Letramento e surdez: a língua de sinais como mediadora na compreensão da notícia escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/602 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo discutir a constituição da língua de sinais como mediadora para a compreensão do português escrito para leitores surdos não alfabetizados. Procuramos, neste trabalho, abordar a notícia, como unidade de texto que se constitui através de determinadas relações como acontecimento da cidade. Enquanto projeto de busca de significado, a leitura de jornais em língua de sinais foi geradora de novas experiências para os leitores surdos, através da apropriação e transformação de significados das notícias impressas, o leitor surdo se constitui autor e produtor de seu próprio texto. |
id |
UNICAMP-19_e59359fdcdb4f39ba13a3bf423c4af2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/602 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramento e surdez: a língua de sinais como mediadora na compreensão da notícia escritaLíngua de sinais. Notícias. Letramento.Língua de sinaisNotíciasLetramentoO presente artigo tem como objetivo discutir a constituição da língua de sinais como mediadora para a compreensão do português escrito para leitores surdos não alfabetizados. Procuramos, neste trabalho, abordar a notícia, como unidade de texto que se constitui através de determinadas relações como acontecimento da cidade. Enquanto projeto de busca de significado, a leitura de jornais em língua de sinais foi geradora de novas experiências para os leitores surdos, através da apropriação e transformação de significados das notícias impressas, o leitor surdo se constitui autor e produtor de seu próprio texto. Universidade Estadual de Campinas2008-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/60210.20396/etd.v3i2.602ETD - Educação Temática Digital; v. 3 n. 2 (2002): Número Temático: Língua de Sinais, Biblioteconomia, Leitura e Propostas Curriculares; 1-10ETD - Educação Temática Digital; Vol. 3 No. 2 (2002): Número Temático: Língua de Sinais, Biblioteconomia, Leitura e Propostas Curriculares; 1-10ETD - Educação Temática Digital; Vol. 3 Núm. 2 (2002): Número Temático: Língua de Sinais, Biblioteconomia, Leitura e Propostas Curriculares; 1-101676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/602/617Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Andréa da SilvaTrevizanutto, Luciana Cristina2017-03-21T12:43:01Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/602Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:32.697831ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento e surdez: a língua de sinais como mediadora na compreensão da notícia escrita |
title |
Letramento e surdez: a língua de sinais como mediadora na compreensão da notícia escrita |
spellingShingle |
Letramento e surdez: a língua de sinais como mediadora na compreensão da notícia escrita Rosa, Andréa da Silva Língua de sinais. Notícias. Letramento. Língua de sinais Notícias Letramento |
title_short |
Letramento e surdez: a língua de sinais como mediadora na compreensão da notícia escrita |
title_full |
Letramento e surdez: a língua de sinais como mediadora na compreensão da notícia escrita |
title_fullStr |
Letramento e surdez: a língua de sinais como mediadora na compreensão da notícia escrita |
title_full_unstemmed |
Letramento e surdez: a língua de sinais como mediadora na compreensão da notícia escrita |
title_sort |
Letramento e surdez: a língua de sinais como mediadora na compreensão da notícia escrita |
author |
Rosa, Andréa da Silva |
author_facet |
Rosa, Andréa da Silva Trevizanutto, Luciana Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Trevizanutto, Luciana Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Andréa da Silva Trevizanutto, Luciana Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua de sinais. Notícias. Letramento. Língua de sinais Notícias Letramento |
topic |
Língua de sinais. Notícias. Letramento. Língua de sinais Notícias Letramento |
description |
O presente artigo tem como objetivo discutir a constituição da língua de sinais como mediadora para a compreensão do português escrito para leitores surdos não alfabetizados. Procuramos, neste trabalho, abordar a notícia, como unidade de texto que se constitui através de determinadas relações como acontecimento da cidade. Enquanto projeto de busca de significado, a leitura de jornais em língua de sinais foi geradora de novas experiências para os leitores surdos, através da apropriação e transformação de significados das notícias impressas, o leitor surdo se constitui autor e produtor de seu próprio texto. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/602 10.20396/etd.v3i2.602 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/602 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v3i2.602 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/602/617 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 3 n. 2 (2002): Número Temático: Língua de Sinais, Biblioteconomia, Leitura e Propostas Curriculares; 1-10 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 3 No. 2 (2002): Número Temático: Língua de Sinais, Biblioteconomia, Leitura e Propostas Curriculares; 1-10 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 3 Núm. 2 (2002): Número Temático: Língua de Sinais, Biblioteconomia, Leitura e Propostas Curriculares; 1-10 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216650210869248 |