Intérprete de língua de sinais legislação e educação: o que temos, ainda, a “escutar” sobre isso?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Vanessa Regina de Oliveira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/698
Resumo: A regulamentação da Libras (Língua Brasileira de Sinais), no decreto 5.626/05, traz uma importante mudança na inclusão do surdo sinalizador nas instituições de ensino, passando, agora, a vigorar o direito da presença do intérprete de língua de sinais como mediador dos saberes que circulam a escola. O Decreto aponta a urgência de uma escuta nossa pela “surdez”. Esta nova dinâmica configura outra forma de se fazer sujeito, de lidar com o outro, com o corpo surdo e o ensino de forma geral na sala de aula. Este artigo tem por objetivo refletir as conseqüências advindas desta legislação – na perspectiva filosófica da desconstrução, filiando-se nos saberes de Jacques Derrida e Michel Foucault, usando, também, a psicanálise como chave de leitura das discussões - articulando a prática da atuação do intérprete de língua de sinais já incorporada em uma instituição de ensino superior.
id UNICAMP-19_e5f508c0365f2cd4a8eae48f2c2c19aa
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/698
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Intérprete de língua de sinais legislação e educação: o que temos, ainda, a “escutar” sobre isso?Língua de sinais. Intérprete de língua de sinais. Legislação. Surdez. Psicanálise. Desconstrução.Intérprete de língua de sinaisA regulamentação da Libras (Língua Brasileira de Sinais), no decreto 5.626/05, traz uma importante mudança na inclusão do surdo sinalizador nas instituições de ensino, passando, agora, a vigorar o direito da presença do intérprete de língua de sinais como mediador dos saberes que circulam a escola. O Decreto aponta a urgência de uma escuta nossa pela “surdez”. Esta nova dinâmica configura outra forma de se fazer sujeito, de lidar com o outro, com o corpo surdo e o ensino de forma geral na sala de aula. Este artigo tem por objetivo refletir as conseqüências advindas desta legislação – na perspectiva filosófica da desconstrução, filiando-se nos saberes de Jacques Derrida e Michel Foucault, usando, também, a psicanálise como chave de leitura das discussões - articulando a prática da atuação do intérprete de língua de sinais já incorporada em uma instituição de ensino superior.Universidade Estadual de Campinas2008-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/69810.20396/etd.v8i0.698ETD - Educação Temática Digital; v. 8 (2007): Número Especial: Cuerpo, lenguaje y enseñanza; 171-191ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 (2007): Número Especial: Cuerpo, lenguaje y enseñanza; 171-191ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 (2007): Número Especial: Cuerpo, lenguaje y enseñanza; 171-1911676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/698/713Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Vanessa Regina de Oliveira2017-03-30T10:50:14Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/698Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:38.581482ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Intérprete de língua de sinais legislação e educação: o que temos, ainda, a “escutar” sobre isso?
title Intérprete de língua de sinais legislação e educação: o que temos, ainda, a “escutar” sobre isso?
spellingShingle Intérprete de língua de sinais legislação e educação: o que temos, ainda, a “escutar” sobre isso?
Martins, Vanessa Regina de Oliveira
Língua de sinais. Intérprete de língua de sinais. Legislação. Surdez. Psicanálise. Desconstrução.
Intérprete de língua de sinais
title_short Intérprete de língua de sinais legislação e educação: o que temos, ainda, a “escutar” sobre isso?
title_full Intérprete de língua de sinais legislação e educação: o que temos, ainda, a “escutar” sobre isso?
title_fullStr Intérprete de língua de sinais legislação e educação: o que temos, ainda, a “escutar” sobre isso?
title_full_unstemmed Intérprete de língua de sinais legislação e educação: o que temos, ainda, a “escutar” sobre isso?
title_sort Intérprete de língua de sinais legislação e educação: o que temos, ainda, a “escutar” sobre isso?
author Martins, Vanessa Regina de Oliveira
author_facet Martins, Vanessa Regina de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Vanessa Regina de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Língua de sinais. Intérprete de língua de sinais. Legislação. Surdez. Psicanálise. Desconstrução.
Intérprete de língua de sinais
topic Língua de sinais. Intérprete de língua de sinais. Legislação. Surdez. Psicanálise. Desconstrução.
Intérprete de língua de sinais
description A regulamentação da Libras (Língua Brasileira de Sinais), no decreto 5.626/05, traz uma importante mudança na inclusão do surdo sinalizador nas instituições de ensino, passando, agora, a vigorar o direito da presença do intérprete de língua de sinais como mediador dos saberes que circulam a escola. O Decreto aponta a urgência de uma escuta nossa pela “surdez”. Esta nova dinâmica configura outra forma de se fazer sujeito, de lidar com o outro, com o corpo surdo e o ensino de forma geral na sala de aula. Este artigo tem por objetivo refletir as conseqüências advindas desta legislação – na perspectiva filosófica da desconstrução, filiando-se nos saberes de Jacques Derrida e Michel Foucault, usando, também, a psicanálise como chave de leitura das discussões - articulando a prática da atuação do intérprete de língua de sinais já incorporada em uma instituição de ensino superior.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/698
10.20396/etd.v8i0.698
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/698
identifier_str_mv 10.20396/etd.v8i0.698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/698/713
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 8 (2007): Número Especial: Cuerpo, lenguaje y enseñanza; 171-191
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 (2007): Número Especial: Cuerpo, lenguaje y enseñanza; 171-191
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 (2007): Número Especial: Cuerpo, lenguaje y enseñanza; 171-191
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216650627153920