Valoração da leitura por professores do ensino médio: considerações para a motivação para leitura de estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/945 |
Resumo: | Valorações de cunho afetivo e social dinamizam as relações cognitivas, que cada indivíduo mantém com as produções e artefatos de sua cultura. Respondem, ainda, pela importância e motivação para lerem. O presente trabalho objetivou identificar as funções que professores do Ensino Médio atribuem à leitura. Contamos com a participação de 14 professores de uma escola pública, que oportuniza a formação de professores para os anos iniciais da Educação Básica. Para a coleta de dados foi utilizada a Escala de Funções de Leitura, proposta por Greaney e Newman (1990). Constatou-se que as funções de leitura mais valorizadas foram as de: aprendizagem; lazer; utilidade; estímulo. A análise das correlações, pela valoração atribuída pelos participantes às funções da leitura, apontou oito significativas que se distribuíram de -0,64 a +0,75. As relações mais fortes foram registradas entre lazer e as funções de estímulo e fuga e entre aprendizagem e estímulo. O conjunto dos resultados obtidos reafirma a força das condições de vivência em um dado contexto sócio-histórico, usando-se como parâmetro os resultados da última pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro. São assinalados alguns dos possíveis efeitos gerados para a motivação dos alunos para lerem, bem como assinaladas algumas limitações do presente trabalho e sugeridas possibilidades que as contornem para futuros trabalhos. |
id |
UNICAMP-19_e92a8d23a28ade6a3484c57288a34de5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/945 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Valoração da leitura por professores do ensino médio: considerações para a motivação para leitura de estudantesLeitura. Funções da leitura. Motivação para a leitura.EducaçãoValorações de cunho afetivo e social dinamizam as relações cognitivas, que cada indivíduo mantém com as produções e artefatos de sua cultura. Respondem, ainda, pela importância e motivação para lerem. O presente trabalho objetivou identificar as funções que professores do Ensino Médio atribuem à leitura. Contamos com a participação de 14 professores de uma escola pública, que oportuniza a formação de professores para os anos iniciais da Educação Básica. Para a coleta de dados foi utilizada a Escala de Funções de Leitura, proposta por Greaney e Newman (1990). Constatou-se que as funções de leitura mais valorizadas foram as de: aprendizagem; lazer; utilidade; estímulo. A análise das correlações, pela valoração atribuída pelos participantes às funções da leitura, apontou oito significativas que se distribuíram de -0,64 a +0,75. As relações mais fortes foram registradas entre lazer e as funções de estímulo e fuga e entre aprendizagem e estímulo. O conjunto dos resultados obtidos reafirma a força das condições de vivência em um dado contexto sócio-histórico, usando-se como parâmetro os resultados da última pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro. São assinalados alguns dos possíveis efeitos gerados para a motivação dos alunos para lerem, bem como assinaladas algumas limitações do presente trabalho e sugeridas possibilidades que as contornem para futuros trabalhos. Universidade Estadual de Campinas2009-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/94510.20396/etd.v10in.esp..945ETD - Educação Temática Digital; v. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 273-293ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 273-293ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 273-2931676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/945/960Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPullin, Elsa Maria Mendes PessoaCarvalho, Maria Gomes de2017-09-11T14:18:53Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/945Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:53.434543ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Valoração da leitura por professores do ensino médio: considerações para a motivação para leitura de estudantes |
title |
Valoração da leitura por professores do ensino médio: considerações para a motivação para leitura de estudantes |
spellingShingle |
Valoração da leitura por professores do ensino médio: considerações para a motivação para leitura de estudantes Pullin, Elsa Maria Mendes Pessoa Leitura. Funções da leitura. Motivação para a leitura. Educação |
title_short |
Valoração da leitura por professores do ensino médio: considerações para a motivação para leitura de estudantes |
title_full |
Valoração da leitura por professores do ensino médio: considerações para a motivação para leitura de estudantes |
title_fullStr |
Valoração da leitura por professores do ensino médio: considerações para a motivação para leitura de estudantes |
title_full_unstemmed |
Valoração da leitura por professores do ensino médio: considerações para a motivação para leitura de estudantes |
title_sort |
Valoração da leitura por professores do ensino médio: considerações para a motivação para leitura de estudantes |
author |
Pullin, Elsa Maria Mendes Pessoa |
author_facet |
Pullin, Elsa Maria Mendes Pessoa Carvalho, Maria Gomes de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Maria Gomes de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pullin, Elsa Maria Mendes Pessoa Carvalho, Maria Gomes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura. Funções da leitura. Motivação para a leitura. Educação |
topic |
Leitura. Funções da leitura. Motivação para a leitura. Educação |
description |
Valorações de cunho afetivo e social dinamizam as relações cognitivas, que cada indivíduo mantém com as produções e artefatos de sua cultura. Respondem, ainda, pela importância e motivação para lerem. O presente trabalho objetivou identificar as funções que professores do Ensino Médio atribuem à leitura. Contamos com a participação de 14 professores de uma escola pública, que oportuniza a formação de professores para os anos iniciais da Educação Básica. Para a coleta de dados foi utilizada a Escala de Funções de Leitura, proposta por Greaney e Newman (1990). Constatou-se que as funções de leitura mais valorizadas foram as de: aprendizagem; lazer; utilidade; estímulo. A análise das correlações, pela valoração atribuída pelos participantes às funções da leitura, apontou oito significativas que se distribuíram de -0,64 a +0,75. As relações mais fortes foram registradas entre lazer e as funções de estímulo e fuga e entre aprendizagem e estímulo. O conjunto dos resultados obtidos reafirma a força das condições de vivência em um dado contexto sócio-histórico, usando-se como parâmetro os resultados da última pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro. São assinalados alguns dos possíveis efeitos gerados para a motivação dos alunos para lerem, bem como assinaladas algumas limitações do presente trabalho e sugeridas possibilidades que as contornem para futuros trabalhos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-11-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/945 10.20396/etd.v10in.esp..945 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/945 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v10in.esp..945 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/945/960 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 273-293 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 273-293 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 273-293 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216651535220736 |