Trevizanutto, Luciana Cristina
author_role author
author2 Trevizanutto, Luciana Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Andréa da Silva
Trevizanutto, Luciana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Língua de sinais. Notícias. Letramento.
Língua de sinais
Notícias
Letramento
topic Língua de sinais. Notícias. Letramento.
Língua de sinais
Notícias
Letramento
description O presente artigo tem como objetivo discutir a constituição da língua de sinais como mediadora para a compreensão do português escrito para leitores surdos não alfabetizados. Procuramos, neste trabalho, abordar a notícia, como unidade de texto que se constitui através de determinadas relações como acontecimento da cidade. Enquanto projeto de busca de significado, a leitura de jornais em língua de sinais foi geradora de novas experiências para os leitores surdos, através da apropriação e transformação de significados das notícias impressas, o leitor surdo se constitui autor e produtor de seu próprio texto. 
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/602
10.20396/etd.v3i2.602
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/602
identifier_str_mv 10.20396/etd.v3i2.602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/602/617
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 3 n. 2 (2002): Número Temático: Língua de Sinais, Biblioteconomia, Leitura e Propostas Curriculares; 1-10
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 3 No. 2 (2002): Número Temático: Língua de Sinais, Biblioteconomia, Leitura e Propostas Curriculares; 1-10
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 3 Núm. 2 (2002): Número Temático: Língua de Sinais, Biblioteconomia, Leitura e Propostas Curriculares; 1-10
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216650210869248