Intérprete de língua de sinais legislação e educação: o que temos, ainda, a “escutar” sobre isso?
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/698 |
Resumo: | A regulamentação da Libras (Língua Brasileira de Sinais), no decreto 5.626/05, traz uma importante mudança na inclusão do surdo sinalizador nas instituições de ensino, passando, agora, a vigorar o direito da presença do intérprete de língua de sinais como mediador dos saberes que circulam a escola. O Decreto aponta a urgência de uma escuta nossa pela “surdez”. Esta nova dinâmica configura outra forma de se fazer sujeito, de lidar com o outro, com o corpo surdo e o ensino de forma geral na sala de aula. Este artigo tem por objetivo refletir as conseqüências advindas desta legislação – na perspectiva filosófica da desconstrução, filiando-se nos saberes de Jacques Derrida e Michel Foucault, usando, também, a psicanálise como chave de leitura das discussões - articulando a prática da atuação do intérprete de língua de sinais já incorporada em uma instituição de ensino superior. |
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Intérprete de língua de sinais legislação e educação: o que temos, ainda, a “escutar” sobre isso?Língua de sinais. Intérprete de língua de sinais. Legislação. Surdez. Psicanálise. Desconstrução.Intérprete de língua de sinaisA regulamentação da Libras (Língua Brasileira de Sinais), no decreto 5.626/05, traz uma importante mudança na inclusão do surdo sinalizador nas instituições de ensino, passando, agora, a vigorar o direito da presença do intérprete de língua de sinais como mediador dos saberes que circulam a escola. O Decreto aponta a urgência de uma escuta nossa pela “surdez”. Esta nova dinâmica configura outra forma de se fazer sujeito, de lidar com o outro, com o corpo surdo e o ensino de forma geral na sala de aula. Este artigo tem por objetivo refletir as conseqüências advindas desta legislação – na perspectiva filosófica da desconstrução, filiando-se nos saberes de Jacques Derrida e Michel Foucault, usando, também, a psicanálise como chave de leitura das discussões - articulando a prática da atuação do intérprete de língua de sinais já incorporada em uma instituição de ensino superior.Universidade Estadual de Campinas2008-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/69810.20396/etd.v8i0.698ETD - Educação Temática Digital; v. 8 (2007): Número Especial: Cuerpo, lenguaje y enseñanza; 171-191ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 (2007): Número Especial: Cuerpo, lenguaje y enseñanza; 171-191ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 (2007): Número Especial: Cuerpo, lenguaje y enseñanza; 171-1911676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/698/713Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Vanessa Regina de Oliveira2017-03-30T10:50:14Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/698Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:38.581482ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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