Valoração da leitura por professores do ensino médio: considerações para a motivação para leitura de estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pullin, Elsa Maria Mendes Pessoa
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Carvalho, Maria Gomes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/945
Resumo: Valorações de cunho afetivo e social dinamizam as relações cognitivas, que cada indivíduo mantém com as produções e artefatos de sua cultura. Respondem, ainda, pela importância e motivação para lerem. O presente trabalho objetivou identificar as funções que professores do Ensino Médio atribuem à leitura. Contamos com a participação de 14 professores de uma escola pública, que oportuniza a formação de professores para os anos iniciais da Educação Básica. Para a coleta de dados foi utilizada a Escala de Funções de Leitura, proposta por Greaney e Newman (1990). Constatou-se que as funções de leitura mais valorizadas foram as de: aprendizagem; lazer; utilidade; estímulo. A análise das correlações, pela valoração atribuída pelos participantes às funções da leitura, apontou oito significativas que se distribuíram de -0,64 a +0,75. As relações mais fortes foram registradas entre lazer e as funções de estímulo e fuga e entre aprendizagem e estímulo. O conjunto dos resultados obtidos reafirma a força das condições de vivência em um dado contexto sócio-histórico, usando-se como parâmetro os resultados da última pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro. São assinalados alguns dos possíveis efeitos gerados para a motivação dos alunos para lerem, bem como assinaladas algumas limitações do presente trabalho e sugeridas possibilidades que as contornem para futuros trabalhos. 
id UNICAMP-19_e92a8d23a28ade6a3484c57288a34de5
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/945
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Valoração da leitura por professores do ensino médio: considerações para a motivação para leitura de estudantesLeitura. Funções da leitura. Motivação para a leitura.EducaçãoValorações de cunho afetivo e social dinamizam as relações cognitivas, que cada indivíduo mantém com as produções e artefatos de sua cultura. Respondem, ainda, pela importância e motivação para lerem. O presente trabalho objetivou identificar as funções que professores do Ensino Médio atribuem à leitura. Contamos com a participação de 14 professores de uma escola pública, que oportuniza a formação de professores para os anos iniciais da Educação Básica. Para a coleta de dados foi utilizada a Escala de Funções de Leitura, proposta por Greaney e Newman (1990). Constatou-se que as funções de leitura mais valorizadas foram as de: aprendizagem; lazer; utilidade; estímulo. A análise das correlações, pela valoração atribuída pelos participantes às funções da leitura, apontou oito significativas que se distribuíram de -0,64 a +0,75. As relações mais fortes foram registradas entre lazer e as funções de estímulo e fuga e entre aprendizagem e estímulo. O conjunto dos resultados obtidos reafirma a força das condições de vivência em um dado contexto sócio-histórico, usando-se como parâmetro os resultados da última pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro. São assinalados alguns dos possíveis efeitos gerados para a motivação dos alunos para lerem, bem como assinaladas algumas limitações do presente trabalho e sugeridas possibilidades que as contornem para futuros trabalhos. Universidade Estadual de Campinas2009-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/94510.20396/etd.v10in.esp..945ETD - Educação Temática Digital; v. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 273-293ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 273-293ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 273-2931676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/945/960Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPullin, Elsa Maria Mendes PessoaCarvalho, Maria Gomes de2017-09-11T14:18:53Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/945Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:53.434543ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Valoração da leitura por professores do ensino médio: considerações para a motivação para leitura de estudantes
title Valoração da leitura por professores do ensino médio: considerações para a motivação para leitura de estudantes
spellingShingle Valoração da leitura por professores do ensino médio: considerações para a motivação para leitura de estudantes
Pullin, Elsa Maria Mendes Pessoa
Leitura. Funções da leitura. Motivação para a leitura.
Educação
title_short Valoração da leitura por professores do ensino médio: considerações para a motivação para leitura de estudantes
title_full Valoração da leitura por professores do ensino médio: considerações para a motivação para leitura de estudantes
title_fullStr Valoração da leitura por professores do ensino médio: considerações para a motivação para leitura de estudantes
title_full_unstemmed Valoração da leitura por professores do ensino médio: considerações para a motivação para leitura de estudantes
title_sort Valoração da leitura por professores do ensino médio: considerações para a motivação para leitura de estudantes
author Pullin, Elsa Maria Mendes Pessoa
author_facet Pullin, Elsa Maria Mendes Pessoa
Carvalho, Maria Gomes de
author_role author
author2 Carvalho, Maria Gomes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pullin, Elsa Maria Mendes Pessoa
Carvalho, Maria Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura. Funções da leitura. Motivação para a leitura.
Educação
topic Leitura. Funções da leitura. Motivação para a leitura.
Educação
description Valorações de cunho afetivo e social dinamizam as relações cognitivas, que cada indivíduo mantém com as produções e artefatos de sua cultura. Respondem, ainda, pela importância e motivação para lerem. O presente trabalho objetivou identificar as funções que professores do Ensino Médio atribuem à leitura. Contamos com a participação de 14 professores de uma escola pública, que oportuniza a formação de professores para os anos iniciais da Educação Básica. Para a coleta de dados foi utilizada a Escala de Funções de Leitura, proposta por Greaney e Newman (1990). Constatou-se que as funções de leitura mais valorizadas foram as de: aprendizagem; lazer; utilidade; estímulo. A análise das correlações, pela valoração atribuída pelos participantes às funções da leitura, apontou oito significativas que se distribuíram de -0,64 a +0,75. As relações mais fortes foram registradas entre lazer e as funções de estímulo e fuga e entre aprendizagem e estímulo. O conjunto dos resultados obtidos reafirma a força das condições de vivência em um dado contexto sócio-histórico, usando-se como parâmetro os resultados da última pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro. São assinalados alguns dos possíveis efeitos gerados para a motivação dos alunos para lerem, bem como assinaladas algumas limitações do presente trabalho e sugeridas possibilidades que as contornem para futuros trabalhos. 
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/945
10.20396/etd.v10in.esp..945
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/945
identifier_str_mv 10.20396/etd.v10in.esp..945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/945/960
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 273-293
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 273-293
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 273-293
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216651535220736